Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Gse_multipart13851

Rotas Aéreas mais Inteligentes !

5 participantes

Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por pampars Qui 06 Set 2012, 11:04

Olá Pessoal !
Sou usuário há um bom tempo do FS2004 e do FSX, e normalmente utilizo o Flight SimCommander para criar minhas Rotas o mais próximo possível da realidade, porém uma dúvida sempre me instigou.
Porque, que em nenhum programa que faça rotas, ou até mesmo pela própria criação de vôos que tem nos FS2004 e no FSX, usam os Polos tanto o Sul como o Norte, como rotas mais, digamos, "inteligentes" ?
Vejam bem, por exemplo, se você tentar criar em qualquer programa de rotas ou nos prórios simuladores, um Vôo sem escalas, entre Guarulhos/Brasil, até digamos, Sidney/Austrália, com certeza o rota será criada para atravessar todo o Oceano Pacífico se for pela esquerda, ou até mesmo atravessar todo o Continente Africano, todo o Oceano Índico até chegar lá se for pela direita.
O mais rápido e econômico não seria, sair de Guarulhos/Brasil, atravessar o Polo Sul e chegar na Austrália ?!?!?!
O que acham ??? Alguém já conseguiu criar um Vôo destes ???

pampars
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/11/2011
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 57
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Qui 06 Set 2012, 11:45

Fiz um teste entre SBGR e YSSY no FSC 9.2 e ele me gerou uma rota pelo polo.
Talvez pelos parâmetros que você insere (saida, chegada) ele gera diferente disso.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por el_lopes Sex 07 Set 2012, 14:45


Creio que na aviação real a rota seria criada para passar mais perto dos polos,Tanto que a distância diminui mais do que se for a direito.Depois tem também a vantagem de não atravessar determinadas distâncias sem terra por perto.

_________________
Manuel Lopes
Rotas Aéreas mais Inteligentes ! El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Jose Carlos Kokol Sex 07 Set 2012, 15:27

Não sei se existe ainda um voo de Buenos Aires à Sidney realizado pela Qantas.
Li uma matéria que este voo usava a rota polar.
Este voo quando necessário, também vinha até ao Brasil.
Eu tinha fotos do 747 em Foz de Iguaçu, postadas pelo Rony (da antiga Aerovirtual).

_________________
Abraços. Vida longa e próspera.
José Carlos Kokol

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! ACH0199

Minhas Screens
Jose Carlos Kokol
Jose Carlos Kokol
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/01/2012
Mensagens : 575
Reputação : 50
Idade : 72
Simulador preferido : FS 9
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Sex 07 Set 2012, 15:28

Ainda há uma rota da Qantas de Santiago para Sydney.
A rota é polar sim.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por João Pedro Sex 07 Set 2012, 15:30

Paulo, então como ficaria a rota. Por exemplo eu digito conforme em um site que pego as rotas: DCT OPTIC 3438S15201E 3548S15245E 42S157E 44S159E 4500S15951E 4823S16300E 52S167E 58S177E M084F330 62S175W 66S163W M084F350 69S142W 6910S13100W 69S126W 66S107W N0474F370 64S102W 58S092W 5620S09000W N0476F370 DCT 50S084W N0483F380 4700S08142W 46S081W 3830S07423W 38S074W DCT CAR UT105 AMB

Mas o maldito FSC, não reconhece os fixos e apaga todos eles. O que estou fazendo de errado?

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Sex 07 Set 2012, 15:32

A rota que o FSC me gera é essa:

SCEL CTN CAR CE 3874W 3975W 4076W 4177W 4278W 4379W 4480W 4581W 4682W 4783W 4884W 4985W 5086W 5187W 5288W 5389W 5490W 5591W 5692W 5793W 5894W 5995W 6096W 6197W 6298W 63W00 64W02 65W04 66W06 67W08 68W10 69W13 70W16 71W20 70W28 69W34 68W39 67W43 66W47 65W50 63W55 61W59 59W63 57W67 55W70 53W73 51W76 49W79 47S78 45S75 CH YW HK VANDA 40S67 UNTET NUMSA 38S60 WALTZ GEROS ALLOC YSSY

Você precisa colocar a origem e o destino na janela do Fplan, as coordenadas são do jeito que está acima e não precisa colocar DCT entre os fixos.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por João Pedro Sex 07 Set 2012, 15:36

Claro eu coloquei o destino e a origem. Acho que o problema era nos DCT da vida. Aceite um pontinho.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Sex 07 Set 2012, 15:37

João Pedro escreveu:Claro eu coloquei o destino e a origem. Acho que o problema era nos DCT da vida. Aceite um pontinho.

Pode ser, ou não.
Isso normalmente acontece quando ele não reconhece um fixo (airac diferente entre o site que gerou e o do FSC).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por João Pedro Sex 07 Set 2012, 15:49

Mas não reconhecer coordenadas? É meio contraditório, pois mesmo saindo airacs, coordenada continua sendo o mesmo lugar.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Sex 07 Set 2012, 15:53

João Pedro escreveu:Mas não reconhecer coordenadas? É meio contraditório, pois mesmo saindo airacs, coordenada continua sendo o mesmo lugar.

Aí é o formato. Elas tem de estar do jeito que coloquei pois essas coordenadas são fixos na database.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por João Pedro Sex 07 Set 2012, 16:39

Opa obrigado Paulo!

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por pampars Ter 11 Set 2012, 13:21

Amigo Paulo Stavis, revi minhas configurações e pelo que sei e sempre usei, foi as rotas usando VOR's, tanto em baixa como em alta altitude, evitando usar o GPS. Pois "sempre" que tento criar a rota (Brasil/Austrália por exemplo), com as seguintes configurações: Vôo IFR, em baixa ou alta altitude, não é criado uma rota pelos Pólos (tanto o Sul como o Norte). Agora, se eu criar uma Rota, pela opção "Diretamente pelo GPS", aí sim, ele irá criar um caminho pelos Polos (Sul ou Norte). Mas isto vai de encontro ao que todos recomendam, ou seja, usar sempre VOR e o mínimo possível o GPS !!!

pampars
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/11/2011
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 57
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Ter 11 Set 2012, 13:45

pampars escreveu:Amigo Paulo Stavis, revi minhas configurações e pelo que sei e sempre usei, foi as rotas usando VOR's, tanto em baixa como em alta altitude, evitando usar o GPS. Pois "sempre" que tento criar a rota (Brasil/Austrália por exemplo), com as seguintes configurações: Vôo IFR, em baixa ou alta altitude, não é criado uma rota pelos Pólos (tanto o Sul como o Norte). Agora, se eu criar uma Rota, pela opção "Diretamente pelo GPS", aí sim, ele irá criar um caminho pelos Polos (Sul ou Norte). Mas isto vai de encontro ao que todos recomendam, ou seja, usar sempre VOR e o mínimo possível o GPS !!!

Está correto em partes.

A primeira coisa que temos que ter em mente é: O que é um voo IFR?
O IFR não é o voo baseado só em VOR ou só em GPS. Ele pode ser baseado em um ou vários auxílios, entre eles os NDB, VOR, ILS, GPS, INS (sistema inercial) e o antigo sistema Omega e Loran.

Quando você insere nos parâmetros que deseja um voo usando os VOR, ele vai buscar rotas entre os VORs do mundo. Ele vai justamente pelo "outro lado" pois no oceano e nas áreas polares não existem VORs para balizar a sua rota. O VOR no geral tem um alcance de 250nm, muito menor do que o necessário para cruzar um oceano, ainda mais o pacífico e pelo polo sul.

Já quando é inserido o parâmetro "direto GPS", o simulador vai achar a rota mais curta disponível, seja com auxílios em terra (VOR/NDB) ou sem auxílio em terra algum, usando o GPS. Nestes casos não há necessidade de que a rota seja somente por terra, e por consequência possua os auxílios em solo, pois a navegação é dita autônoma: A posição da aeronave é definida pelos sistemas internos (INS) ou com o auxílio de satélites.

Na verdade para voar essas rotas por grandes extensões de água no FS é necessária uma aeronave com sistema inercial, no mínimo. Dá pra usar o GPS default mas é meio irreal depender somente de um Garmin 296.

Não sei se compliquei muito mas qualquer coisa é só perguntar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por pampars Ter 11 Set 2012, 15:19

Amigo Paulo Stavis, muitíssimo obrigado pelas tuas explicações, com certeza muito útil para mim, pelo menos agora vejo um clarão no fim do tempestade !!! Trocando em miúdos, não existe rota diretamente pelos Polos usando (VOR/NDB) somente por GPS direto. Ou quem tiver paciência de monge, fazer a rota manualmente ponto por ponto ! Valeu e novamente Obrigado.

pampars
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/11/2011
Mensagens : 4
Reputação : 0
Idade : 57
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Paulo Stavis Ter 11 Set 2012, 15:26

pampars escreveu:Amigo Paulo Stavis, muitíssimo obrigado pelas tuas explicações, com certeza muito útil para mim, pelo menos agora vejo um clarão no fim do tempestade !!! Trocando em miúdos, não existe rota diretamente pelos Polos usando (VOR/NDB) somente por GPS direto. Ou quem tiver paciência de monge, fazer a rota manualmente ponto por ponto ! Valeu e novamente Obrigado.

pampars o seu miúdo saiu quase correto.
Não é que seja um caso exclusivo dos polos mas geralmente as rotas oceânicas ou por grande extensões de terra desabitadas não são balizadas por auxílios em solo. Aí entra os sistemas autônomos, INS e GPS.

Nesse caso em específico a rota não é "GPS direto", isso é uma terminologia do FS somente. A rota será feita usando pontos que o tráfego aéreo possa reconhecer e saber qual a rota exata. Não haveria problema em preencher no plano de voo uma rota "DCT" (direto) entre os dois aeroportos se não fossem algumas regras de tráfego aéreo. Entre elas a de que é necessário um fixo a cada 30' de voo.

Porisso nesse caso você voará entre as coordenadas que eu citei nos primeiros posts. No FS nada impede que você voe DCT entre os dois aeroportos, só não é real.
No fim das contas voando por essas coordenadas vai sair quase um DCT.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Rotas Aéreas mais Inteligentes ! Empty Re: Rotas Aéreas mais Inteligentes !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos