Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


CARTAS - Cartas STAR Gse_multipart13851

Cartas STAR

5 participantes

Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Cartas STAR

Mensagem por Jefferson Marques Qui 30 Ago 2012, 15:55

Boa tarde Pessoal.

Gostaria que os colegas se pudessem me tirassem uma duvida.

Ontem tava fazendo um voo entre recife e petrolina, só que não percebi que petrolina não tem carta star, como sou novo com cartas aéreas não conclui um voo.

O controle de petrolina me deu aproximação visual na pista 13.

Nesse caso que carta eu usaria para o pouso.

_________________
"Não ha sensação melhor de ser livre, do que simplesmente voar"
Jefferson Marques
Jefferson Marques
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 17/09/2011
Mensagens : 775
Reputação : 18
Idade : 36
Simulador preferido : FS2004 / FSX
Emprego/lazer : Auxiliar de Credenciamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por MrFlyerAviation Qui 30 Ago 2012, 16:12

Oi amigo,

Eu me sumo ao topico, deste tipo de situações, porque muitos aeroportos menores não tem algumas cartas para poder voar e neste caso, que fazemos? adoptamos algum outro procedimento padrão para app e pouso?. Abraços!

Acho que o que disse é o que eles fazem comumente. Eu nao afirmo por isso disse que "Eu acho" rsrs.
MrFlyerAviation
MrFlyerAviation
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 29/08/2012
Mensagens : 58
Reputação : 4
Idade : 38
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Argentina

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 16:34

Boa pergunta Afro.

Suponho que você estava fazendo o voo segundo as regras IFR. Petrolina não possui STAR, mas possui IAC.
O correto é voar direto para o auxílio básico do procedimento, executar um ajuste, se necessário, e voar a IAC.

O que aconteceu na verdade está errado. O controle deveria lhe autorizar a voar o auxílio básico e autorizar a descida até a MSA do setor. Essa chegada visual para a pista poderia ser sugerida por você, a seu critério, caso as condições permitissem. Mas se você aceita ou não é critério seu, podia dizer não e o controle teria que lhe autorizar uma IAC. Isso falando de controle de voo real/IVAO porque o ATC do FSX não sabe disso, é melhor voar sem ele.

Falando em situações no FSX, você pode voar conforme falei acima, para o auxílio básico, ou caso esteja voando online o controle pode te vetorar para a final do procedimento. Aqui em Curitiba era bastante comum o controle vetorar a galera quando as STARs estavam suspensas, já em lugares onde o controle é convencional, sem radar, ele faz o que falei acima e vai lhe autorizando as descidas conforme os mínimos do setor.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Jefferson Marques Qui 30 Ago 2012, 19:39

Paulo Stavis escreveu:Boa pergunta Afro.

Suponho que você estava fazendo o voo segundo as regras IFR. Petrolina não possui STAR, mas possui IAC.
O correto é voar direto para o auxílio básico do procedimento, executar um ajuste, se necessário, e voar a IAC.

O que aconteceu na verdade está errado. O controle deveria lhe autorizar a voar o auxílio básico e autorizar a descida até a MSA do setor. Essa chegada visual para a pista poderia ser sugerida por você, a seu critério, caso as condições permitissem. Mas se você aceita ou não é critério seu, podia dizer não e o controle teria que lhe autorizar uma IAC. Isso falando de controle de voo real/IVAO porque o ATC do FSX não sabe disso, é melhor voar sem ele.

Falando em situações no FSX, você pode voar conforme falei acima, para o auxílio básico, ou caso esteja voando online o controle pode te vetorar para a final do procedimento. Aqui em Curitiba era bastante comum o controle vetorar a galera quando as STARs estavam suspensas, já em lugares onde o controle é convencional, sem radar, ele faz o que falei acima e vai lhe autorizando as descidas conforme os mínimos do setor.

Obrigado pela dica Paulo mais como to aprendendo to indo via ATC do fs2004, configuro todo o FMC e quando decolo cancelo o plano IFR pelo atc do flight simulator 2004 e ai é onde ta o problema chamo a torre ela me dar a pista correta para pouso mais a chegada é um pouco complicada.

_________________
"Não ha sensação melhor de ser livre, do que simplesmente voar"
Jefferson Marques
Jefferson Marques
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 17/09/2011
Mensagens : 775
Reputação : 18
Idade : 36
Simulador preferido : FS2004 / FSX
Emprego/lazer : Auxiliar de Credenciamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 20:56

afropopbrasileiro escreveu:Obrigado pela dica Paulo mais como to aprendendo to indo via ATC do fs2004, configuro todo o FMC e quando decolo cancelo o plano IFR pelo atc do flight simulator 2004 e ai é onde ta o problema chamo a torre ela me dar a pista correta para pouso mais a chegada é um pouco complicada.

Não tem salada maior que essa...
Larga do ATC. Eu só uso pra pedir pra decolar e pra pousar, e olhe lá.

Você usa algum gerador de tempo externo tipo Active Sky ou o da IVAO? Se usar, dá pra saber o vento do aeroporto de destino e com isso saber a pista em uso. Normalmente vou acompanhando o vento durante o cruzeiro para saber qual a pista que está em uso e assim já programo a STAR e a IAC.

Sem gerador externo a única maneira de saber é, se você usa tráfego addon, escutar o que o ATC está passando pra eles e ir nessa. Ou escolhe uma e pousa por conta.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Jefferson Marques Qui 30 Ago 2012, 21:18

Paulo Stavis escreveu:
afropopbrasileiro escreveu:Obrigado pela dica Paulo mais como to aprendendo to indo via ATC do fs2004, configuro todo o FMC e quando decolo cancelo o plano IFR pelo atc do flight simulator 2004 e ai é onde ta o problema chamo a torre ela me dar a pista correta para pouso mais a chegada é um pouco complicada.

Não tem salada maior que essa...
Larga do ATC. Eu só uso pra pedir pra decolar e pra pousar, e olhe lá.

Você usa algum gerador de tempo externo tipo Active Sky ou o da IVAO? Se usar, dá pra saber o vento do aeroporto de destino e com isso saber a pista em uso. Normalmente vou acompanhando o vento durante o cruzeiro para saber qual a pista que está em uso e assim já programo a STAR e a IAC.

Sem gerador externo a única maneira de saber é, se você usa tráfego addon, escutar o que o ATC está passando pra eles e ir nessa. Ou escolhe uma e pousa por conta.

O atc do fs2004 so uso para decolar, uso o active sky agora a pista em uso para pouso no aeroporto de destino eu não sei como saber antes.

_________________
"Não ha sensação melhor de ser livre, do que simplesmente voar"
Jefferson Marques
Jefferson Marques
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 17/09/2011
Mensagens : 775
Reputação : 18
Idade : 36
Simulador preferido : FS2004 / FSX
Emprego/lazer : Auxiliar de Credenciamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 21:38

afropopbrasileiro escreveu:O atc do fs2004 so uso para decolar, uso o active sky agora a pista em uso para pouso no aeroporto de destino eu não sei como saber antes.

No Active Sky, acredito que nas ultimas versões somente, há uma aba chamada "Flight Plan". Lá você pode montar um planinho mixuruca colocando a origem, destino e alternativa. Assim ele pega os últimos metares de cada aeroporto e te mostra.
No AS2012 tem um botão chamado "Refresh Plan" e clicando nele o programa atualiza os metares para os últimos disponíveis, assim dá pra saber o vento e a pista.

Como provavelmente você vai perguntar, a pista em uso é aquela em que você pousa com o vento aproado, ou seja, em uma pista de rumo 150º você pousará com vento 150º. Em meteorologia aeronáutica, a direção do vento indica de onde ele vem. Concluimos então que se um vento vem de 300º, para tê-lo como vento de proa você deve voar no rumo 300º, para que seja de cauda deve voar o rumo 120º.
Quando o vento não está aproado é só diminuir o vento da pista. Exemplos:

1) Vento de direção 250º e pista de orientações 15/33 (150º/330º). Qual a pista em uso?
Primeiro vamos tentar com a 33: 330º - 250º = 80º.
Agora tentemos com a 15: 150º - 250 = -100º. Portanto fazemos o inverso: 250 - 150 = 100º.

A menor diferença será a pista em uso, que neste caso é a 33. Como o vento está quase de través não haveria grande problema em pousar na 15 também.

2) Vento 020º e pista 05/23 (050º/230º). Qual a pista em uso?
Com a 23: 230 - 20 = 210º.
Com a 05: 050 - 20 = 30º.

Portanto a pista em uso é a 05.

Com o tempo isso fica automático, nem cálculo precisa mais.

thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por João Pedro Qui 30 Ago 2012, 21:49

Boa Paulo. Mas vale ressaltar também, que junto a esse cálculo deve ser acrescentada a declinação magnética do aeroporto, que pode ser encontrada na carta ADC do aeródromo. Tem um site que possui um script que faz esse cálculo automaticamente: http://webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 21:52

João Pedro escreveu:Boa Paulo. Mas vale ressaltar também, que junto a esse cálculo deve ser acrescentada a declinação magnética do aeroporto, que pode ser encontrada na carta ADC do aeródromo. Tem um site que possui um script que faz esse cálculo automaticamente: http://webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/

mad Sh*t happens lol
É isso aí, esse procedimento que eu passei levou em conta somente os rumos verdadeiros.
Na verdade precisa somar ou diminuir a declinação mangética do aeroporto no vento e depois fazer o cálculo com as pistas.

Eu uso como número médio 15ºW pois a maioria dos aeroportos que eu voo são próximos a 18ºW, que no cálculo seria somado ao valor do vento. Caso fosse 18ºE seria diminuido do vento.

Ponto pra você João!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por João Pedro Qui 30 Ago 2012, 21:57

É... Confesso que tem aeroportos que para o pouso eu só checo a temperatura, já quem tem algumas pistas neles que são verdadeiros elefantes brancos como: a 32 em SBJP, 36 em SBRF, 31 em SBFZ, 24 em SBBE, 28 em SBSV, 32 em SBCF e deve ter vários outros. Esses é mais difícil o mundo acabar do que essas cabeceiras estarem em uso. lol

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 22:00

João Pedro escreveu:É... Confesso que tem aeroportos que para o pouso eu só checo a temperatura, já quem tem algumas pistas neles que são verdadeiros elefantes brancos como: a 32 em SBJP, 36 em SBRF, 31 em SBFZ, 24 em SBBE, 28 em SBSV, 32 em SBCF e deve ter vários outros. Esses é mais difícil o mundo acabar do que essas cabeceiras estarem em uso. lol

Fato! lol
32 de SBCF é a que mais se destaca, nunca pousei lá. A 36 de SBRF é uma que eu só pousei umas 2x. 28 de SBSV umas 2x já também.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por João Pedro Qui 30 Ago 2012, 22:03

Ahhhh. Porque eu nunca tenho essa chance? Moro em Recife a 6 anos e moro na rota do ILS da 18. Não tem um dia que um avião não passe ali. É um verdadeiro elefante branco... A 28 de SBSV já deve ter caído algumas vezes (por isso possui o ILS). Acho que devia-se instalar o ILS na 33 de SBKP também... Não faria mal a ninguém.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 22:07

João Pedro escreveu:Ahhhh. Porque eu nunca tenho essa chance? Moro em Recife a 6 anos e moro na rota do ILS da 18. Não tem um dia que um avião não passe ali. É um verdadeiro elefante branco... A 28 de SBSV já deve ter caído algumas vezes (por isso possui o ILS). Acho que devia-se instalar o ILS na 33 de SBKP também... Não faria mal a ninguém.

Como não tem muito sentido fazer uma pista com uma cabeceira só, que fique assim lol
Aqui em SBCT 80% do ano é a 15, os outros 20% é a 33.

Curiosamente, sempre quis fazer o ILS da 15 na real. Quando estava fazendo o meu IFR caí numa epoca que só ia pra 33. O santo dia que consegui um ILS na 15 e queria ver o ALSF-2 funcionando, o maldito estava em manutenção lol Agora só daqui um ano mais ou menos quando eu vender meu rim e fazer o multi.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por João Pedro Qui 30 Ago 2012, 22:17

Vender o rim... Essa foi peso. Mas é assim. Boa sorte na sua formação Paulo! Sucesso para você. Espero um dia chegar a esse nível. Por enquanto eu fico no FS e fazendo spotting da janela do quarto. Quem sabe um dia eu posto as fotos. Hoje passou um C-130 no ILS (adivinha de onde...). Quando saquei o celular do bolso, o maldito já tinha sumido mad Fica pra próxima.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 22:21

João Pedro escreveu:Vender o rim... Essa foi peso. Mas é assim. Boa sorte na sua formação Paulo! Sucesso para você. Espero um dia chegar a esse nível. Por enquanto eu fico no FS e fazendo spotting da janela do quarto. Quem sabe um dia eu posto as fotos. Hoje passou um C-130 no ILS (adivinha de onde...). Quando saquei o celular do bolso, o maldito já tinha sumido mad Fica pra próxima.

Obrigado!
Pode ter certeza que você vai conseguir, é só focar no objetivo e estudar, o que interessa e o que "não interessa". As vezes aquele manual do Piper Seneca que você acha na internet não serve pra muita coisa agora, mas é conhecimento adquirido que pode ser útil no futuro...
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por João Pedro Qui 30 Ago 2012, 22:54

Exatamente. Tenho usado o FS para isso. Para voos comerciais, mais focando grande parte nos aviões pequenos, que é o que grande parte do pessoal deiva fazer.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Paolo Bazzoni Sex 31 Ago 2012, 09:20

Isso ai pessoal, só lembrando que em SBCF é a 34 e não 32 ok !
Sou de BH/MG !

Abraços
Paolo Bazzoni
Paolo Bazzoni
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/04/2012
Mensagens : 167
Reputação : -2
Idade : 45
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Técnico Quimico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CARTAS - Cartas STAR Empty Re: Cartas STAR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos