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Novo no x-plane

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Novo no x-plane

Mensagem por henriquesteppan em Sab 01 Set 2012, 19:38

Pessoal, criei coragem e comprei o xp10 também.
Estou com muitas dificuldades mas o que tem me irritado mais são os controles. Todo avião em determinado momento tende a girar (roll) pra algum lado e também a questão da regulagem de trim que é muito " bipolar".

Eu decolo com determinado trim, estabilizo, daqui a pouco o avião ta guinando pra cima como louco e tenho que reduzir o trim. Na aproximação a mesma coisa, toda hora tenho que regular muito o trim pra não ter que ficar dando socadas no joystick toda hora pra mantê-lo estabilizado.

Outra coisa que me irrita demais são os flaps, em todos os aviões, cada vez que eu baixo um notch do flap, o avião da uma flutuada enorme e pra estabilizar eu preciso jogar o nariz pra baixo.

Como vocês regulam aqueles sliders de realismo de yaw, pitch e roll? O que eu posso fazer pra melhorar?

Quanto às visões e o botão hat do joystick, há algo que se possa fazer pra utiliza-lo como no FS pra substituir o ato de segurar o botão direito do mouse e arrastar pra girar 360 graus?

Sempre que alterno pro painel 3D, a visão fica muito acima pro meu gosto pessoal, eu prefiro visualizar a janela e os instrumentos principais. E até consigo deixar assim pressionando a tecla de seta pra baixo no teclado umas 3x mas todas as vezes que vou pra outra visão e volto pra 3D, ele volta naquela posição que não me agrada, tem como salvar a posição como é feito no EZDok do Fs por exemplo?

Desculpa as mil perguntas, achei o simulador bem legal visualmente e em outros aspectos como dinâmica de pistas, slope, turbulências, etc, mas esses problemas estão de certa forma fazendo desistir do negocio. confused

Obrigado
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Re: Novo no x-plane

Mensagem por SABACH em Sab 01 Set 2012, 20:05

algumas coisas posso te ajudar, principalmente sobre a visão 3D, simplesmente mova as setas do teclado e posicione de acordo com sua preferência.

Quanto aos flaps, também notei isto, só que pesquisando isto é exatamente o que acontece no real, como o vento pega no flaps, tende a subir mesmo, porque no X Plane 10 cada parte da aeronave influência no voo. Eu já pequei o jeito, já preparo o avião antes de acionar o flaps.

vamos esperar mais ajudas.
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SABACH
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Re: Novo no x-plane

Mensagem por henriquesteppan em Sab 01 Set 2012, 20:47

No fsx também há essa flutuada quando se vai aplicando flap, mas não chega a ser tão forte quanto é no xp. O 747 por exemplo eu tenho que dar uma guinada até 10 graus pra baixo pra ele parar de subir.

Tomara que corrijam isso, ta exagerado demais. Numa aprox ILS já estabilizado no glide, se eu mudo flap de 25 pra 30, o avião quase perde a rampa.
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Re: Novo no x-plane

Mensagem por gustavoemcoma2 em Sab 01 Set 2012, 21:26

O que você denominou de "problemas", foi o que me fez mudar do FSX para o XP10.

Concordo que o FSX têm alguns aeroportos melhor detalhados, mas isso para mim é terceiro plano. Gosto de treinar com aeronaves da aviação geral (carenados) procedimentos IFR.
Para VFR é ótimo fazer circuitos.

O ideal para você tirar todo o proveito do simulador é ter no mínimo um pedal.

Estou com muitas dificuldades mas o que tem me irritado mais são os controles. Todo avião em determinado momento tende a girar (roll) pra algum lado e também a questão da regulagem de trim que é muito " bipolar".

Isso é comum nas aeronaves monomotoras com hélice. São vários efeitos indesejados que a hélice/Propeller provoca na aeronave como :

-o famoso Efeito Torque, não vou entrar em detalhes mas a grosso modo, é provocado pela hélice que gira num sentido e provoca uma reação no avião no lado oposto. Ex: Se a hélice gira para o lado esquerdo para direito(visão do piloto) ela vai provocar a guinada(solo) e rolagem (para o lado esquerdo)

-P-factor ou fator P: P de Propeller (hélice), que é causado pela assimetria da tração da hélice em relação ao vento relativo, que resulta numa guinada para esquerda.

-Efeito giroscópico: mais comum no cruzeiro, no que a aeronave tende guinar para o lado direito.

etc,

Para corrigir isso, é necessário o uso de um pedal (s/ ele fica impossível fazer um voo bem feito) e aplicar para o lado direito na decolagem e subida, aonde o ângulo de ATK é maior fortalencendo o P-FACTOR.

Eu decolo com determinado trim, estabilizo, daqui a pouco o avião ta guinando pra cima como louco e tenho que reduzir o trim. Na aproximação a mesma coisa, toda hora tenho que regular muito o trim pra não ter que ficar dando socadas no joystick toda hora pra mantê-lo estabilizado.

Bem vindo ao verdadeiro simulador. O piloto s/ Auto Pilot trabalha bastante na arfagem/potência/compensador. quando você aplica, tira potência, altera o angulo de ataque você de trabalar na arfagem/potência e compensador.




Outra coisa que me irrita demais são os flaps, em todos os aviões, cada vez que eu baixo um notch do flap, o avião da uma flutuada enorme e pra estabilizar eu preciso jogar o nariz pra baixo.

Isso acontece na aeronave real, o que particulamente no FSX é muito irreal, mesmo com os Carenados.
Vou tentar explicar: Quando você aplica o Flap, a curvatura do aerofólio é aumentada, ou seja sua corda é alterada e isso faz o ângulo de ataque aumente e consequentemente a componente da sustentação(a aeronave vai tender a subir/flutuar) e arrasto(se sua potência e arfagem estiver constante, sua velocidade vai diminuir).
Para resolver isso na hora que você aplicar o Flap e quiser manter sua altitude constante é so fazer o movimento de pitch down para neutralizar o efeito.


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Re: Novo no x-plane

Mensagem por Carvalho em Sab 01 Set 2012, 21:51

Henrique, quanto à visão, voce pode salvar até 10 posições no total, entre externas e internas, para isso, ache a posição que quer, movendo-se com as setas, pressione Ctrl e 0 do teclado numérico para a primeira posição, depois vá à seguinte e repita Ctrl e 1 e sucessivamente até a 9, feito isso é só usar os números do teclado numérico para alternar as vistas.
Já quanto ao comportamento das aeronaves, seria mais fácil exemplificar uma de cada vez para saber o que voce está voando, já que apesar dos princípios serem os mesmos um 747 é muito diferente de um 172.

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Re: Novo no x-plane

Mensagem por conex em Sab 01 Set 2012, 21:57

gustavoemcoma2 escreveu:O que você denominou de "problemas", foi o que me fez mudar do FSX para o XP10.

Concordo que o FSX têm alguns aeroportos melhor detalhados, mas isso para mim é terceiro plano. Gosto de treinar com aeronaves da aviação geral (carenados) procedimentos IFR.
Para VFR é ótimo fazer circuitos.

O ideal para você tirar todo o proveito do simulador é ter no mínimo um pedal.

Estou com muitas dificuldades mas o que tem me irritado mais são os controles. Todo avião em determinado momento tende a girar (roll) pra algum lado e também a questão da regulagem de trim que é muito " bipolar".

Isso é comum nas aeronaves monomotoras com hélice. São vários efeitos indesejados que a hélice/Propeller provoca na aeronave como :

-o famoso Efeito Torque, não vou entrar em detalhes mas a grosso modo, é provocado pela hélice que gira num sentido e provoca uma reação no avião no lado oposto. Ex: Se a hélice gira para o lado esquerdo para direito(visão do piloto) ela vai provocar a guinada(solo) e rolagem (para o lado esquerdo)

-P-factor ou fator P: P de Propeller (hélice), que é causado pela assimetria da tração da hélice em relação ao vento relativo, que resulta numa guinada para esquerda.

-Efeito giroscópico: mais comum no cruzeiro, no que a aeronave tende guinar para o lado direito.

etc,

Para corrigir isso, é necessário o uso de um pedal (s/ ele fica impossível fazer um voo bem feito) e aplicar para o lado direito na decolagem e subida, aonde o ângulo de ATK é maior fortalencendo o P-FACTOR.

Eu decolo com determinado trim, estabilizo, daqui a pouco o avião ta guinando pra cima como louco e tenho que reduzir o trim. Na aproximação a mesma coisa, toda hora tenho que regular muito o trim pra não ter que ficar dando socadas no joystick toda hora pra mantê-lo estabilizado.

Bem vindo ao verdadeiro simulador. O piloto s/ Auto Pilot trabalha bastante na arfagem/potência/compensador. quando você aplica, tira potência, altera o angulo de ataque você de trabalar na arfagem/potência e compensador.




Outra coisa que me irrita demais são os flaps, em todos os aviões, cada vez que eu baixo um notch do flap, o avião da uma flutuada enorme e pra estabilizar eu preciso jogar o nariz pra baixo.

Isso acontece na aeronave real, o que particulamente no FSX é muito irreal, mesmo com os Carenados.
Vou tentar explicar: Quando você aplica o Flap, a curvatura do aerofólio é aumentada, ou seja sua corda é alterada e isso faz o ângulo de ataque aumente e consequentemente a componente da sustentação(a aeronave vai tender a subir/flutuar) e arrasto(se sua potência e arfagem estiver constante, sua velocidade vai diminuir).
Para resolver isso na hora que você aplicar o Flap e quiser manter sua altitude constante é so fazer o movimento de pitch down para neutralizar o efeito.


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Bela explicação e mostra claramente como o pessoal facilmente confunde maus hábitos do fsx com irrealismo no x-plane.

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Re: Novo no x-plane

Mensagem por henriquesteppan em Dom 02 Set 2012, 00:02

Obrigado a todos pelas respostas.
Quanto à dinamica de um avião eu entendo que os flaps causem esse efeito mesmo, já que a area da asa aumenta consideravelmente o que envolve maior sustentação e a tendencia dele flutuar.
O que eu achei ruim é que este efeito está exagerado, em qualquer avião, se isso fosse desta forma em um avião real, todos vomitaríamos quando o piloto aplicasse os flaps.

Ia comprar o CRJ mas como prefiro os widebodies e ele está deveras caro, vou esperar sair o 777, adquirí-lo e daí decidir se continuo utilizando o xp10 como um simulador paralelo ou pulo do barco.

Sobre o avião puxar pro lado, descobri que meu joystick ta com problemas. Na verdade ele já é um problema, o controle de leme é deslizante como se fosse um throttle, sem mola pra voltar pro centro, entao eu atribui um botao como "center rudder" mas mesmo pressionando ele as vezes mantem o leme virado numa posição fora do centro, já que nao tem mola e eu defino o centro no olhometro.

Tomara que essas caracteristicas exageradas sejam exclusivas das aeronaves default.
Vamos esperar o 777.
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Re: Novo no x-plane

Mensagem por SABACH em Dom 02 Set 2012, 03:07

Então Henrique, entendo sua posição, mas será que o FSX não acostumou a gente de modo mais irreal? Eu infelizmente não tenho conhecimento prático para falar disto, mas pode ser mesmo que o XP-10 exagere na realidade, ou seja, no real seria menos, contudo se isto acontecer, o simulador não esta sendo realista... mas acredito que isto não esta acontecendo, por exemplo meus 10 anos voando a primeira vez no Flight Simulator, era um cavalo dócil, quando peguei o X-Plane 10, nossa era um cavalo selvagem, estou pegando o jeito e estou deixando ele dócil... acredito que voar não é lisinho como o FSX. Eu já voei em girocoptero e em um aeroboero e em vários jatos, e meu amigo a coisa balança, nos jatos é mais sutil.

obs: controle é tudo, o XP10 exige um bom controle, eu mesmo preciso melhorar meu controle... sempre tenho problema com os pedais que controlo via eixo do meu joystick, e sempre da tranco. thumbsdown
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Re: Novo no x-plane

Mensagem por conex em Dom 02 Set 2012, 08:44

Isso mesmo Sabach,

Porém tem uma coisa verdadeira ai, algumas aeronaves o flap é instatâneo, depende muito da qualidade da aeronave, mas flap deve ter o tempo para mudar de posição, normalmente nessa transição o piloto vai fazendo as correções, então na maioria dos casos procure baixar os flaps em pequenas quantidades e ir corrigindo, ou tente conhecer sobre o plane-maker e aumente o tempo de movimento do flap (bem fácil de ser feito).

Abraços,
Fred.

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