Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Gse_multipart13851

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por huvalho Qui 17 maio 2012, 21:32

SBSP - SBRJ dúvida nos procedimentos.
Se eu estou saindo pelo RWY 35 e inicio a curva quando estou a 3400 pés mantendo a 3500 até o final da curva.
Ficando assim SBSP - RWY 35 - DUMO - LOPES.
Minha dúvida é como que eu sei que estou certo na aerovia w53???
E outra dúvida.
Na carta de navegação está escrito para manter 6000 pés até 04 DME CGO RDL 096
Eu não sei onde é 04 DME CGO RDL 096.
Me expliquem por favor.
Depois está escrito para ficar FL100 até LOPES,né???
Como eu sei que eu cheguei em LOPES?
Após isso eu tenho que pegar a w53 que vai até SBSC e o 96 é mudado para 113
Como eu sei que cheguei em SBSC???
Chegando em SBSC eu tenho que pegar o 113 mesmo?
Como eu saio da w53 para pousar em SBRJ pegando AFONSOS ,suponhamos que eu esteja a 15 mil pés quando passo por SBSC?
Recomendem um bom livro para eu aprender tudo sobre isso.

Carta de Saída Dumo SBSP -
http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbsp_dumo_sid_20120308.pdf?CFID=58873efc-6dd6-41ff-9719-51f22f6a95cd&CFTOKEN=0

Carta de Área (Rio- São Paulo) - http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbxp_rio-de-janeiro-sao-paulo_arc_20120308.pdf?CFID=58873efc-6dd6-41ff-9719-51f22f6a95cd&CFTOKEN=0

Carta de Aproximação de SBRJ -
http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbrj_vac_vac_20070607.pdf?CFID=58873efc-6dd6-41ff-9719-51f22f6a95cd&CFTOKEN=0

huvalho
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 17/05/2012
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por cwbspotter Qui 17 maio 2012, 21:58

Como saber se está correto na aerovia?
R: repare que ela é balizada pelo VOR CGO & SCR. E repare na carta que tem uma radial para ser seguida certo? Essa radial é em relação ao VOR, estando alinhado com ele estará certinho na aerovia.

Sobre os 6000 pés:
Após a decolagem manter no máximo 6000 pés até 4 milhas/DME do VOR de Congonhas CGO. Seguir na Radial 096 do VOR de CGO.

10000 pés?
Salvo engano somente restrito até GALE.

Como cheguei em LOPES?
Repare que tem um numero embaixo dele que é 15 certo? Essa é a distancia do ultimo ponto medido até esse, somando todas até ele terá a medida do VOR de CGO. Ou seja se voce estiver a 42mn do VOR de CGO na radial 096 do mesmo, você estará exatamente na vertical do fixo, é assim que se sabe.

Como saber que cheguei a SBSC?
Lembre que ele não baliza a aerovia e sim o VOR dele ou seja SCR. Então se voce estiver na radial mostrada ali e com VOR setado vai ver que o DME vai estar marcando a diatância correta que você está do mesmo.

Bom respondi mais ou menos por cima o que eu não precisava abrir ja que estou no celular se errei algo me acertem ae hehehe. Mais amigo seja bem vindo aqui voce vai aprender muito, alguém ja lhe posta algum link com uma baita explicação sobre cartas que você vai precisar!!


PS: sobre cartas ja encontrei algo aqui no fórum mesmo - https://www.voovirtual.com/t11119-cartas-de-voo-e-aproximacoes-com-os-diversos-detalhes

E aqui tem mais algumas coisas legais, repare que no youtube na lateral quando você abrir esses vídeos terá vários outros relacionados!!
https://www.youtube.com/watch?v=j1FmriawJb0
https://www.youtube.com/watch?v=3sDSlTeTrDA&feature=related
https://www.youtube.com/watch?v=ONwBYu_7lRc&feature=related

Abraços






Última edição por cwbspotter em Qui 17 maio 2012, 23:09, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir erro de soma de milhas)
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por willian402m Qui 17 maio 2012, 22:18

e não confunda Radial com Proa

_________________
Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por huvalho Qui 17 maio 2012, 22:58

GALE fica 16 milhas/DME do VOR de Congonhas CGO , né?

_________________
Quer receber dicas de descontos em livros,filmes,séries,etc...
Acesse o promodicas:
http://www.promodicas.com/

huvalho
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 17/05/2012
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por cwbspotter Qui 17 maio 2012, 23:05

huvalho escreveu:GALE fica 16 milhas/DME do VOR de Congonhas CGO , né?
Afirmo!! 16 milhas conforme a carta e na radial 195 do VOR/BCO. Veja esses links que lhe passei que vai ter uma boa idéia de como "funcionam" as cartas. Eu creio que lhe confundi com o que falei da distância em milhas la na outra menssagem mais ja arrumei o que tinha escrito errado. Essa sua soma é correta.


Abraço Yesyes


Última edição por cwbspotter em Qui 17 maio 2012, 23:25, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir erro...por x vezes)
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por huvalho Sex 18 maio 2012, 13:16

Acho que entendi legal.
Mas,tenho uma dúvida ainda.
O que fazer quando eu cruzar O VOR SCR???
Como faço para de lá chegar em SBRJ?

_________________
Quer receber dicas de descontos em livros,filmes,séries,etc...
Acesse o promodicas:
http://www.promodicas.com/

huvalho
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 17/05/2012
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por cwbspotter Sex 18 maio 2012, 13:26

huvalho escreveu:Acho que entendi legal.
Mas,tenho uma dúvida ainda.
O que fazer quando eu cruzar O VOR SCR???
Como faço para de lá chegar em SBRJ?
Bom, dae entra a STAR. No caso como exemplo podemos usar a KUBOS 1E.que começa antes mesmo do SCR. Veja ela no link: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbrj_aknub-1e-kubos-1e-ropas-1e-rwy-20l-20r-star-_star_20120308.pdf?CFID=292cf804-7dcf-4b3f-b372-ee235c8e8df6&CFTOKEN=0


Abraço thumbsup
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por asjsouzajr Sáb 19 maio 2012, 06:39

huvalho, pelo que pude perceber você ainda não domina muito bem as cartas aéreas. O cwbspotter já te passou o link para algumas fontes de consulta, mas eu te aconselho a dar uma pesquisada na web sobre tutoriais de como interpretar as cartas aéreas (todas wink ) e treine esses tipos de procedimentos na mão mesmo (não fique refém do automatismo), te garanto que vale a pena, você vai ver que a simulação irá ser mais prazerosa thumbsup

recomendo também uma olhada nessa chegada para 02R no post do André, é relativamente antigo (2010), mas com uma explicação excelente sobre o SBRJ além de belíssimas imagens da app feita.

https://www.voovirtual.com/t3143-santos-dumont-brasil?highlight=santos+dumont

Bons voos

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por Paulo Stavis Sáb 19 maio 2012, 10:56

huvalho escreveu:SBSP - SBRJ dúvida nos procedimentos.
1) Se eu estou saindo pelo RWY 35 e inicio a curva quando estou a 3400 pés mantendo a 3500 até o final da curva.
Ficando assim SBSP - RWY 35 - DUMO - LOPES.
2) Minha dúvida é como que eu sei que estou certo na aerovia w53???
E outra dúvida.
3) Na carta de navegação está escrito para manter 6000 pés até 04 DME CGO RDL 096
Eu não sei onde é 04 DME CGO RDL 096.
Me expliquem por favor.
4) Depois está escrito para ficar FL100 até LOPES,né???
5) Como eu sei que eu cheguei em LOPES?
6) Após isso eu tenho que pegar a w53 que vai até SBSC e o 96 é mudado para 113
7) Como eu sei que cheguei em SBSC???
8 )Chegando em SBSC eu tenho que pegar o 113 mesmo?
9) Como eu saio da w53 para pousar em SBRJ pegando AFONSOS ,suponhamos que eu esteja a 15 mil pés quando passo por SBSC?

Algumas já respondias, mas vou complementar:

1) Na saída da 35, você fará uma curva a esquerda com raio máximo de 3nm DME para bloqueio do VOR. Você deve iniciar a curva a, no mínimo, 3400'. Você estará restrito a 6000' até 4nm DME de CGO após o bloqueio. O 3500' que você citou é referente a área proibida 436, que vai do solo até 3500'. Para atingir a aerovia proposta (W53) você fará a saída DUMO c/ transição LOPES e após LOPES já estará na aerovia.

2) Radial 097 de CGO ou Curso 097 de SCR.

3) Quando o DME marcar 4nm você poderá continuar a subida observando a restrição máxima de 10.000' em GALE.

4) FL100 até GALE, após subida liberada a critério do controle.

5) Lopes: Radial 096 de CGO, Radial 117 de BCO e 42nm de CGO.

6) Você prosseguirá na aerovia W53 mantendo Radial 097 de CGO ou Curso 097 de SCR até o VOR de Santa Cruz (e não o aeroporto). Em SCR você iniciará a STAR para SBRJ.

7) Quando você estiver voando na aerovia, mantendo o Curso 096 de SCR, seu CDI mostrará "TO" (você está indo para o VOR). Quando ele passar para "FROM" (você está saindo do VOR) você terá passado por SCR (e não pelo AD como já falei).

8) Voaria a STAR para SBRJ. Caso o voo continuasse pela W53 (digamos que você ia para outro lugar), voaria a Radial ou Curso 113 de SCR ou Curso 113 de MIA.

9) Siga a STAR para SBRJ conforme o cwb falou.

Dê uma estudada no material indicado e procure por tutoriais para o IFR.
Abraço!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas Empty Re: Dúvida SBSP - SBRJ Procedimentos e aerovidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos