Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


tutorial - [Pedido] - Tutorial Gse_multipart13851

[Pedido] - Tutorial

+2
Ghost
Gabriel Moradillo
6 participantes

Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty [Pedido] - Tutorial

Mensagem por Gabriel Moradillo Qua 17 Out 2012, 13:51

Pessoal, agora é pra valer. XP10 encomendado ! Chega até dia 01/11 happy

Então... Será que existe algum tutorial para a configuração dos comandos do simulador ?? Pois sei que vou encontrar bastante dificuldade em fazer isso. Ai eu pensei se voces poderiam ensinar um passo a passo de como deixar o XP=FS em quesito de comandos !! Será ?!

Valeu !

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por Ghost Qua 17 Out 2012, 18:33

Gabriel Moradillo escreveu:Pessoal, agora é pra valer. XP10 encomendado ! Chega até dia 01/11 happy

Então... Será que existe algum tutorial para a configuração dos comandos do simulador ?? Pois sei que vou encontrar bastante dificuldade em fazer isso. Ai eu pensei se voces poderiam ensinar um passo a passo de como deixar o XP=FS em quesito de comandos !! Será ?!

Valeu !

Meu x-plane usa os mesmos comandos que meu aposentado FSX, isso é fácil.

Não achei nenhum tutorial para explicar a configuração, mas para a parte gráfica e desempenho tem este aqui do nosso colega Keyton:

http://br-x.blogspot.com.br/2012/08/configurando-o-xplane-10-performance.html


_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por henriquesteppan Qua 17 Out 2012, 20:46

Ghost,
Não existe um arquivo CFG ou algo semelhante que contenha todas as configurações de comandos e que possa ser compartilhado?

Abraço!
henriquesteppan
henriquesteppan
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 437
Reputação : 27
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por Ghost Qua 17 Out 2012, 20:57

Um pequeno tutorial básico feito por mim mesmo, se alguém quiser acrescentar informações sinta-se a vontade:

Uma grande dificuldade quando o novo usuário se depara com o x-plane é ter que configurar quase todos os comandos sozinho e sua interface as vezes não é muito amigável, principalmente quando se está habituado com o FS, então vou tentar explicar um passo a passo aqui para ajudar os novatos a achar o caminho.

Primeiramente acessamos ao menu:
tutorial - [Pedido] - Tutorial Joystickconf0

Na primeira tela vamos agora atribuir os eixos dos nossos joysticks a um comando especifico da aeronave, deve-se antes de entrar no x-plane estar com os joysticks todos calibrados pelo painel de controle do sistema operacional, depois deve-se movimentar o eixo ao qual se deseja atribuir comandos e em seguida clicar na botão e se abrirá um menu com várias opções, a que for selecionada ficará atribuida ao eixo correspondente:

tutorial - [Pedido] - Tutorial Joystickconf1

Os comandos por eixos são muitos no x-plane e se tem possibilidades de configurar eixos inexistentes em outros simuladores como um eixo exclusivo somente para esterçamento do trem de pouso (ideal pra quem gosta de simular aeronaves de grande porte) e um eixo exclusivo também para controle de passo coletivo (pra quem voa helicópteros).

O próximo passo e agora uma configuração que varia de acordo com o gosto pessoal de cada um, então não vou entrar em muitos detalhes sobre os comandos especificamente, mas para configurar os botões se acessa a pasta Buttons: Basic e abrirá a seguinte tela:
tutorial - [Pedido] - Tutorial Joystickconf2
O procedimento para configuração é assim, primeiro pressiona no Joystick o botão ao qual se deseja atribuir um comando, depois escolhe na lista qual comando vai se atribuir àquele botão.
Os comandos que você necessitar que não estiverem nessa lista ai estarão na pasta Buttons: Adv, você procura por categoria de comando, tipo, se é um comando de visualização, comando de instrumentação e por ai vai e faz o mesmo procedimento, pressiona o botão do joystick que deseja atribuir o comando e em seguida procura o comando navegando pelas opções. Um detalhe inconveniente é que os comandos para virar a cabeça normalmente atribuidos automaticamente nos FS no x-plane têm que ser configurados manualmente.
Na pasta Keys você pode configurar os comandos do teclado da maneira que desejar, nessa hora pode-se usar comandos parecidos com o FSX, mas no x-plane não dá pra ficar passeando pelas câmeras como no FS com a tecla S, nesse caso cada câmera terá que ter uma tecla ou botão especifico para usá-la.

Uma outra grande dificuldade dos novos usuários é com a sensibilidade do joystick, na verdade muita gente atribui isso a defeito no x-plane, o que não é uma verdade, a verdade é que os joysticks tem uma amplitude de comando muito limitada quando comparado à uma aeronave real, se você pegar uma aeronave real e deixar o mesmo grau de comando que o seu joystick com certeza ela se tornará uma aeronave muito arisca e difícil de voar, então você pode acrescentar um pouco de exponencial, isso é muito pessoal, o ideal é testar uma configuração voando e se não ficar bom aumentar um pouco mais o exponencial, um problema do exponencial muito grande é que quando o joystick se aproximar do fim de curso em qualquer direção haverá um verdadeiro "coice" no comando da aeronave, então pra minimizar isso tem também as barras stability-augmentation, embaixo está escrito: FULL LEFT FOR MOST REALISM, ou seja, todo a esquerda para mais realismo, porém isso serve se você tiver um manche de primeiríssima qualidade com curso igual ao avião real, para os joysticks comuns um pouco dessa barrinha para a direita ajuda a fazer exatamente o oposto do que diz a frase, ou seja, torna um pouco mais realista o comando (estável), então dosando essas configurações pode-se ter o mesmo grau de sensibilidade de comando do FS.

tutorial - [Pedido] - Tutorial Rcjoysticinst1

Por último pode-se acrescentar um pouco de NULLZONE, aconselhável para quem tenha joysticks não tão precisos, aliás por melhor qualidade que tenha o joystick pelo menos uns 2% de nullzone podem ser necessários.
Bom, quaiquer dúvidas extras podem postar aqui mesmo neste tópico.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por pgnmaster Qui 18 Out 2012, 08:25

Eu acho que vocês iram até ri de mim, mas, vamos lá...

E para quem só joga no teclado... Foi doce?!

heheeheheheeh

_________________
Processador: intel Core 2 duo E6750, 2,8 ghz
Placa grafica: Nvidia EVGA GTX 680 Superoverclock 2GB RAM - 256bits - DDR5
Memória RAM: Kingston 800Mhz - 4gb DDR2
HD SATA-2 1TB Seagate ST31000528AS, 32MB cache 7200 RPM
HD SATA-2 320GB Seagate ST31054 7200 RPM
OS: Windows 7 ultimate x64
pgnmaster
pgnmaster
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/09/2012
Mensagens : 70
Reputação : 2
Idade : 47
Simulador preferido : X-Plane 10 FSX
Emprego/lazer : Coordenador Projetos - T.I.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por paulo Qui 18 Out 2012, 09:04

Eu acho que a versão Demo tem algum problema com Joystick, porque nunca consegui voar normal no demo, agora que comprei a versão
full voa normalmente com a mesma configuração do demo, os caras do Xplane precisam prestar atenção nisso, pois muita gente desiste por causa disso e é muito simples no fim das contas.

paulo
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 490
Reputação : 141
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por Camilo Miranda Qui 18 Out 2012, 10:23

Meu caro Ghost.

Muito obrigado pelas informações.

Estou começando no "mundo" x-plane também. Espero um dia ajudar com cenários.

Tenho visto ultimamente um grande interesse pelo mesmo por parte da comunidade. Imagino quando os desenvolvedores deste simulador "olharem" para a questão da melhoria das nuvens etc... (qualidade no metar). yes

Valeu! thumbsup
Camilo Miranda
Camilo Miranda
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 05/03/2011
Mensagens : 365
Reputação : 134
Idade : 50
Simulador preferido : FS9/FSX/P3D
Emprego/lazer : Auditor/Gestor de Processos e Qualidade
Nacionalidade : Brasil

http://camilomirandafsx.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por Gabriel Moradillo Qui 18 Out 2012, 14:58

Era disso que eu estava falando Ghost !!

Agora, mais uma dúvida: Roll, Pitch, Yaw, etc ... ??

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tutorial - [Pedido] - Tutorial Empty Re: [Pedido] - Tutorial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos