Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Gse_multipart13851

Sistema de Navegação Inercial - 737-200

4 participantes

Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Leber Dom 22 Abr 2012, 18:29

Senhores, Boa !

Estou com uma dúvida referente a programação do Sistema de Navegação Inercial do 737-220, Tinmouse. Como o addon funciona tanto no FSX como FS9, acho que este é o lugar certo para fazer a postagem.

Pois bem, lendo sobre o assunto citado no título desta mensagem, verifiquei que para tornar este sistema de navegação funcional, é necessário baixar e instalar no FSX o CIVA (Caroussel IV A) INS Gauge. Até aí tudo bem, instalei o mesmo, está "ligando" tudo certo. O problema começa, quando tento setar a latitude e longitude para o alinhamento inicial do sistema. Quando insiro estes dados nos campos pré determinados, não consigo apertar a tecla "insert" não ativando assim os dados no sistema, para o início do alinhamento.

Enfim, procuro alguém com conhecimento neste procedimento, para me ajudar na configuração deste sistema de navegação.

Obrigado desde já,


_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Bayma Ter 24 Abr 2012, 20:24

Caro Leber, recebi sua mensagem.

Ainda não estou usando navegação inercial no Tinmouse 737-200. Na verdade, estou dando uma "geral" na versão 1.40 de acordo com o que está descrito no manual que acompanha este simulador.

Por enquanto apenas sei que a integração do CIVA INS com o painel do Tinmouse se dá apenas na versão 1.50 do CIVA.

Desculpe por não lhe trazer mais informações. thumbsup


_________________
Dell XPS 8940
CPU: Intel i7-10700 8 núcleos (16 threads) 2.90 GHz (boost desativado)
RAM: 16 GB DDR4-2933
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Leber Ter 24 Abr 2012, 22:26

Bayma escreveu:Caro Leber, recebi sua mensagem.

Ainda não estou usando navegação inercial no Tinmouse 737-200. Na verdade, estou dando uma "geral" na versão 1.40 de acordo com o que está descrito no manual que acompanha este simulador.

Por enquanto apenas sei que a integração do CIVA INS com o painel do Tinmouse se dá apenas na versão 1.50 do CIVA.

Desculpe por não lhe trazer mais informações. thumbsup


Opa, tranquilo Bayma !

Pois é, estou com a versão 1.51 do CIVA, a mais recente, e não consigo inserir os dados inicias pro sistema ter um ponto de referência de navegação. Quase decorei os manuais que acompanham o gauge...

Mesmo assim, agradeço pelo retorno da mesma forma !

grande abraço

Edit 1

Senhores,

Finalmente consegui resolver o problema que eu vinha tendo com o CIVA, acoplado ao 732 ! Não sei se o erro foi meu , da Microsoft ou da Delco que desenvouveu o gauge, mas a solução foi muito simples.

Digamos que para o alinhamento inicial do INS, você precisa inserir a latitude e longitude do gate/estacionamento que a aeronave esta estacionada. Desta forma, pressionando shift+z, o próprio FSX nos dá estas informações no seguinte formato: S 52º321.84´e W 48.837.32. Até aí tudo bem, a primeira cordenada que é a latitude eu inseria tranquilamente, o problema era com a longitude (W) que o gauge não aceitava de forma alguma, não sendo possível assim o alinhamento completo do 732. Resolvi então, tentar o alinhamento no hemisfério norte, como a maioria dos vídeos-tutoriais que eu tinha visto, onde as cordenadas apareciam da seguinte maneira: N 32.123.00 e W 154.321.00, e tentei programar o INS e para minha surpresa o gauge aceitou as cordenadas, e logo vi a solução para o meu problema. Voltei para o hemisfério sul, para o mesmo local da cordenada inicial e adicionei um 0 no início da cordenada da longitude (W) e tudo certo !, consegui finalmente alinhar o Sistema de Navegação Inercial do 737-200.

Então como falei antes, não sei se o padrão normal é sempre a cordenada da longitude é sempre ter três digitos iniciais e eu não sabia, ou então o FSX traz a informação errada, realmente não sei.

Enfim, achei interessante trazer a informação aos colegas pois quebrei a cabeça por umas 2 semanas, e se alguém daqui pra frente estiver interessado, tiver dúvidas sobre o sistema, tenho um pouco mais de "know-how" pra compartilhar.

Grande abraço


Última edição por Leber em Sex 27 Abr 2012, 07:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Problema Resolvido !)

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Seg 09 Set 2013, 16:22

Ressuscitando tópico

Olá, amigos. estou com dificuldades no CIVA... consigo inserir os dados, alinhar, tudo certo, porem, na hora de por o CIVA para "comandar" a aeronave, não funciona... será que só funciona com o painel mais moderno que acompanha a aeronave? pois estou usando o mais antigo, o original... será isso??? grato a todos.
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Leber Seg 09 Set 2013, 18:07

Olá Luiz,

Normalmente o CIVA e acionado quando você "liga" o heading da aeronave, pelo menos é essa a configuração default.

Em qual aeronave você está tentando utilizar o sistema?

Abraço e Welcome ao VV !

thumbsup 

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Seg 09 Set 2013, 18:47

Opa! obrigado por responder. estou usando o Boeing 737-200 tinmouse V1.40 com painel clássico em Widescreen. mais não consegui por ele pra seguir os fixos...
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Ecosta Seg 09 Set 2013, 18:55

Leber escreveu:
Bayma escreveu:Caro Leber, recebi sua mensagem.

Ainda não estou usando navegação inercial no Tinmouse 737-200. Na verdade, estou dando uma "geral" na versão 1.40 de acordo com o que está descrito no manual que acompanha este simulador.

Por enquanto apenas sei que a integração do CIVA INS com o painel do Tinmouse se dá apenas na versão 1.50 do CIVA.

Desculpe por não lhe trazer mais informações.  thumbsup

Opa, tranquilo Bayma !

Pois é, estou com a versão 1.51 do CIVA, a mais recente, e não consigo inserir os dados inicias pro sistema ter um ponto de referência de navegação. Quase decorei os manuais que acompanham o gauge...

Mesmo assim, agradeço pelo retorno da mesma forma !

grande abraço

Edit 1

Senhores,

Finalmente consegui resolver o problema que eu vinha tendo com o CIVA, acoplado ao 732 ! Não sei se o erro foi meu , da Microsoft ou da Delco que desenvouveu o gauge, mas a solução foi muito simples.

Digamos que para o alinhamento inicial do INS, você precisa inserir a latitude e longitude do gate/estacionamento que a aeronave esta estacionada. Desta forma, pressionando shift+z, o próprio FSX nos dá estas informações no seguinte formato: S 52º321.84´e W 48.837.32. Até aí tudo bem, a primeira cordenada que é a latitude eu inseria tranquilamente, o problema era com a longitude (W) que o gauge não aceitava de forma alguma, não sendo possível assim o alinhamento completo do 732. Resolvi então, tentar o alinhamento no hemisfério norte, como a maioria dos vídeos-tutoriais que eu tinha visto, onde as cordenadas apareciam da seguinte maneira: N 32.123.00 e W 154.321.00, e tentei programar o INS e para minha surpresa o gauge aceitou as cordenadas, e logo vi a solução para o meu problema. Voltei para o hemisfério sul, para o mesmo local da cordenada inicial e adicionei um 0 no início da cordenada da longitude (W) e tudo certo !, consegui finalmente alinhar o Sistema de Navegação Inercial do 737-200.

Então como falei antes, não sei se o padrão normal é sempre a cordenada da longitude é sempre ter três digitos iniciais  e eu não sabia, ou então o FSX traz a informação errada, realmente não sei.

Enfim, achei interessante trazer a informação aos colegas pois quebrei a cabeça por umas 2 semanas, e se alguém daqui pra frente estiver interessado, tiver dúvidas sobre o sistema, tenho um pouco mais de "know-how" pra compartilhar.

Grande abraço
A resposta é sim!
O padrão normal para a longitude são três dígitos porque a longitude apresenta valores de 0 a 180 graus.
[]`s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Leber Seg 09 Set 2013, 21:14

Luiz Fernandes escreveu:Opa! obrigado por responder. estou usando o Boeing 737-200 tinmouse V1.40 com painel clássico em Widescreen. mais não consegui por ele pra seguir os fixos...
Luiz,

Muito estranho, pois esse sistema funciona muito bem no Tinmouse, já me diverti um bocado nele, mas vamos lá !

Verifique se você esta realizando o alinhamento corretamente, inserindo as coordenadas com a aeronave totalmente estabilizada. Verifique também, se está posicionando a chave seletora de "align" para "nav" antes da decolagem. Caso isto não resolva, não esqueça que o INS não funciona exatamente omo o GPS default, e você tem que aproar a anv para o primeiro fixo que voce inseriu no sistema.

Abraço

Ecosta escreveu:
A resposta é sim!
O padrão normal para a longitude são três dígitos porque a longitude apresenta valores de 0 a 180 graus.
[]`s
Ecosta
Valeu Ecosta,

Na época desse post "me bati" um bocado para descobrir isso, mas depois foi que é uma beleza "

Abraço
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Seg 09 Set 2013, 21:42

opa!! vlw pela resposta. vou verificar aqui essas opções. Very Happy
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Qui 26 Set 2013, 14:50

Luiz Fernandes escreveu:opa!! vlw pela resposta. vou verificar aqui essas opções. Very Happy
Opa!! vlw ai pessoal!! consegui finalmente voar com o inercial. só que com o painel sp177, porem, com o sp77 não consegui... não sei se pelo fato do sp77 não ter o botão L NAV. fica a duvida... ehehehe!! no mais, agradeço a disponibilidade dos Cmtes!!! Very Happy

ah, pessoal, meu painel sp177 widescreen não tem o autobrake e os dois botões acima dele tb não aparece... o que pode ser??? o_O

problema resolvido!!! consegui corrigir o problema no fórum da tinmouse. Very Happy
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Leber Sex 27 Set 2013, 08:44

[quote="Luiz Fernandes"só que com o painel sp177, porem, com o sp77 não consegui... não sei se pelo fato do sp77 não ter o botão L NAV. fica a duvida... ehehehe!! no mais, agradeço a disponibilidade dos Cmtes!!! Very Happy[/quote]
Luiz,

Se não me falha a memória, na ausência do botão LNAV, o INS é "acionado" pela tecla heading. No manual tem algo a respeito disso.

thumbsup 

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Sex 27 Set 2013, 18:01

Leber escreveu:Se não me falha a memória, na ausência do botão LNAV, o INS é "acionado" pela tecla heading. No manual tem algo a respeito disso.
opa!! vlw Leber. vou verificar isso aqui, depois posto se consegui!! aplauso

pessoal, dei uma editada aqui, para perguntar sobre o HDG do painel sp77, pois ele possui 3 posições, e a duvida é em qual delas colocar para que siga o INS CIVA? pois não sei o que estou fazendo de errado, que não consigo fazê-lo seguir a rota. só consegui no painel sp177, o qual tem o botão LNAV. confused
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Sáb 28 Dez 2013, 14:44

Reativando Tópico

pessoal, finalmente consegui!!! vlw. Very Happy
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Leber Sáb 28 Dez 2013, 17:59

Luiz Fernandes escreveu:pessoal, finalmente consegui!!! vlw. Very Happy

Luiz,

Que bom que tenha resolvido seu problema !, entretanto sugiro que veja as  regras do fórum, pois neste caso acaba de desrespeitar a de nº 21.

Estou editando seu tópico para que fique de acordo com a regra.

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Luiz Fernandes Sáb 28 Dez 2013, 23:40

Leber escreveu:
Luiz Fernandes escreveu:pessoal, finalmente consegui!!! vlw. Very Happy

Luiz,

Que bom que tenha resolvido seu problema !, entretanto sugiro que veja as  regras do fórum, pois neste caso acaba de desrespeitar a de nº 21.

Estou editando seu tópico para que fique de acordo com a regra.
ok, Leber, ficarei atento na próxima. vlw muito obrigado! Very Happy
Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 07/02/2011
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 56
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Téc. Informática / Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de Navegação Inercial - 737-200 Empty Re: Sistema de Navegação Inercial - 737-200

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos