Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem. Gse_multipart13851

[Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem.

Ir para baixo

[Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem. Empty [Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem.

Mensagem por cwbspotter Qua 16 maio 2012, 23:50

A cliente comprou passagens aéreas para o trecho Brasília/Rio de Janeiro/Paris, mas houve o cancelamento do voo, o que causou atraso injustificado, e extravio das bagagens, que só foram entregues dias depois.


A TAM Linhas Aéreas foi condenada a pagar R$ 3 mil como compensação por danos morais a uma passageira, devido a má prestação de serviço, atrasos e extravio de bagagem. A cliente comprou passagens aéreas para o trecho Brasília/Rio de Janeiro/Paris. Entretanto, houve o cancelamento do voo, o que causou atraso injustificado, e extravio das bagagens, que só foram entregues dias depois. A TAM alegou que a falha na prestação do serviço aconteceu por culpa exclusiva de terceiros, inexistindo o dever de indenizar, e requereu a improcedência da ação.

O juiz decidiu que "a ré não estava indo para a cidade em que reside. Dirigia-se a país estrangeiro com a finalidade de divertir-se, ou seja, não precisava nem merecia suportar as preocupações oriundas da má prestação dos serviços. Viu-se em outro país em horário diverso do programado, sem seus pertences pessoais e ainda teve que arcar com a expectativa decorrente da localização e entrega destes pertences em momento posterior ao adequado".

De acordo com a sentença, a obrigação do transportador é levar de um lugar a outro previamente convencionado e no termo ajustado, pessoas ou coisas mediante remuneração, conforme entendimento do art. 730 do Código Civil. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.

A TAM não negou o cancelamento do voo. A justificativa foi o intenso tráfego aéreo e a falta de estrutura do sistema que opera os aeroportos locais, situação sob a exclusiva responsabilidade dos órgãos de controle da atividade. No entanto, não trouxe ao processo nenhum elemento que comprovasse a alegada razão para o problema.

A TAM também deixou de entregar a bagagem à passageira no momento em que ela desembarcou, vindo a fazê-lo dias depois. O esforço para encontrar as bagagens e fazê-las chegar às mãos do passageiro é o mínimo devido por quem falhou na prestação adequada do serviço.

O juiz da 21ª Vara Cível de Brasília julgou procedente o pedido para condenar a ré a pagar R$ 3 mil como compensação por danos morais. Cabe recurso da sentença, no prazo de 15 dias, a contar da publicação da sentença.

(Nº do processo: 2011.01.1.231573-0).

Fonte: TJDFT
Via CR.
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem. Empty Re: [Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem.

Mensagem por cwbspotter Qua 16 maio 2012, 23:55

Tendo que pagar somente isso de multa, compensa não investir em treinamento, em segurança, e tudo mais que é preciso que uma mala consiga partir de A e chegar a B sem maiores problemas. Se a multa fosse em torno de 20, 30 mil, quem sabe as coisas fossem para frente. thumbsdown

_________________
Rafael
[Brasil] Empresa aérea é condenada por atraso e extravio de bagagem. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos