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XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

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XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por Joz em Sex 24 Ago 2012, 15:46

A um tempo atrás quando utilizava o FS2004, umas das primeiras implementações para meu homecockpit foi utilizar um pequeno display de 2 linhas e 16 caracteres padrão HD44780 para mostrar algumas informações como as frequencias dos rádios. thumbsup



Utilizei um projeto freeware, o FSLCD. O mesmo se comunicava com o simulador através da porta paralela utilizando um software específico para fazer essa comunicação. Com a atualização do software, coloquei 2 diaplays de 4 linhas com 20 caracteres.Agora podia colocar muito mais informações. Funcionou bem até fazer um upgrade na máquina. Pois a nova placa-mãe já não disponibilizava mais a porta paralela. Então o projeto foi desativado. Durante um longo tempo, aqueles dispalys ficaram sem função no painel. Ainda mais depois que passei para o X-Plane. Pois o software antigo só funcionava com Flight Simulator. pinch



E também, utilizando o MultiRádio da USBInterface, não precisava mais daqueles displays.



Bom, isso até o dia que eu resolvi brincar com o arduino.



Ao utilizar esssa "plaquinha" descobri que tinha suporte para o padrão de displays LCDs que eu utilizava. Descobri também que tem comunicação serial. Então parei e pensei: O X-Plane tem suporte a plugins desenvolvidos em Python, Pyhon tem suporte a comunicação serial,



então agora é só colocar tico e teco pra funcionar! scratch
Então depois de algumas horas quebrando a cabeça: mad

Apresento um pequeno projeto desenvolvido em Arduino e Python para ser utilizado como plugin para o X-Plane 10. Basicamente ele mostra em um display LCD de 4 linhas e 20 caracteres, as frequencias COM1, COM2, NAV1 e NAV2, como também as mesmas frequencias que estão em standby. A comunicação é feita serial via cabo USB.
Funciona em Windows, MAC e Linux. Para isso basta trocar a porta "COM3" para "/dev/tty.usbserial" ou outra conforme a instalação do arduino.





O projeto é código aberto!
Sintam-se a vontade para utilizar, melhorar ou modificar o projeto.
Ficarei feliz em testar seus experimentos!

Podem baixar os código em:
https://github.com/joz-nascimento/X-Plane-Arduino

Para fazer funcionar é necessário:
- Instalar o Python:
http://www.python.org/download/

- Instalar a biblioteca Serial para Python:
http://pypi.python.org/pypi/pyserial

- Instalar a Python Interface do Sandy Barbour:
http://www.xpluginsdk.org/python_interface_downloads.htm

- É claro, precisa de uma plaquinha Arduino. Além de instalar o driver e software necessário para programar:
http://arduino.cc/en/Main/Software

- Aqui mostra como conectar o display LCD no arduino:
http://arduino.cc/en/Tutorial/LiquidCrystal



Futuras implementações:
- Comunicação Ethernet
- Utilizar displays de 7 segmentos para deixar mais real.
- Leds para mostrar informações.
- Motor de passo para construir uma bússola convencional
- Servo motores para mostrar informações de instrumentos analógicos (gauges).




Possibilidades:
- Throttle Motorizado
- Plataforma de movimento
- GPS touch Screen






Última edição por Joz em Sex 24 Ago 2012, 15:58, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionado informações sobre multiplataforma)

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por Edenio Rodrigues em Sab 25 Ago 2012, 10:16

Grande Joz, um belo trabalho demonstrando força de vontade para enfrentar os desafios.
Repassando gentilmente as experiencias vividas. aplauso

O nosso Pablo tambem enfrentou as mesmas dificuldades. Elas serviram de inspiração para disponibilizar a linha Stargate. Com quase tudo já bem "mastigado" pronto para ser ingerido. Smile

Continue sempre assim, disposto a experimentar e a incentivar os que tambem sonham, em se desenvolverem. Very Happy
Aceite um pontinho thumbsup , abraços



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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por Leandro Souza em Sab 25 Ago 2012, 17:58

Aceite meu ponto também.. Muito Show...

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por Joz em Dom 26 Ago 2012, 15:17

Inventor escreveu:Grande Joz, um belo trabalho demonstrando força de vontade para enfrentar os desafios.
Repassando gentilmente as experiencias vividas. aplauso

O nosso Pablo tambem enfrentou as mesmas dificuldades. Elas serviram de inspiração para disponibilizar a linha Stargate. Com quase tudo já bem "mastigado" pronto para ser ingerido. Smile

Continue sempre assim, disposto a experimentar e a incentivar os que tambem sonham, em se desenvolverem. Very Happy
Aceite um pontinho thumbsup , abraços



Valew Inventor! Voce é uma dessas pessoas que nos fazem acreditar que podemos sempre melhorar a nossa simulação. Não só faz acreditar como tambem tem a solucao eheheh. Realmente os produtos baseados na stargate sao um ótimo custo/beneficio. Mas quem quem tem tempo e quer se aventurar na área, temos um campo bastante amplo.

Leandro Souza escreveu:Aceite meu ponto também.. Muito Show...

Grande Leandro! Grato pelo apoio.
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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por giantpt em Sex 28 Dez 2012, 16:47

Oi Joz,

Eu também estou começando agora um projecto de um cockpit para mim e também gostaria de implementar o arduino mas estou tendo algumas dificuldades.

Você estaria na disposição de tirar algumas duvidas que eu tenho para configurar todo o software necessario para começar a programar?

Se quiser pode me enviar uma PM

Abraço

Nuno

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por Joz em Sex 28 Dez 2012, 20:45

Claro que sim, pode ir postando as dúvidas que responderei quando possível. thumbsup

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por juliomendes em Qui 24 Out 2013, 18:03

Ola Joz, cá estou eu em outro topico na via sacra ao incremento de meu cockpit. (meu reino por softwares e codigos fonte! rs). E pelo visto... a cada topico que entro, hehehe...la esta o Joz sendo chamado ao esclarecimento de duvidas, que não haveria de ser diferente...sempre são muitas a todos, visto que adentramos ao mundo da aviação virtual, em que ja pese o fato da grande maioria se aprofundar tecnicamente (para a simulação de fato não ser so 'um jogo') desse novo universo, embrenhar-se pela eletronica e logica de programação ja são mais outras duas áreas distintas de um novo hobby. (tenho alguma experiencia com logica e programação quando de desenvolvimento de alguns programas antes do surgimento do windows, por isso, a questão é mais saber da biblioteca de linguagem e a linguagem especificamente).

Joz, em outro topico (placa para display de 7 segmentos - ajuda) mostrou um video de varios displays em uma unica arduino. Devo passar la também. Vasculhando a jimpage e youtube vi alguns usos da arduino, como o seu aqui mostrado.

Vamos as duvidas iniciais:
- A pagina do jim esta voltada para fsx, como o modulo do radio dado por ele e nesse caso, o link2fs funcionaria como interface de retorno de informações para a arduino?
- Voce ja adiantou que o primeiro projeto usou porta paralela, e depois para o x-plane, usou o python como linguagem. A arduino tem conexão usb. Seja o seu codigo para porta paralela ou o python não se aplicariam ao fs2004?
- Voce poderia me orientar quanto ao arduino? to pensando na uno r3...ou na mega (que da para montar também os anunciadores. Mas, vendo o video de varios modulos digitais, uma uno com submodulos poderia também fazer o papel dos anunciadores, não?


Dilema:
- ate agora, desde minha primeira participação no forum, vasculhei inumeros sites do arduino e videos. Programar o arduino não é o que me parece mais dificil (ainda que tenha a consciencia de que não é um mero trabalho de digitação). Mas... é a questão da interface... e nesse caso, para o fs2004. Na maioria dos projetos para cockpit que vi, ou são fsx ou x-plane. Alem do que, meu FSUIPC é uma FREE obtida no site do Pete D., assim, não tenho as abas para abrir a programação de teclas (como ha no fspassenger e pmdg), tempo, etc. Sem um cartão internacional ainda não pude viabilizar a compra da versão full. Por enquanto to levando assim.
Assim pende a questão de eu me desdobrar em montar o arduino e na hora de programar ser 'barrado' por não ter como ele fazer a leitura do fs2004.

[não sei se fui claro...rs] Esto me valendo de absorver informações que permitam desenhar o projeto da forma mais interativa possivel, visto que minha primeira proposta não está em um clone de algum painel real, mas o dito 'generico'... mas que a receita possa ser replicada por todo aquele que inicia no mundo da simulação aerea. Os modulos prontos são fantasticos...mas de alto custo para o inicio. Ao passo que os genericos make-hand (ou scratchbuildi) permitem usufruir desse prazer ao passo que tudo pode ir se adequando aos poucos...como voce, que apos fazer seu próprio radio...no passo seguinte adquiriu um produto comercial. E tenho visto aqui pelo forum a chegada de varios leitores sempre com essa primicia de necessidade: os genericos. Bem...isso ta longo, e vou deixar para falar mais no meu topico. hehehe.

Mais uma vez, muito agradecido pelo acolhimento e no momento minha ambição é poder colher conhecimento, transforma-lo e poder retornar de forma util a quem se deparar com os mesmos dilemas que os meus (acho que resolver problemas alheios é uma primicia minha...rs...graduando em psicologia...rs..)
Abraços


Última edição por juliomendes em Qui 24 Out 2013, 20:53, editado 1 vez(es)
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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por Joz em Qui 24 Out 2013, 18:25

Olá Júlio,
juliomendes escreveu:(tenho alguma experiencia com logica e programação quando de desenvolvimento de alguns programas antes do surgimento do windows, por isso, a questão é mais saber da biblioteca de linguagem e a linguagem especificamente).
Que bom que já tem experiência, posso dizer que não mudou muita coisa não. A lógica continua sendo muito importante independente da linguagem. Gosto de Python por ser uma linguagem de altíssimo nível e com uma rápida curva de aprendizado. Caso se interesse, procure pelas apostilas "Labaki".

juliomendes escreveu:- A pagina do jim esta voltada para fsx, como o modulo do radio dado por ele e nesse caso, o link2fs funcionaria como interface de retorno de informações para a arduino?
O Link2FS comunica o FSX/FS2004 com a porta serial, o arduino comunica hardware com porta serial, logo os dois se comunicam.

juliomendes escreveu:- Voce ja adiantou que o primeiro projeto usou porta paralela, e depois para o x-plane, usou o python como linguagem. A arduino tem conexão usb. Seja o seu codigo para porta paralela ou o python não se aplicariam ao fs2004?
Com alguns ajustes, meu código poderia ser adaptado para o FS. Não quero reinventar a roda, já existe o Link2FS e ele faz isso muito bem!

juliomendes escreveu:- Voce poderia me orientar quanto ao arduino? to pensando na uno r3...ou na mega (que da para montar também os anunciadores. Mas, vendo o video de varios modulos digitais, uma uno com submodulos poderia também fazer o papel dos anunciadores, não?
Claro que ajudo com o arduino, será um prazer. Comece com a R3. Com alguns módulos, você consegue controlar 4 displays LCD de 4 linhas por 20 caracteres, 96 Leds, 48 botões e 48 displays de 7 segmentos. Tudo isso de uma vez com a R3. Caso precise ainda mais, então parta para uma MEGA.

juliomendes escreveu:
Dilema:
- ate agora, desde minha primeira participação no forum, vasculhei inumeros sites do arduino e videos. Programar o arduino não é o que me parece mais dificil (ainda que tenha a consciencia de que não é um mero trabalho de digitação). Mas... é a questão da interface... e nesse caso, para o fs2004. Na maioria dos projetos para cockpit que vi, ou são fsx ou x-plane. Alem do que, meu FSUIPC é uma versão bloqueada, e não consegui localizar em nenhum site algum keygen para abrir a programação de teclas (como ha no fspassenger e pmdg), tempo, etc. Tenho o 3.98 e ontem consegui um fsuipc 3.99 e um 3.85...ditos 'full' mas não instalei ainda, ate pelo receio de dar algum bug.
Assim pende a questão de eu me desdobrar em montar o arduino e na hora de programar ser 'barrado' por não ter como ele fazer a leitura do fs2004.
O que funciona no FSX funciona no 2004 (na maioria das vezes). Evite tratar de assuntos relacionados a pirataria, aqui no forum é proibido.

juliomendes escreveu:
[não sei se fui claro...rs] Esto me valendo de absorver informações que permitam desenhar o projeto da forma mais interativa possivel, visto que minha primeira proposta não está em um clone de algum painel real, mas o dito 'generico'... mas que a receita possa ser replicada por todo aquele que inicia no mundo da simulação aerea. Os modulos prontos são fantasticos...mas de alto custo para o inicio. Ao passo que os genericos make-hand (ou scratchbuildi) permitem usufruir desse prazer ao passo que tudo pode ir se adequando aos poucos...como voce, que apos fazer seu próprio radio...no passo seguinte adquiriu um produto comercial. E tenho visto aqui pelo forum a chegada de varios leitores sempre com essa primicia de necessidade: os genericos. Bem...isso ta longo, e vou deixar para falar mais no meu topico. hehehe.
Vamos fazer um genérico então Very Happy

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por juliomendes em Qui 24 Out 2013, 20:51

Joz, a imagem diz por si so. Agradeço demais mesmo a resposta às questões. E antes de dar continuidade, desculpe a citação  ao fsuipc... e o que uso é justamente o free disponibilizado. Não tenho cartão internacional e ainda não arrumei uma alternativa de adquirir o original full (e por isso ainda uso o free em detrimento a alguma versão ilícita). Isso terá que ser resolvido ja que é parte funcional do projeto, não é?

Gostaria de falar mais depois, mas ja para constar, saber que o link2fs funciona ja desinflo o peito em suspiro. uau!
E sim, reinventar a roda..rs..bobagem. Somente se eu não tivesse acesso a fonte e fosse preciso uma alternativa, ok, partiria para a sua linguagem.

Sobre a placa arduino, nossa...a informação foi por demais valiosa. Estava mesmo na duvida. E olha que ate li alguns artigos sobre qual escolher, mas as informações deveras tecnicas demais sem antes ja ter um prospecto do projeto. Achei alguns sites interessantes..e devo ter salvo umas 40 paginas ou mais. Preciso organizar isso para depois disponibilizar o link de cada site à quem desejar seguir por essa vereda. Ver o video do Ricardo Batista...alem de divertido, inspirador. Vi projetos dos mais 'malucos' e muito simples, em que a principal coisa é justamente saber articular os modulos. Eh como montar lego...mas é preciso ter a noção da dimensão. O seu painel esta muuuuito bacana. Pode não ter 'a pompa' de um 737, que tem proporções enooormes. Mas...é possivel perceber o prazer de voar nesse cockipit tal como esta...e nada generico..hehehe.

Joz escreveu: Claro que ajudo com o arduino, será um prazer. Comece com a R3. Com alguns módulos, você consegue controlar 4 displays LCD de 4 linhas por 20 caracteres, 96 Leds, 48 botões e 48 displays de 7 segmentos. Tudo isso de uma vez com a R3. Caso precise ainda mais, então parta para uma MEGA.
puxa! esta bom demais. No momento sera montado no meu quarto, 3,60 x 4,80m. Dividindo espaço com minha cama (de casal) biblioteca, tv 29' (tubo! rs..) e rack... será um recorte de cabine de jato...ou melhor, a cabine de jato dentro de um cesna! hehehehe.... mas como dizem, vamo que vamo, e dado os croquis tudo ficara bem bacana.

No meu 'painel' fiz uso de um circuitinho para um botão a testar transformar o sinal do teclado do PC em pulso. Funcionou. rs... Apliquei na lavanca atuadora do flap. Irei mostrar...simples, funcional e divertido.
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1-Edição em 25/10

Pessoal, não sei se selecionando RESPOSTA ao final da pagina, sendo a minha, a ultima do topico, se seria o correta, assim optei por editar esta aqui. Também tenho que entender como isso funciona! rs...
Bem...

Joz, apenas para constar, fiz uma 'visita' hoje na Sta Efigênia em Sampa. Comprei algumas peças, mas dado o horario, terei que retornar no sabado. As 'lumbrigas venceram' e acabei comprando um display 1602 ainda que a tentação em comprar os de 7 seguimentos foi grande, ate porque ver o video que indicou foi aguçante. Mas...gosto de caminhar a passos curtos, avançar com calma, entender para poder projetar e desenvolver com o conhecimento crescente. Linkei video com screenshots no outro topico que estou seguindo, com voce também. De uma olhada, se não conhecer, vera o quanto é motivador.
Sobre o Arduino, no unico lugar que ate então disseram haver, na região, é uma carissima loja (não sei se posso divulgar o nome aqui, como propaganda negativa) na R. dos Timbiras. Para ter uma ideia, uma pequena placa 2x15...que paguei 1,50 ao lado...nela custava 5.50.
Bem, eles tinham o Arduino, UNO e Mega...mas respectivamente: 118,00 e 229,00. Absurdo. Previamente consultado na web...por até 48,00 o Uno, mais correio (16,40).
Claro que queria ter voltado com ela na mão...como nos tempos de minha adolecencia que ia até a aerobras (loja de modelismo cinquentenaria no centro de sp) e quase montava o aviaozinho no onibus. rs... Como diz minha namorada...somos crianças crescidas! hehehe

Vou fotografar o material. Posso publicar foto como valores e indicadores?
Grande abraço e obrigado a todos pelo apoio e incentivo.
Julio

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

Mensagem por ctapoeys em Seg 12 Mar 2018, 20:14

Grande Jos!

Aproveitei os links que você tão gentilmente nos forneceu. Sei que o post é antigo, mas o assunto não esgota. Estou aprendendo um pouco de Python e Pygame.  A intenção é fazer uns gauges customizados que trabalhem fora do simulador, em um monitor separado, como aqueles da extinta "The Gauges Factory".

Vamos ver o que acontece!

Grande abraço!

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Re: XPFreq - Projeto Arduino Python X-Plane

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