Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Alvega em Seg 02 Jun 2008, 00:25

Review Digital Aviation Fokker 70-100


A Fokker

A Fokker é uma empresa Holandesa e os modelos 70 e 100 foram construídos para atender rotas domésticas e regionais. A Fokker anunciou o Fokker 100
ao mundo em 1983 e em 1987 ele realizou seu primeiro vôo. O Fokker 70 nada mais é que um Fokker 100 mais curto e com os motores um pouco menos potentes. Seu primeiro vôo foi em 1993. Apenas 47 unidades do Fokker 70 foram fabricadas e 282 unidades do Fokker 100. Em 1996 a Fokker decretou falência.


A Digital Aviation

Fundada em 2003 na Alemanha junto com o lançamento do CRJ-200 e do Diamond DA-20 Katana para o Flight Simulator. Eles prezam pelo realismo e detalhes procurando criar um ambiente na cabine virtual o mais real possível. Atualmente eles possuem 5 produtos no site (CRJ-200, DA-20 Katana, Dornier Do-27, Fokker 70-100 e Piper PA-31T Cheyenne). A equipe deles é formada por 6 membros. Site: www.digital-aviation.de/


O Fokker virtual

O produto produzido pela Digital Aviation está disponível para download e compra através do site da Flight1, utilizando o software Wrapper para compra do Fokker. A versão para o FS9 tem 286MB e para FSX 282MB. A licença do produto vale para as duas versões. O preço é de US$49,95, um preço justo pela qualidade oferecida. Ainda não tem o virtual cockpit disponível, mas em breve a Digital Aviation anunciou que vai liberar para todos usuários sem acréscimos. Um SP1 também está anunciado para depois de Junho corrigindo alguns pequenos bugs.


A instalação

No meu computador, a instalação demorou 3 minutos e 02 segundos. No inicio ela é um pouco lenta, mas após os 30% passa a ficar mais veloz.




Os Manuais

Após a instalação, 3 manuais e 2 tutoriais ficam disponíveis para estudos e consultas: Aircraft Operation Manual, Multicrew Manual e Migration Manual. O Migration Manual é destinado aos pilotos virtuais que estão familiarizados com os sistemas da Boeing. Os tutoriais são divididos em médio e difícil. No difícil são nada mais nada menos que 129 páginas. Eu aprendi a utilizar a aeronave quase como um todo lendo o médio com 39 páginas. Os manuais são bem completos, mas possuem alguns erros de digitação.




Load manager

O load manager do Fokker é bem completo e fácil de usar. Ao salvar os dados que você insere no LM, fica salvo no Electronic Kneeboard na página Reference, já dentro do Flight Simulator, todo o peso e balanceamento da aeronave. Com esses dados é possível ir no Fuel & Payload do avião e configurá-lo para o vôo manualmente. É interessante porque o software tem uma interação no Kneeboard, por exemplo, na página Checklist, aparece todos os checklists do avião, dessa forma é possível fazer o vôo de forma mais real.





As pinturas

Junto com o avião, vêm várias pinturas e no site da AVSIM, já estão disponíveis centenas delas (talvez de todas operadoras atuais e ex-operadoras do Fokker).Todas as pinturas são em 32bit e com isso se torna bem pesada para carregar quando as visões são alternadas. Existe um programa disponível no fórum da Digital Aviation, que transforma para DXT3, mas ainda não testei. Logicamente a qualidade da textura vai cair.


Algumas do Fokker 100 default













Algumas da Avsim:








Pinturas do Fokker 70 default








Voando o Fokker

O Fokker é leve. Na visão do painel com meus frames travados a 45Fps, praticamente nunca caem abaixo disso. No solo com muitos tráfegos obviamente cai, mas durante o vôo mesmo com o céu mais carregado não percebi nenhuma queda. Na visão externa, mesmo com a lentidão no carregamento da textura do avião os frames não são comprometidos.
Já no ar, o avião é ágil nos comandos e tem potência na medida certa, nem sobrando e nem faltando. Seu teto operacional é de 35.000ft. O painel é completíssimo e todos muito bem detalhados. Logicamente possui o FMS, radar meteorológico, TCAS, todos funcionais. O sistema de FMS é fácil para quem está acostumado com a lógica da Airbus, pois é bem similar. Quem voa só Boeing vai precisar ler os manuais pra aprender a usá-lo.
O avião tem uma lógica interessante: quando os motores são cortados, todas aquelas mensagens que aparecem no MFD na cor âmbar informando a operacionalidade dos sistemas são ocultas (diferente dos Boeing, que ficam dezenas de informações) e são mostradas somente aquelas que realmente possam afetar o avião no estado em que ela se encontra. Outra coisa interessante e diferente dos Boeings é no momento do acionamento. Enquanto nos Boeings é necessário desligar o sistema de ar-condicionado para obter mais ar sangrado para o acionamento, no Fokker a partir do momento que você manda acionar, os sistemas automaticamente desligam a sangria de ar do ar-condicionado, sem necessidade de intervenção do piloto. Logo após o processo de acionamento o ar-condicionado é ligado novamente. Durante a decolagem, o ar-condicionado entra no modo ECON (econômico) automaticamente, utilizando melhor a potência do motor (ar sangrado para pressurização e sistema de refrigeração tira potência do motor).
Outra coisa interessante é a simulação de co-piloto. Ele controla automaticamente algumas coisas, como as luzes de pouso e táxi, transponder, recolhimento de flaps após livrar pista e strobe lights.
O speed brake é muito bem simulado. Como ele fica posicionado na cauda, ele não afeta a sustentação da aeronave. Sua capacidade de frenagem no ar é razoável. Segundo o manual sua atuação no solo é quase zero, portanto no pouso não é procedimento usa-lo para freiar. Ele pode ser aberto em qualquer velocidade e acima de determinada velocidade, ele se abre num ângulo menor para evitar danos estruturais.
O avião possui lift dumpers (semelhante aos spoilers) e eles só abrem no solo. Sua função é cortar a sustentação da asa após o toque no solo. Comandá-lo no ar é impossível. Quando o reverso é acionado, automaticamente o lift dumper abre. Existe uma forma de acioná-lo automaticamente no caso de um pouso sem reverso, mas ainda não descobri como.
Os sons são bons e bem simulados, mas achei um pouco alto. Dentro da cabine, a audição do controle de tráfego fica um pouco comprometida obrigando a configurar no próprio Flight Simulator os sons.
Existem dois tipos de modelos tanto do Fokker 70 quanto do 100. No 70, existe o modelo normal e outro com tanques de combustível central, sendo este último, obviamente, com autonomia maior. Já no 100, existe um modelo com portas que correm e outro com escadas. Na hora de instalar pinturas novas é importante ficar atento a este detalhe.
O piloto automático não é tão simples de acionar, mas basta ler o manual que não tem mistério. Durante o vôo ele é bem dócil, acima de determinadas velocidade diminui o bank angle das curvas e consegue manter bem a velocidade selecionada. Apenas um bug que li em outros fóruns e pude perceber nos meus vôos. Durante uma curva com o PA ligado e em cruzeiro, o avião está subindo cerca de 100 ou 150ft. Li em alguns fóruns que alguns usuários chegaram a ver até 300ft a mais do que o nível de cruzeiro. Não meu não passou de 150ft, mas não deixa de ser um bug, pois a altitude deve ser mantida. No fórum da DA, já foi anunciado que será corrigido no SP1.
O painel 2D é muito bem detalhado. Segundo a DA, é recomendado usar uma resolução mínima de 1024x768. Uso meu monitor a 1152x864 e achei que os dados no MFD ficam um pouco ilegíveis por causa do tamanho das letras. A resolução recomendada é de 1280x960. Tirando esse detalhe achei muito bem trabalhado.



Visão do painel no modo normal




Visão do painel com o MFD central e warning lights (só funcionam quando o avião fica energizado pela bateria)




Lower Overhead




Upper Overhead




Parte de cima do pedestal




Parte central do pedestal e manetes




Parte de baixo do pedestal onde estão os rádios e transponder





FMS



Conclusão final

Sem dúvida é um excelente lançamento, uma excelente aeronave e muito boa de voar. Poucos bugs foram constatados e todos que não afetam a simulação. E a maioria já foi mencionada que será corrigida no SP1. Sem dúvida o VC faz falta, mas em breve ele será lançado, portanto de 0 a 10, daria 9,5 para o Fokker da Digital Aviation.


Sistema em que foi testado
Processador AMD X2 4200 Skt939
2Gb de memória RAM Corsair DDR400 XMS
Placa de Vídeo Sapphire X1800XT
Hard Disk 320Gb SATA2
Placa mãe ABIT AT8-32X

Review para o Voo Virtual por Eduardo Cavalieri (Duley)

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14437
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Alvega em Seg 02 Jun 2008, 12:08

Duley, obrigado pelo excelente review. Gostei bastante. wink

Abraço.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14437
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Duley em Seg 02 Jun 2008, 12:30

Alvega,



gostei muito também de fazer esse review! E foi feito com muito prazer! Sempre que precisar pode contar comigo!
Gratificante é ver no Portal a noticia do review! Obrigado pelo convite!

Abraços thumbsup
avatar
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3378
Reputação : 236
Idade : 31
Simulador preferido : FSX / P3D
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Jacsantana em Seg 02 Jun 2008, 12:34

Bom trabalho, Duley....
Um review interessante e claro...
avatar
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 75
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Carvalho em Seg 02 Jun 2008, 18:07

Muito bom o review, Duley, discordando apenas de U$49,95 ser um preço
justo para uma aeronave sem cockpit 3D(sei que está previsto, mas o
fato de não terem uma data para isso não anima), é extremamente
informativo e bem feito.O teste foi feito apenas no FS9, não?
Parabens pelo belo trabalho e obrigado.
avatar
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5547
Reputação : 372
Idade : 58
Simulador preferido : FSX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Duley em Qua 04 Jun 2008, 21:13

Sim Carvalho o teste foi feito somente no FS9. Ainda nem vooei com ele no FSX.

Mas tô de passagem por aqui pra mostrar um pouco de como anda o trabalho no VC... olhem neste link: http://digital-aviation.de/forum/viewtopic.php?f=44&t=3888
Aparentemente um belo trabalho! Vamos ficar no aguardo.
avatar
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3378
Reputação : 236
Idade : 31
Simulador preferido : FSX / P3D
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Bruno Barreiros em Seg 09 Jun 2008, 09:27

Fokker 100 é realmente um belo avião. Ontem estive 2 horas para fazer o tutorial 3 que acompanha o pacote e digo-vos não é pera doce. Os sistemas estão muito funcionais o que me "irrita" um pouco é ter de abrir tanta janela para aceder ao overhead panel, etc...gostava de ter mais monitores para a coisa ser mais simples.

Ainda nem percebo 15% dos sistemas do Fokker 100 mas nos próximos meses vou dedicar-me a este belo e excelente avião.
avatar
Bruno Barreiros
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 05/05/2008
Mensagens : 386
Reputação : 5
Idade : 39
Simulador preferido : FS9, FSX
Emprego/lazer : Piloto Linha Aérea
Nacionalidade : Portugal

http://bbvisualapproach.blogspot.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Mdubeux em Dom 15 Ago 2010, 11:00

Sabem dizer se ele funciona no Windows 7 64bits e roda plenamente no FSX? Tem Airac?
avatar
Mdubeux
Banido

Masculino
Inscrito em : 08/07/2010
Mensagens : 215
Reputação : -9
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por willian402m em Dom 15 Ago 2010, 11:23

Mdubeux escreveu:Sabem dizer se ele funciona no Windows 7 64bits e roda plenamente no FSX? Tem Airac?


sim, sim, sim

_________________

Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"i74770X 4.5ghz - Gigabyte Z87X - Corsair H100i - Corsair Vengeance Pro 16GB 2400mhz - GTX 1070 Strix - LG26''
avatar
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2629
Reputação : 58
Idade : 29
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por petifer em Seg 16 Ago 2010, 20:18

Oi duley,tenho uma duvida So pode usar ele com joystick? E tem como voce disponibilizar os manuais

petifer
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 13/05/2010
Mensagens : 17
Reputação : 2
Idade : 22
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Cmdte David William em Seg 04 Abr 2011, 15:58

olá, meu nome é david sou hoje comandante da madri táxi aéreo mas trabalhei no fokker 100 da TAM de 92 até 96 em 98 passei a ser piloto de 747 da Varig, de onde saí em 2003, 2006 entrei na madri táxi aéreo como piloto de learjet 25A e 25D. adoro o fokker 100 e gostaria muito de ter essa aeronave com o virtual cockpit no fsx, ví umas fotos do vc num site e parece muito com o de verdade, e olha que trabalhei 4 anos nele então sei do que estou falando. espero que quando o vc sair coloquem o link aki. até mais!
avatar
Cmdte David William
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 53
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Alvega em Seg 04 Abr 2011, 17:59

Cmdte David William escreveu:olá, meu nome é david sou hoje comandante da madri táxi aéreo mas trabalhei no fokker 100 da TAM de 92 até 96 em 98 passei a ser piloto de 747 da Varig, de onde saí em 2003, 2006 entrei na madri táxi aéreo como piloto de learjet 25A e 25D. adoro o fokker 100 e gostaria muito de ter essa aeronave com o virtual cockpit no fsx, ví umas fotos do vc num site e parece muito com o de verdade, e olha que trabalhei 4 anos nele então sei do que estou falando. espero que quando o vc sair coloquem o link aki. até mais!

Bem-vindo ao Voo Virtual, Comandante. Welcome

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14437
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por vitor em Qui 13 Out 2011, 00:03

Desculpem desenterrar o tópico mais queria saber se esse addon ja possui o seu Virtual cockpit?
a digital aviatio ja ate encerrou suas atividades e falaram que iam terminar ele, queria saber se ja esta pronto

vitor
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/04/2010
Mensagens : 158
Reputação : -5
Idade : 21
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Abner em Qui 13 Out 2011, 00:31

vitor escreveu:Desculpem desenterrar o tópico mais queria saber se esse addon ja possui o seu Virtual cockpit?
a digital aviatio ja ate encerrou suas atividades e falaram que iam terminar ele, queria saber se ja esta pronto

Seria bom se eles terminassem o que começaram...

O Vc...

hmmm
avatar
Abner
Coronel
Coronel

Inscrito em : 26/03/2011
Mensagens : 1750
Reputação : 90

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por vitor em Qui 13 Out 2011, 14:40

pois é acho que nao vao fazer mais nao infelizmente ne Abner

vitor
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/04/2010
Mensagens : 158
Reputação : -5
Idade : 21
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Ruan Martinez em Qui 02 Fev 2012, 16:18

Eu havia comprado o Fokker 100/70 a alguns anos atras.

Mas infelizmente, até hoje ele tem um problema na tela de Engine, ja enviei um email para a desenvolvedora mas até hoje nunca me responderam... Infelizmente não consigo voar sem o painel de motores.

_________________
i7 2600k 3,4 Ghz Watercooled by Corsair H100 twin fan, Asrock Z77X Extreme4 Gen3, 2x 4GB G.Skills Ripjaws X, WD 1TB , Ocz 750w c/ C. Modulares, Gabinete Aerocool Xpredator with 7 Coolers // Waiting for: EVGA GForce GTX 670 2GB.


avatar
Ruan Martinez
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 06/12/2011
Mensagens : 753
Reputação : 15
Idade : 23
Simulador preferido : FSX, FS2004
Emprego/lazer : Produção de Audio
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por JorgeA em Qui 02 Fev 2012, 17:27

Olá Ruan..penso que a Digital Aviation já não existe sequer...

_________________
Intel Core i5-4690 CPU 3.50 GHz 8,0 Gb RAM NVIDIA GeForce GTX750Ti

Jorge Augusto
avatar
JorgeA
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/12/2009
Mensagens : 1395
Reputação : 63
Idade : 50
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Ramo automóvel /FSX;ténis e futebol
Nacionalidade : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Ruan Martinez em Qui 02 Fev 2012, 17:40

Nossa, será por isso que não respondem meus emails?

Mas e agora quem investiu na empresa? Fica nas misérias, ainda não descubri por que minhas telas não funcionam, pois as telas de Navegação e Horizonte funcionam normalmente... Sad

_________________
i7 2600k 3,4 Ghz Watercooled by Corsair H100 twin fan, Asrock Z77X Extreme4 Gen3, 2x 4GB G.Skills Ripjaws X, WD 1TB , Ocz 750w c/ C. Modulares, Gabinete Aerocool Xpredator with 7 Coolers // Waiting for: EVGA GForce GTX 670 2GB.


avatar
Ruan Martinez
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 06/12/2011
Mensagens : 753
Reputação : 15
Idade : 23
Simulador preferido : FSX, FS2004
Emprego/lazer : Produção de Audio
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Claudio Marinho em Seg 09 Dez 2013, 23:00

Reativando topico
Boa noite, pessoal. Eu comprei este modelo para o FSX e é uma excelente aeronave. No entanto, no painel 2D eu não consigo ver nada a minha frente por ele ser "Muito alto".


Alguém sabe resolver isso?


Obrigado!

Claudio Marinho
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 12/05/2013
Mensagens : 5
Reputação : 0
Idade : 40
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por Alvega em Ter 10 Dez 2013, 16:13

Olá Cláudio,

Já experimentou subir e descer a vista com Shift+Enter e Shift+Backspace?

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14437
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Digital Aviation Fokker 70-100 (Review de Duley)

Mensagem por willian402m em Ter 10 Dez 2013, 17:14

Alvega escreveu:Olá Cláudio,

Já experimentou subir e descer a vista com Shift+Enter e Shift+Backspace?

Além dessas dicas, use - e + para melhorar o Zoom  thumbsup 
avatar
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2629
Reputação : 58
Idade : 29
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum