Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Para os conhecedores do Boeing 727...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Fortunati em Seg 27 Ago 2012, 15:39

Prezados Amigos
Voar os Boeing 727 até que eu consigo, mas utilizar o autopilot da aeronave nem por reza brava. Sinceramente não sei usar o equipamento. Alguma alma bondosa pode me dar uma orientação à respeito, ou indicar-me algum site onde haja informações como utilizá-lo, preferencialmente de forma ilustrada? Meus agradecimentos antecipados.
Um abraço.
João


_________________
Quando algo que você goste acabar, ou simplesmente ir embora, lembre-se que as folhas do outono não caem porque querem, mas sim porque é chegada a hora.

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: Intel Core 2 Duo E7500 @3.0GHz
Placa-Mãe: PCWare/Pegatron - IPM31
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 4Gb - Kingston 399MHz – DDR2
Discos Rígidos: 2 x Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows XP x32 - Service Pack 3
avatar
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 641
Reputação : 48
Idade : 63
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Paulo Stavis em Seg 27 Ago 2012, 16:42

Faz um tempão que não vejo o painel do 727 mas basicamente é assim:
Ele tem o autopilot do elevator e do aileron. Acionando o do elevator, você controla o pitch através do botão correspondente, aumentando ou diminuindo o pitch para obter a razão que você quer.
Com o autopilot do aileron, você controla o mesmo através do switch rotatório com os vários modos. Ligando o HDG sel, ele voa a proa do HSI, ligando o NAV/LOC ele segue o curso do HSI e o que foi setado no NAV 1.

Ele não possui A/T então vai controlar manualmente os regimes de potência. Portanto pra subida vai colocar o motor no regime de CLB, vai acionar o AP do Elevator e vai controlando o pitch através do switch para obter a razão desejada. Na altitude de nivelamento você aperta o botão ALT HOLD, reduz o motor para manter a velocidade. Na descida é o processo inverso.
Em paralelo vai navegando com o que você precisar, HDG SEL ou NAV.
avatar
Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2832
Reputação : 602
Idade : 25
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Barites em Seg 27 Ago 2012, 17:53

creio eu que seja similar ao do b737-200, nossa apanhei muito dele.
o 727 e uma exelente aeronave, mais é como o paulo descreveu ai cima
e o minimo de automação. a carga de trabalho e muito grande.

_________________
Intel i5 @3.0ghz, nvidea GT9800 1gb 256bits, Asus P7P55D PRO, kingstone 8GB ram 1333mhz ddr3, Samsung 1tb 7500 rpm, Corsair TX 500W, samsung LCD 22/17´, gs yoke 737 / gs dualthotlle compact usb, w764 bits
avatar
Barites
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 18/06/2012
Mensagens : 115
Reputação : 16
Idade : 37
Simulador preferido : FSX,FS2004
Emprego/lazer : tec quimica ind./simulador/sinuca
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Peterson Lyra em Seg 27 Ago 2012, 18:32

Realmente a carga de trabalho é enorme, eu voava de B727 pela rio virtual, e chegar na TMA de São Paulo em horário de pico é bem trabalhoso, temos que levar em conta que um B727 na real necessita de trés tripulantes no cockpit, no virtual é só a gente.
avatar
Peterson Lyra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/03/2011
Mensagens : 211
Reputação : 9
Idade : 29
Simulador preferido : X-plane
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Barites em Seg 27 Ago 2012, 21:57

bem lembrado peterson, no virtual tem que assumir o trabalho de 3

_________________
Intel i5 @3.0ghz, nvidea GT9800 1gb 256bits, Asus P7P55D PRO, kingstone 8GB ram 1333mhz ddr3, Samsung 1tb 7500 rpm, Corsair TX 500W, samsung LCD 22/17´, gs yoke 737 / gs dualthotlle compact usb, w764 bits
avatar
Barites
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 18/06/2012
Mensagens : 115
Reputação : 16
Idade : 37
Simulador preferido : FSX,FS2004
Emprego/lazer : tec quimica ind./simulador/sinuca
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Fortunati em Ter 28 Ago 2012, 11:28

Prezados Amigos
Apesar da explicação do Paulo, ainda assim estou bastante confuso com relação ao funcionamento do autopilot. Porém, é quebrando a cabeça que se chega a uma solução. Agradeço pela ajuda, e vamos que vamos.
Um abraço.
João

_________________
Quando algo que você goste acabar, ou simplesmente ir embora, lembre-se que as folhas do outono não caem porque querem, mas sim porque é chegada a hora.

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: Intel Core 2 Duo E7500 @3.0GHz
Placa-Mãe: PCWare/Pegatron - IPM31
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 4Gb - Kingston 399MHz – DDR2
Discos Rígidos: 2 x Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows XP x32 - Service Pack 3
avatar
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 641
Reputação : 48
Idade : 63
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Leonardo.Moura em Ter 28 Ago 2012, 11:59

Eu nao consigo usar direito o altitude hold... pinch

_________________
AMD FX8350 4.4GHZ - Cooler Corsair H80i - Gibagyte 970A-UD3 - Geforce GTX 660 DDR5 2GB - 16GB Corsair XMS3 1600mhz - HD 500 GB Samsung 7200rpm - SSD KINGSTON 120GB - FONTE EVGA 600B - TV Philips LCD Full HD 32"
--------------
avatar
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 722
Reputação : 59
Idade : 36
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Paulo Stavis em Ter 28 Ago 2012, 12:01

Fortunati escreveu:Prezados Amigos
Apesar da explicação do Paulo, ainda assim estou bastante confuso com relação ao funcionamento do autopilot. Porém, é quebrando a cabeça que se chega a uma solução. Agradeço pela ajuda, e vamos que vamos.
Um abraço.
João

Seja mais específico então, diga o que é que você não entendeu que nós resolvemos. O AP é muito simples, não tem que programar rota nenhuma, ele segue exatamente o que você coloca.
avatar
Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2832
Reputação : 602
Idade : 25
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Fortunati em Ter 28 Ago 2012, 18:53

Prezado Paulo
A minha dúvida é a seguinte:
O equipamento que está no painel de instrumentos ( em vermelho ) é usado em conjunto com o autopilot ( em vermelho ), ou é usado apenas o A/P durante o vôo?
Um abraço.
João

_________________
Quando algo que você goste acabar, ou simplesmente ir embora, lembre-se que as folhas do outono não caem porque querem, mas sim porque é chegada a hora.

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: Intel Core 2 Duo E7500 @3.0GHz
Placa-Mãe: PCWare/Pegatron - IPM31
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 4Gb - Kingston 399MHz – DDR2
Discos Rígidos: 2 x Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows XP x32 - Service Pack 3
avatar
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 641
Reputação : 48
Idade : 63
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Paulo Stavis em Ter 28 Ago 2012, 18:56

Fortunati escreveu:Prezado Paulo
A minha dúvida é a seguinte:
O equipamento que está no painel de instrumentos ( em vermelho ) é usado em conjunto com o autopilot ( em vermelho ), ou é usado apenas o A/P durante o vôo?
Um abraço.
João

Os dois fazem a mesma coisa ué. Você liga o AP nas duas alavancas e controla através de um dos paineis. Eu acredito que os dois são interligados nesse 727: Você girando a chave de cima para VOR/LOC, por exemplo, o debaixo deve girar para NAV/LOC também.
Se não girar é só ver qual dos dois que controla efetivamente o AP.
avatar
Paulo Stavis
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 2832
Reputação : 602
Idade : 25
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por aeroprado em Qui 30 Ago 2012, 18:52

Fortunati.

Tambem não lembro direito, mas voei apenas umas 8500 hrs neles, e
é como o Paulo disse, Vôce, primeiro deixa centralizado, o Knob de Ail/pitch, para que quando vôce engajar, as 2 alavancas, o avião não sair pro lado comandado, mas os mais modernos, de 1970 e poucos, ja vinham, com efeito mola no Knob, tambem sempre engaje, com asas niveladas. O Alt hold, vôce liga nivelado, e ele desengaja, quando vc comanda, up/down, o Nav/Loc segue o VOR, Hdg segue a prôa que vc
seletar no bug do CDI (setinha que vc gira no CDI).
Demais, posso te falar que ele é um piloto automático, manualizado, vc tem que acertar potência, para manter o climb desejado,com a velocidade e ficar cutucando pitch de vez em quando, mas asas ele mantem bem.
Não se esqueça de manter as mãos no manche, sobre forte turbulencia, pois ele desengaja toda hora. lol
avatar
aeroprado
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/08/2012
Mensagens : 154
Reputação : 4
Idade : 61
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Ex Piloto / simulação e aeromodelismo
Nacionalidade : Brasil

http://aeroprado737-800ng.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Brentano em Qui 30 Ago 2012, 19:05

O de cima é o Flight Director, você deve ajustar ele antes de utilizar o AP, que é o de baixo. Diferente das aeronave mais novas, o FD não é totalmente "automático", você apenas ajusta o modo para que ele se "aprume" no ADI e então utilize os comandos do AP para voar a aeronave na atitude selecionada no FD.
Grande dois setão! Hahaha...que saudades desse DF!

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1593
Reputação : 168
Idade : 38
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Fortunati em Sex 31 Ago 2012, 16:35

Prezados
Agradeço a cada um de vocês pelas explicações. Vou seguir os procedimentos e me habitar com o equipamento.
Um abraço à todos
João

_________________
Quando algo que você goste acabar, ou simplesmente ir embora, lembre-se que as folhas do outono não caem porque querem, mas sim porque é chegada a hora.

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: Intel Core 2 Duo E7500 @3.0GHz
Placa-Mãe: PCWare/Pegatron - IPM31
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 4Gb - Kingston 399MHz – DDR2
Discos Rígidos: 2 x Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows XP x32 - Service Pack 3
avatar
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 641
Reputação : 48
Idade : 63
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por chico.nascimento em Sex 31 Ago 2012, 17:52

Olá, Fortunati!

Vamos ver se dá pra tentar sanar sua dúvida:

De acordo com a foto que você postou, a parte de cima (o quadrado menor) é apenas o Flight Director, que controlará a seta amarela no meio do horizonte artificial.

Vamos tentar simular uma decolagem com o 727, supondo que ele está alinhado e pronto na pista.

De olho do painel do piloto automatico (quadrado maior), antes da decolagem, você deixa ele exatamente como está na foto! Tudo desligado.

Na bússola tem o BUG do Heading... lá, você pode rodar e deixar na proa que você quiser. Depois a gente fala dele de novo.

Potência de decolagem e vamos lá...

Saiu do chão? OK! Selecione a alavanca da DIREITA (agora vamos falar apenas do segundo quadrado vermelho) onde está escrito ELEV. O avião vai manter o ângulo de subida. Cuidado para não estolar. E se você quiser diminuir ao ângulo de subida? Fácil! Na segunda "rodinha" da esquerda para direita (Escrito TURN) você aperta a parte de cima dela várias vezes que o avião vai diminuindo o ângulo. Só cuidado para não apertar muito, para não começar a descer. Vá controlando a potência para manter a razão de subida desejada. Já estabilizando a subida, é hora de fazermos curvas. É só apertar o botão AIL (o botão da esquerda do ELEV). Ele vai manter o Heading que você setou no BUG. Se você quiser manter a proa, aperta o ultimo botão à direita (HDG HLD). Se quiser virar , vai lá no bug do Heading e escolhe outra proa. Ele vai obedecer. Ao chegar na altitude desejada, aperte o ALT HLD que ele irá manter a altitude. Nesta hora, reduza os motores senão dará Overspeed wink

Se quiser interceptar um VOR, é só mudar a primeira rodinha para a posição VOR/LOC. Vale lembrar que você precisa estar com uma frequencia válida no rádio para fazer a interceptação

O 727 não tem Auto Throttle. Por isso, você precisará controlar sempre os motores para não estolar ou dar overspeed.
Não sei se consegui ser claro, mas se tiver qualquer outra dúvida, é só dar um toque!

Abração

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:

avatar
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 121
Reputação : 19
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Fortunati em Sex 31 Ago 2012, 19:54

Prezado Chico
Agradeço pelas explicações. Vou realizar um vôo e seguir este roteiro.
Um abraço.
João

_________________
Quando algo que você goste acabar, ou simplesmente ir embora, lembre-se que as folhas do outono não caem porque querem, mas sim porque é chegada a hora.

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: Intel Core 2 Duo E7500 @3.0GHz
Placa-Mãe: PCWare/Pegatron - IPM31
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 4Gb - Kingston 399MHz – DDR2
Discos Rígidos: 2 x Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows XP x32 - Service Pack 3
avatar
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 641
Reputação : 48
Idade : 63
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Para os conhecedores do Boeing 727...

Mensagem por Marcio Lagatta em Sab 29 Set 2012, 16:20

Colega,

Somente vôo o B727 da DreamFleet, no qual modifiquei alguns detalhes como o INS como sistema de navegação, original da época.
Não pode esquecer de colocar o YAW DAMPER em ON, caso contrario os sistemas como profundores, ailerons, etc não funcionarão com o AP ligado.

Bom vôo.

Marcio
avatar
Marcio Lagatta
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 04/02/2012
Mensagens : 50
Reputação : 0
Idade : 49
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : BANCARIO
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum