Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. Gse_multipart13851

[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões.

3 participantes

Ir para baixo

[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. Empty [Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões.

Mensagem por cwbspotter Sex 04 maio 2012, 09:16


Mudança ocorre após testes e não há risco aos passageiros, diz empresa.
Anac confirma homologação para operação; sindicato critica medida.

A Gol foi autorizada a usar três comissários, em vez dos quatro habituais, em voos com aeronaves do modelo Boeing 737-700, que correspondem a cerca de um terço da frota atual (43 aeronaves) e com os quais a empresa realiza a maioria de seus voos nacionais. A medida já foi adotada em um voo recente, segundo relato feito por um leitor do G1 e confirmado pela Gol.
Segundo a companhia aérea, a redução do número de comissários foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a realização de testes de segurança. Até 2010, o número de comissários necessários a bordo no Brasil levava em conta o número de saídas de emergência da aeronave, mas a norma foi modificada e, desde então, para que a empresa seja certificada a operar com menor número de comissários, a Anac exige testes de evacuação.

A agência informou que a demonstração de evacuação de emergência foi realizada pela Gol em 31 de outubro de 2011 e que, após análises internas, a companhia foi autorizada a utilizar três comissários no Boeing 737-700. A data da homologação não foi divulgada.
A empresa diz que tomou a medida como forma de cortar gastos e que já havia informado, em 2011, que ela estava em estudo. Em nota enviada ao G1, a Gol informa que "vem estudando alternativas que visem a sustentabilidade de suas operações. Dentre as medidas tomadas, a companhia já recebeu homologação da Agência Nacional de Aviação Civil para operar com três comissários em suas aeronaves Boeing 737-700, que correspondem a cerca de 30% de sua frota, considerando a frota da Gol e Webjet combinadas".
Desde o início do ano, após a divulgação de balanço financeiro no qual apresentou prejuízo de cerca de R$ 700 milhões em 2011, a empresa divulgou cortes na tripulação e no número de voos para reduzir os custos. Em 12 de abril, a companhia suspendeu o serviço de bordo e o cliente tem de pagar por sanduíches, snacks ou bebidas quentes, cervejas, refrigerantes e sucos, entre outros. A água será dada ao cliente, segundo a Gol, caso ele peça.
Na nota enviada ao G1 sobre o corte de comissários a bordo, a Gol diz que, para colocar em vigor a medida, "é necessário treinar sua tripulação nos procedimentos do novo formato" e que "esta já é uma prática adotada internacionalmente e é realizada de modo a garantir os altos níveis de segurança de seus clientes e colaboradores, item prioritário de sua política de gestão".

Sindicato critica
"As empresas estão diminuindo cada vez o número de tripulantes. Comissário não é um mero bandejeiro, uma garçonete. É um profissional treinado para garantir a segurança de voo", critica Carlos Camacho, diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
"Se ocorrer um acidente, um incêndio, qualquer coisa a bordo e for necesário uma evacuação, é preciso um profissional qualificado, um comissário que conheça o ambiente e saiba coordenar isso mesmo sob condições adversas, como fumaça ou fogo. Só um comissário sabe a localização das saídas de emergência e de extintores, os procedimentos para retirada de crianças e idosos e o que precisa realmente ser feito. Não é possível delegar uma função destas a um passageiro", acrescenta ele.

Para ele, "a retirada de um comissário afeta todo o voo".

"Em uma possível evacuação, uma das portas ou saída de emergência poderá contar com apenas um tripulante e haverá riscos. Em uma simulação é tudo combinado. Você usa seus melhores profissionais, treinados, para que a evacuação dê certo. Em um acidente, não tem jogo combinado. Nada acontece como esperado", critica Camacho.
Apesar de ter o aval para reduzir o número de tripulantes a bordo, o Gol ressalta que o procedimento ainda não entrou em operação. "É necessário treinar sua tripulação nos procedimentos do novo formato", informou em nota a Gol.
A reportagem recebeu via VC no G1 o relato de uma ocorrência em um voo recente em que apenas três comissários estavam presentes e foi solicitado a um passageiro que, se necessário, atuasse na remoção do restante a bordo. A Gol confirmou que o fato ocorreu, mas disse que a companhia não divulgou quando foi e nem qual o percurso afetado. Explicou que o caso foi fora do planejado porque um tripulante teve problemas de saúde e como já havia a autorização, o corte na tripulação foi realizado.
A companhia ressaltou que é um procedimento mundial a orientação de passageiros que estejam sentados na saída de emergência para que saibam operar em uma possível evacuação e que, por isso, as poltronas não são utilizadas por idosos ou crianças.

Após a divulgação do déficit no ano passado, o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Junior, anunciou que estão sendo eliminados entre 80 e 100 voos diários (essa revisão da malha teve início em março e deve ser concluída em abril). O número equivale a 8% dos voos diários totais da Gol e da WebJet.

Fonte G1: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/gol-e-autorizada-cortar-1-dos-4-comissarios-de-30-de-seus-avioes.html
Via CR.

_________________
Rafael
[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. Empty Re: [Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões.

Mensagem por Bruno Nascimento Sex 04 maio 2012, 09:24

Daqui a pouco só vai ter o cmte em voo!

E para atender os pax uma cms eletrônica andando no meio do corredor, coloca a moedinha lá e pega seu lanche. pinch

_________________
[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. 239102
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 36
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. Empty Re: [Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões.

Mensagem por José Augusto Lima Sex 04 maio 2012, 09:28

A Gol é uma das Maiores empresas Nacionais e na mesma proporção
é sua péssima Administração. Com esses cortes, muitos passageiros
inclusive eu, vou migrar para as concorrentes... [Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. 902405
José Augusto Lima
José Augusto Lima
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2009
Mensagens : 1920
Reputação : 79
Idade : 72
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

http://tecnojato.jau@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões. Empty Re: [Brasil] GOL é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% dos seus aviões.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos