Projeto King Air 350
Página 7 de 10 • Compartilhe •
Página 7 de 10 •
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 
Re: Projeto King Air 350
Fala pessoal, domingão frio e chuvoso por aqui, nada melhor do que aquecer carregando pedra.
Eu tenho mais de 300 fotos que baixei para esse projeto, quase 2 horas de videos, sem contar manuais e desenhos e... bom, bastante material.
Então hoje, decidi deixar pronta a base do overhead, apenas a base, pois preciso dela na posição para poder trabalhar no teto do King Air e preciso do teto para o acabamento das ventarolas, depois o acabamento final do interior.
Tenho todas as medidas do overhead, até o diâmetro dos botões e o tamanho exato das fontes usadas nas inscrições informativas, parafusos, cor, espessuras, tudo... menos os ângulos. Foi o dia inteiro analisando todo esse material para achar os tais ângulos. Mas, no fim, acabou dando certo.
Deixo algumas fotos, uma delas mostrando algumas ferramentas muito úteis para "malucos" como nós.
As outras são da base do overhead, 2 simples pedaços de madeira que me custaram um dia inteiro. Mas enfim, essa é a graça!
Grande abraço
Urubu

Eu tenho mais de 300 fotos que baixei para esse projeto, quase 2 horas de videos, sem contar manuais e desenhos e... bom, bastante material.
Então hoje, decidi deixar pronta a base do overhead, apenas a base, pois preciso dela na posição para poder trabalhar no teto do King Air e preciso do teto para o acabamento das ventarolas, depois o acabamento final do interior.
Tenho todas as medidas do overhead, até o diâmetro dos botões e o tamanho exato das fontes usadas nas inscrições informativas, parafusos, cor, espessuras, tudo... menos os ângulos. Foi o dia inteiro analisando todo esse material para achar os tais ângulos. Mas, no fim, acabou dando certo.
Deixo algumas fotos, uma delas mostrando algumas ferramentas muito úteis para "malucos" como nós.
As outras são da base do overhead, 2 simples pedaços de madeira que me custaram um dia inteiro. Mas enfim, essa é a graça!
Grande abraço
Urubu

Marco Antonio Ferrarini- Primeiro-Tenente

-

Inscrito em: 04/05/2012
Reputação: 10
Nacionalidade:
Boa tarde a todos.
Andei ocupado por uns dias, mas hoje pude dar uma adiantada no projeto.
Iniciando acabamento interno.
Colei dois pedaços de cabo de telefone, aqueles achatados, acompanhando os contornos das janelas.
Do cabo que "veda" o acrílico até o cabo de telefone, usei massa para deixar horizontal, o restante das bordas continua em ângulo. Posteriormente será colada a parede interna e a junção será lixada para formar outro ângulo, como existe no modelo de king air que escolhi.
Mas ainda é a primeira massa, depois vem a segunda mão para então lixar e deixar pronto para a pintura.
Por falar em modelo, como as dimensões da cabine são as mesmas, tenho uma certa liberdade para escolher.
Minha ideia inicial era o modelo 350, com painel analógico, mais gps e o radar padrão.
Mas também gosto muito dos modelos "i", que usam as telas proline 21.
Ocorre que não há esse tipo de instrumento para o FSX, como até já foi aqui discutido.
Mas às vezes a gente acorda inspirado e vêm umas ideias... montei uma adaptação de outros instrumentos, coisa de maluco. O fato é que estou bem perto de conseguir chegar lá.
Já tenho funcionando fms, moving map e o AP, tudo coordenado. O PFD está quase pronto, só falta ajustar o radar e montar os instrumentos de motor. Se eu conseguir fazer funcionar tudo junto, vai sair um C90i ou um 350i.
Por hoje é isso, até a próxima.
Urubu

Andei ocupado por uns dias, mas hoje pude dar uma adiantada no projeto.
Iniciando acabamento interno.
Colei dois pedaços de cabo de telefone, aqueles achatados, acompanhando os contornos das janelas.
Do cabo que "veda" o acrílico até o cabo de telefone, usei massa para deixar horizontal, o restante das bordas continua em ângulo. Posteriormente será colada a parede interna e a junção será lixada para formar outro ângulo, como existe no modelo de king air que escolhi.
Mas ainda é a primeira massa, depois vem a segunda mão para então lixar e deixar pronto para a pintura.
Por falar em modelo, como as dimensões da cabine são as mesmas, tenho uma certa liberdade para escolher.
Minha ideia inicial era o modelo 350, com painel analógico, mais gps e o radar padrão.
Mas também gosto muito dos modelos "i", que usam as telas proline 21.
Ocorre que não há esse tipo de instrumento para o FSX, como até já foi aqui discutido.
Mas às vezes a gente acorda inspirado e vêm umas ideias... montei uma adaptação de outros instrumentos, coisa de maluco. O fato é que estou bem perto de conseguir chegar lá.
Já tenho funcionando fms, moving map e o AP, tudo coordenado. O PFD está quase pronto, só falta ajustar o radar e montar os instrumentos de motor. Se eu conseguir fazer funcionar tudo junto, vai sair um C90i ou um 350i.
Por hoje é isso, até a próxima.
Urubu

-

Nacionalidade:
Nossa ta perfeitão hein
O bom é que agora você tem duas opções de painel o analógico e o digital.
Como você fez para modificar para o modelo "i" que você citou?
Você fez tipo um merge com outros painéis?
Esse vai dar gosto de voar.
Que capricho, a aeronave real nem vai chegar perto desta sua.
Valeu
Maurici
Valeu
Maurici
Maurici Anesi- Segundo-Tenente

-

Inscrito em: 11/12/2011
Reputação: 5
Simulador preferido: FS2004
Emprego/lazer: Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade:
Maurici Anesi escreveu:Nossa ta perfeitão hein
Valeu
Maurici
Valeu meu amigo.
Sobre o painel "glass", ainda falta ajustar algumas coisas; em princípio, o plano é fazer o painel analógico.
Se eu conseguir fazer funcionar tudo junto no outro modelo, então mudarei para esse pro line "made by urubu".
Estou fazendo uma espécie de montagem com vários instrumentos para a parte de navegação. As indicações de motor eu vou fazer em xml. Vamos ver no que dá.
Se der tudo certo, disponibilizarei para o pessoal.
Grande abraço
Urubu

-

Nacionalidade:
Marcos primeiramente muito prazer em conhecelo fico adimirado com tanto empenho e talento, sua participação neste fórum so vem enriquecer esta comunidade com seus conhecimentos, espero aprender bastante com você pois sou novato estou com meu cockpit do f18 hornet em andamento apenas a alguns meses e tenho muito a fazer quero aconpanhar e aprender com seu cockpit que é fantastico parabens pelo otimo trabalho.
Grande abraço
Grande abraço

Gilber- Segundo-Tenente

-

Inscrito em: 23/10/2011
Reputação: 2
Simulador preferido: fsx f18 hornet
Nacionalidade:
Gilber escreveu:Marcos primeiramente muito prazer em conhecelo fico adimirado com tanto empenho e talento, sua participação neste fórum so vem enriquecer esta comunidade com seus conhecimentos, espero aprender bastante com você pois sou novato estou com meu cockpit do f18 hornet em andamento apenas a alguns meses e tenho muito a fazer quero aconpanhar e aprender com seu cockpit que é fantastico parabens pelo otimo trabalho.
Grande abraço
Fala Gilber
O prazer é meu.
Obrigado pela força e parabéns pelo teu trabalho, que também acompanho.
Será uma honra trocar conhecimentos, porque, pelo que vi no teu tópico, voce está mais para professor do que aprendiz.
Mas sábio mesmo, talvez seja aquele que se mantem no eterno aprendizado.
Grande abraço
Urubu

-

Nacionalidade:
Grande Urubu!
Seu projeto está cada vez mais incrível e mais real. Parabéns!
Sobre a idéia de fazer um grupo de desenvolvimento, pode contar comigo. Principalmente para o X-Plane.
Abraços.
Sobre a idéia de fazer um grupo de desenvolvimento, pode contar comigo. Principalmente para o X-Plane.
Abraços.

Joz- Major

-

Inscrito em: 23/10/2011
Reputação: 73
Simulador preferido: X-Plane
Emprego/lazer: Controlador de tráfego Aéreo
Nacionalidade:
Joz escreveu:Grande Urubu!
Abraços.
Grande Joz
Valeu.
Sobre o grupo, já somos dois então.
Surgindo pelo menos mais uns 3 interessados (salvo melhor juizo), podemos botar pra funcionar, tanto para o x-plane quanto para os FS 9 e X.
Mas, sempre existem outras opções para quem quiser e/ou puder... aqui mesmo no Brasil, já vi paineis de cessna 172 pela módica quantia que varia entre 7.000 e 18.000 reais.
E já vem tudo prontinho, uma jóia.
Mas, como o Voo Virtual é um forum para troca de ideias e esta seção trata de cockpits caseiros, ou seja, feitos em casa, minha proposta foi:
Mostrar, de graça, como fazer a mesma coisa gastando no máximo R$ 500,00. A diferença é que o interessado teria que por a mão na massa.
Grande abraço.
Aproveito para dizer um olá aos amigos; o Urubu andou voando além das fronteiras pois precisou resolver (ou descascar) uns pepinos; mas já está de volta, tirando a poeira do king Air e logo postará algumas fotos dos futuros progressos.
Abraço a todos.

-

Nacionalidade:
Marco Antonio Ferrarini escreveu:
Aproveito para dizer um olá aos amigos; o Urubu andou voando além das fronteiras pois precisou resolver (ou descascar) uns pepinos; mas já está de volta, tirando a poeira do king Air e logo postará algumas fotos dos futuros progressos.
Abraço a todos.
Otima noticia, adiante amigo
, abraços_________________

Voar, triunfo da evolução
Edenio Rodrigues

Inventor- Brigadeiro

-

Inscrito em: 07/12/2010
Reputação: 247
Emprego/lazer: Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade:
Boa noite pessoal
Para o grupo de desenvolvimento, pode contar comigo tambem.
Se reunirmos uma equipe, poderemos fazer um cockpit bem bacana e o pessoal do forum poderá construir tambem.
Valeu, bons voos a todos
Maurici
Se reunirmos uma equipe, poderemos fazer um cockpit bem bacana e o pessoal do forum poderá construir tambem.
Valeu, bons voos a todos
Maurici
Maurici Anesi- Segundo-Tenente

-

Inscrito em: 11/12/2011
Reputação: 5
Emprego/lazer: Tecom / TRG Fitness
Nacionalidade:
Gostaria de parabenizar o amigo Marco pelo maravilhoso trabalho. Eu. como simples aprendiz que sou, estou maravilhado com o que vi até agora!
Lendo, absorvendo informações e me enriquecendo com tanto conhecimento aqui partilhado.
Estou ansioso para ver os novos progressos. Parabéns.
Lendo, absorvendo informações e me enriquecendo com tanto conhecimento aqui partilhado.

Ricardo Gonçalves- Tenente-Coronel

-

Inscrito em: 21/01/2012
Reputação: 56
Simulador preferido: FSX, XP-10
Emprego/lazer: Empresário
Nacionalidade:
Inventor escreveu:
Otima noticia, adiante amigo, abraços
Sempre, meu caro Edenio.
Maurici Anesi escreveu:Boa noite pessoal
Valeu, bons voos a todos
Maurici
Valeu Maurici, então agora somos 3; o Joz com a parte técnica pricipalmente do x-plane, voce com a arte em 3d e eu nos rabiscos da "carpintaria"; vamos aguardar, quem sabe apareça mais uns dois malucos.
Ricardo Gonçalves escreveu:Gostaria de parabenizar o amigo Marco pelo maravilhoso trabalho. Eu. como simples aprendiz que sou, estou maravilhado com o que vi até agora!
Lendo, absorvendo informações e me enriquecendo com tanto conhecimento aqui partilhado.![]()
Fala Ricardo, muito obrigado por suas palavras de incentivo. Acho que todos nós temos coisas para ensinar e coisas ainda por aprender. E uma boa coisa de se aprender é esse espírito de humildade que voce demonstra.
E como de praxe, não vou perder a oportunidade de mostrar mais algumas fotos.
Bem, cheguei em casa há 2 dias, então só deu tempo de tirar a poeira da cabine e iniciar os ajustes da lateral interna esquerda. Eu já havia feito e fixado as bases de madeira, onde vou instalar caixa de fusiveis, seletora de combustível, saídas de fones, tomada de oxigenio de emergencia e afins. Isso porque farei estas partes em módulos, como no real. A lateral também já havia sido cortada, então só fixei para testar e corrigir os defeitos dos cortes.
Cabe um comentário: quando se faz uma cabine, pelo menos na minha maneira de pensar, voce bola o que vai fazer, pesquisa tudo que puder, faz desenhos, de preferência uma maquete em escala. Antes, já arrumou um espaço, convenceu/conquistou quem divide o ambiente com voce, pensou na sujeira, no arranjo dos fios e localização do PC, isolou o espaço para o seu gato não afiar as unhas na pintura ou o cachorro marcar território nela... beleza, mas quando parte para "bater laje" vai percebendo que um detalhe ou outro inevitavelmente escapa. Esteja sempre aberto a correções e se for preciso, desfaça e faça outra vez. Se a gente olhar os projetos por aí, existem verdadeiros primores de construção. Tem gente que publica filmes e fotos, nossa..., parece uma linha de montagem alemã, tudo brilha, tudo organizado.
Uma coisa posso afirmar: a realidade não é bem essa. É impossível evitar a bagunça assim como pequenos erros no projeto.
O macete é estabelecer estágios. Cumpriu tua meta daquele dia, limpa, organiza. Isso facilita teu trabalho de amanhã.
Na hora de mostrar, voce tira a foto, voce monta o ambiente.
Eu vejo e até conheço pessoalmente construtores que usam um ferramental de outro mundo, principalmente os americanos (aquele pessoal que vive num parque temático). Tudo em CAD, cortado a laser, contagem regressiva para acender o primeiro led... óculos de proteção até para se proteger de mau olhado. Manual até para executar o fs.
Não estou criticando, pelo contrário, tenho até aquela inveja positiva, porque eu queria ser assim, mas não sou. Gosto do improviso. Eu pensei nesse king Air e fui fazendo. Tem coisas que serão necessárias, as quais ainda nem pensei em como fazer, porque para cada avião é uma história diferente. Só sei que sempre consigo dar um jeito, então, bola prá frente. O legal para mim, é ir vencendo os obstáculos.
Por isso, não faço "produção" para tirar as fotos. Voces podem ver claramente os recortes e picotes mal feitos, tudo fruto de erros que precisam ser corrigidos. O importante é que a coisa fique firme, funcione, e que o acabamento final cubra as "burradas".
Na primeira foto, em detalhe, a ventarola. No king air é uma coisa complicada de fazer. Peguem uma foto de um modelo real e notem as curvas e torções na parte de baixo e no pilone do para-brisas. Para fazer isso em madeira, tem que rebolar.
Eu uso pedaços ou tiras de chapas de raio-x para fazer moldes, não economizo fita crepe e não me preocupo em aparafusar as partes, mesmo onde vai ser apenas colado, porque depois de ajustado, o acabamento vai tapar o furo.
O teto vai ser outro capítulo à parte, pois é côncavo, e ainda tem uma barra de metal por onde corre um quebra-sol, ou melhor, um de cada lado. Ainda estou pensando em como fazer esse danado! Só sei que vou fazer e "period".
Então, só posso dizer, escolha bem o material que vai usar, as ferramentas, tenha sempre um aspirador de pó por perto e pense muito no jeito melhor de fazer as coisas. E esse jeito eu posso afirmar: É sempre o jeito mais simples.
Grande abraço
Urubu

-

Nacionalidade:
Só uma pergunta crucial para saber se o projeto realmente valerá o investimento (tempo)... a ventarola vai abrir pra poder correr uma brisa? rsrsrsrs grande abraço, não vejo a hora de comprar minha passagem, boa sorte e é assim mesmo como você descreveu..

Thiago- Tenente-Coronel

-

Inscrito em: 04/03/2011
Reputação: 51
Emprego/lazer: Arquiteto
Nacionalidade:
Thiago escreveu:Só uma pergunta crucial para saber se o projeto realmente valerá o investimento (tempo)... a ventarola vai abrir pra poder correr uma brisa? rsrsrsrs grande abraço, não vejo a hora de comprar minha passagem, boa sorte e é assim mesmo como você descreveu..
Fala Thiago
Cara, voce me pegou nessa.
Quando eu estava projetando a cabine, depois de desenhar o básico, fui pensando nos detalhes.
Vai ter isso, aquilo, vou fazer assim e assado... e chegou na tal ventarola.
Botei o tico e o teco pra conversarem e os miseráveis decidiram que seria bobagem, porque não seria usada.
Hoje me arrependo de ter dado ouvidos aos dois, o tico e o teco.
Seria fácil de fazer, sem mistério, e ficaria mais realista, sei lá, tipo um charminho a mais.
Só que agora Ines é morta, não dá pra cortar sem desmanchar a shell.
Pelo menos vou simular a abertura e colocar aquele fecho de fusca, característico dos king air.
Acaba ficando como lição, se é que posso chamar assim, aos futuros construtores: Se tiver uma ideia, faça.
Num projeto grande, um dia a mais não faz diferença.
Depois fica como eu, com cara de quem perdeu o velório da sogra.
Grande abraço
Urubu

-

Nacionalidade:
Bom dia Grande Urubu!
Estou aqui em um pausa no D.O. de LAX da cia. Quero recepcionar o amigo na sua volta ao projeto. Mas me figa uma coisa, voltaste aos charters Europeu??
Um grande abraço ao amigo e estou acompanhando!!
Estou aqui em um pausa no D.O. de LAX da cia. Quero recepcionar o amigo na sua volta ao projeto. Mas me figa uma coisa, voltaste aos charters Europeu??
Um grande abraço ao amigo e estou acompanhando!!

flypilot- Segundo-Tenente

-

Inscrito em: 23/04/2012
Reputação: 1
Simulador preferido: FSX
Emprego/lazer: Comandante de Boeing 777-200
Nacionalidade:
Página 7 de 10 •
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 
Página 7 de 10
Permissão deste fórum: