Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


frio - [Passaredo] Com Sangue Frio. Gse_multipart13851

[Passaredo] Com Sangue Frio.

Ir para baixo

frio - [Passaredo] Com Sangue Frio. Empty [Passaredo] Com Sangue Frio.

Mensagem por cwbspotter Dom 10 Jun 2012, 13:24


Com sangue-frio

Comandante Felício conta como a Passaredo, de Ribeirão Preto, saiu da falência decretada para ser destaque entre as companhias regionais
ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Há dez anos, a empresa aérea Passaredo, de Ribeirão Preto, teve que suspender as operações por problemas financeiros e chegou a ter a falência decretada em 2003. Naquele ano, ficou sem transportar nenhum passageiro.

Agora, oito anos após retomar as operações, a Passaredo está expandindo a frota. Dos atuais 14 jatos, a empresa terá mais 26 turboélices até 2015, com investimento de US$ 580 milhões, sendo US$ 130 milhões em leasing usado para seis das novas aeronaves da companhia.

Dos 3.169 passageiros transportados pela empresa aérea no auge da sua crise, em 2002 (dados da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a empresa decolou no ano passado com 1 milhão de pessoas, segundo números do grupo de Ribeirão.

Com 26 destinos hoje, a Passaredo quer atingir 50 cidades até 2015, disse o comandante José Luiz Felício Filho, diretor-presidente da empresa.

A empresa cresce na esteira da expansão das companhias regionais no país, a exemplo da Azul e Trip.

O foco da Passaredo é justamente atender clientes que voem distâncias mais curtas -de 300 quilômetros, como o trecho entre Ribeirão e São Paulo. Por isso, os investimentos da companhia foram para comprar os turboélices ATR 72-600, que são aeronaves mais econômicas para voos de até 600 km de distância.

ESCALA

A retomada da Passaredo coincide com a mudança da direção e foco da companhia. Em 2004, saiu de cena o idealizador do grupo de Ribeirão, José Luiz Felício, ex-piloto e dono da viação Passaredo, de transporte rodoviário, e entrou o filho.

"Antes tínhamos uma operação com dois Airbus-310 em voos regionais e nacionais não regulares [fretados]. Após a crise, focamos [exclusivamente] no mercado regional em parceria com grandes empresas nacionais no transporte local", disse Felício Filho em entrevista à Folha na semana passada.

A Passaredo já foi parceira da TAM e recentemente renovou o contrato com a Gol, em vigência desde 2010.

Apesar de fusões entre empresas do setor aéreo estarem ocorrendo no país neste momento, Felício Filho descarta que isso vá ocorrer no caso da Passaredo.

'TURBULÊNCIA'

Os problemas da Passaredo tiveram origem na crise da aviação brasileira, de 1999, disse o comandante.

Naquele ano, com a desvalorização do real e o aumento dos custos das tarifas, as companhias aéreas brasileiras viram a demanda de passageiros cair até 22% no mês de julho de 1999, período de férias que deveria ser de alta rotatividade nos aeroportos do país, conforme a Folha publicou na época.

A Passaredo não resistiu por muito tempo no meio desse cenário desfavorável e sucumbiu em 2002.

Segundo Felício Filho, foram dois anos parados. "Eu me envolvi a fundo na questão da aviação regional, elaboramos um novo plano de atuação e retomamos os negócios em 2004", falou.

Piloto, Felício Filho não deixou de integrar a escala de voos da Passaredo, mesmo à frente dos negócios da empresa da família.

Segundo o executivo, essa preparação inicial no conhecimento do operacional da empresa até as características de piloto ajudam na condução dos negócios.

Curiosamente, o executivo não tem formação superior -possui curso incompleto de administração de empresas.

"É preciso ter disciplina, foco, precisão. Temos que buscar isso porque mexemos com segurança e com vidas. É grande a cobrança e a pressão, não só no meu trabalho, mas no de todo executivo da empresa", disse.

CHECK-IN

Apesar da atual função, o sonho de criança dele era ser piloto da Força Aérea Brasileira. Felício Filho nasceu em Cajuru em 1977 e viveu em São José dos Campos até os seis anos de idade.

"Desde que me lembro por gente sempre quis ser piloto", afirmou Felício Filho.

Em São José dos Campos, a empresa da família transportava funcionários da Embraer. "O convívio no parque tecnológico do CTA [Centro Tecnológico da Aeronáutica] e na Embraer foi me despertando essa vontade [de ser piloto]", falou.

Buscou cursos de formação em pilotagem, primeiro em Ribeirão Preto, depois em Porto Alegre, onde, segundo ele, estava a melhor escola de aviação do país na época.

A carreira na Passaredo começou em 1996, como copiloto. Quatro anos mais tarde, o hoje diretor-presidente tornou-se comandante.

Assim como os demais pilotos da empresa, Felício Filho também está inscrito nas aulas de instrução para operar nos novos turboélices.

"É como se fosse uma minicabine de Airbus", descreveu durante apresentação do ATR 72 600 em maio.

FAMÍLIA

Há dois anos Felício Filho deixou de voar como piloto pela Passaredo para se dedicar à gestão do negócio.

Tem uma vida atribulada, mas quando tem um tempo livre gosta de voar em seu Cesna, de seis lugares, em cidades da região de Ribeirão. "Os aviões menores nos permitem retomar os voos mais românticos, sem instrumentos. Precisa ter mais sensibilidade porque a operação é só visual", disse.

Casado desde 2001 com Cássia, que conheceu na adolescência em Cajuru, Felício tem três filhos, de nove, oito e um ano de idade.

Apesar de ser de família religiosa, Felício Filho não declara qual religião segue. Disse apenas ser "cristão" quando perguntado. "Há um lado racional, de planejamento de negócios, mas tem o outro da fé, que nos renova a cada manhã", disse.

Todos os aviões da Passaredo levam a inscrição Paz em sua lataria. Os novos turboélices ATR 72-600 foram batizados de Bem-te-vi -um dos pássaros que integram o símbolo da marca da empresa.





RAIO-X - JOSÉ L. FELÍCIO FILHO


VIDA
Nasceu em 10 de janeiro de 1977, em Cajuru
É casado com Cássia e tem três filhos
OBRA
Piloto e diretor-presidente da Passaredo desde 2004
FORMAÇÃO
Curso incompleto de administração de empresas


FRASE


"Antes tínhamos uma operação com dois Airbus-310 em voos regionais e nacionais não regulares [fretados]. Após a crise, focamos no mercado regional em parceria com grandes empresas"
JOSÉ LUIZ FELÍCIO FILHO
diretor-presidente da Passaredo

https://acesso.uol.com.br/login.html?dest=CONTENT&url=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ribeirao/47826%2dcom%2dsangue%2dfrio.shtml&COD_PRODUTO=7
Via CR.

_________________
Rafael
frio - [Passaredo] Com Sangue Frio. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos