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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10

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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Empty Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10

Mensagem por gooddark Ter 16 Abr 2013, 18:16

Realmente o tópico esta interessante, mas gostaria muito que o Marckrp compartilhasse o passo a passo do projeto dele, confesso que na parte mecânica não vejo problemas, a minha dificuldade é não ter o esquema da parte eletrônica, não vejo dificuldades em montar esta parte, apenas por falta de ter o projeto em mãos ainda não me aventurei. Marckrp se não for pedir muito compartilha com a comunidade o seu projeto , reconheço que está disposto a ajudar , pois até deixou telefones pra contato , mas seria interessante se pudéssemos obter o seu projeto no formato pdf ou algo do tipo.

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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Empty Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10

Mensagem por Claudemir Correa Dom 21 Abr 2013, 10:43

ola olha eu aqui de novo . bom para que quiser eu tenho um esquema elétrico planta da placa controladora , lista de todos os materiais como projecto de montagens etc ..
Bom na realidade não poço ficar com os créditos kkk , porque este esquema é de um outro fórum russo, Deriy Sato fez e funcionou então vou compartilhar com vocês .
( http://www.x-simulator.de/forum/2dof-wiper-motor-car-simulator-by-deriy-sato-t2405.html ) aqui todos iram ver em detalhes como montar do começo ao fim .

eu estou fazendo o meu mais como não entendo de eletrônica e tenho muitas duvidas estou com meu projecto parado .
E é por isso que me registrei neste Fórum para compartilhar e aprender com vocês . Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 3dcfff47f2f0

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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Empty Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10

Mensagem por gooddark Dom 21 Abr 2013, 12:49

Claudemir Correa escreveu:ola olha eu aqui de novo . bom para que quiser eu tenho um esquema elétrico planta da placa controladora , lista de todos os materiais como projecto de montagens etc ..
Bom na realidade não poço ficar com os créditos kkk , porque este esquema é de um outro fórum russo, Deriy Sato fez e funcionou então vou compartilhar com vocês .
( http://www.x-simulator.de/forum/2dof-wiper-motor-car-simulator-by-deriy-sato-t2405.html ) aqui todos iram ver em detalhes como montar do começo ao fim .

eu estou fazendo o meu mais como não entendo de eletrônica e tenho muitas duvidas estou com meu projecto parado .
E é por isso que me registrei neste Fórum para compartilhar e aprender com vocês . Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 3dcfff47f2f0

Adorei o link, tanto você quanto o "Deriy (Sato)" merece isto : reverencia

Pessoas assim que não fazem "pano preto " das coisas deveriam receber méritos no fórum, tipo uma classificação de excelentes cooperadores !

Eu estou na luta pra montar meu cockpit, mas acredito que logo postarei fotos e passo a passo do mesmo.

Abraços

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Mensagem por Claudemir Correa Dom 21 Abr 2013, 16:08

obrigado gooddar fico feliz estar ajudando , eu penso assim ,se alguém fez algo e não quer com partilhar não poste em fórum pois todos que vem a ele é para compartilhar experiência e divertimento acho eu .

bom continuando ... uma forma de fazer com que seu cockpt tenha um bom movimento você pode usar uma mocinética de qualquer carro e colocar no meio para separar a parte de cima com a eletrica .( você consegue esta mocinetica de graça em qualquer oficina mecânica ) .
então precisara de uma cantoneira 1/2x1/2 e de 2 chapas 3mm x200x200 e 8 parafuso com porcas , você pega sua plataforma e ache o ponto de equilíbrio para que os motores não fasão força desnecessária ,acima eu postei um vídeo para vocês verem . desculpe pelos erros de portugues mais esta parte não mando bem kkk. qualquer duvida estou pronto a ajudar e pesquisar com todos obrigado.

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Mensagem por scottbaima Dom 12 maio 2013, 02:53

http://www.simprojects.nl/diy_motion_platform_iv.htm

olha aqui gente.. achei interessante.
Deem uma olhada. Esse site tem bastante coisa.
Manche yoke com feedback. Várias coisas para home cockpit!

Vlws.

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Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Empty Re: Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 12 maio 2013, 22:22

Olá Scottbaima, seja bem vindo amigo thumbsup
E obrigado pelo link thumbsup , abraços

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Mensagem por Manoel Carvalho Qua 15 maio 2013, 15:22

Pessoal, resolvi adotar no meu HC o sistema proposto na modelagem do Josenildo (Joz), meu conterrâneo daqui de BH. Obrigado pelos desenhos Joz, foram muito inspirativos! thumbsup
A princípio, vou utilizar uma homocinética automotiva no eixo traseiro e o acionamento será mecânico, acoplado aos movimentos do manche, sem conexão com a eletrônica do FS. É uma opção barata e rápida. Vamos ver no que vai dar... scratch

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Mensagem por Joz Qua 15 maio 2013, 20:07

Manoel Carvalho escreveu:Pessoal, resolvi adotar no meu HC o sistema proposto na modelagem do Josenildo (Joz), meu conterrâneo daqui de BH. Obrigado pelos desenhos Joz, foram muito inspirativos! thumbsup
A princípio, vou utilizar uma homocinética automotiva no eixo traseiro e o acionamento será mecânico, acoplado aos movimentos do manche, sem conexão com a eletrônica do FS. É uma opção barata e rápida. Vamos ver no que vai dar... scratch

Olá Manoel, será uma honra ajudar no seu projeto. Fique a vontade com os desenhos, se precisar do arquivo original, é só falar. Quando estiver aberto ao público, ou até mesmo durante a construção, adoraria conhecer o equipamento. Aliás, sinta-se a vontade para conhecer o meu projeto também thumbsup

Abraços

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Mensagem por Manoel Carvalho Qua 15 maio 2013, 20:39

Joz escreveu:
Manoel Carvalho escreveu:Pessoal, resolvi adotar no meu HC o sistema proposto na modelagem do Josenildo (Joz), meu conterrâneo daqui de BH. Obrigado pelos desenhos Joz, foram muito inspirativos! thumbsup
A princípio, vou utilizar uma homocinética automotiva no eixo traseiro e o acionamento será mecânico, acoplado aos movimentos do manche, sem conexão com a eletrônica do FS. É uma opção barata e rápida. Vamos ver no que vai dar... scratch

Olá Manoel, será uma honra ajudar no seu projeto. Fique a vontade com os desenhos, se precisar do arquivo original, é só falar. Quando estiver aberto ao público, ou até mesmo durante a construção, adoraria conhecer o equipamento. Aliás, sinta-se a vontade para conhecer o meu projeto também thumbsup

Abraços

Será um prazer recebê-lo em minhas modestas instalações Joz! thumbsup
Amanhã vou dar uma geral na minha garagem/hangar, pois com esta ideia de dar movimento à cabine, vou ter que definir um local de fixação mais apropriado.
Obrigado pelo apoio. Com certeza vou fazer umas consultas com você, mas eu sou do tipo que pesquisa e aí, surgindo a dúvida, pergunta... wink
Onde posso conhecer teu projeto? Tem algum post aqui sobre ele?
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Mensagem por nandogeoufc Qui 16 maio 2013, 20:27

Estava pensando recentemente em atribuir movimento ao meu projeto de cockpit através da distribuição de pesos. Por exemplo ao virar o manche para a esquerda um sistema com pesos se desloque para a esquerda fazendo a cabine se movimentar para a esquerda ... se o sistema der certo provalvemente será algo barato para se fazer

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Mensagem por Manoel Carvalho Sex 17 maio 2013, 12:28

Pessoal, descobri uma solução mais barata e mais fácil de instalar do que a homocinética: Acabei utilizando um articulador axial de Fiat Mille. Very Happy
Detalhe: Um articulador novo custa apenas R$ 25,00.
Pra quem não sabe, estou montando um sistema de movimento do cockpit baseado na ideia dos colegas de utilizar macacos elétricos na frente e um eixo articulável na traseira.
Vejam as fotos da montagem do eixo traseiro.

Este é o articulador.
Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Articulador+axial

Aqui eu acrescentei um parafuso para completar o encaixe.
Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Articulador+e+parafuso

Um detalhe de como ficou o encaixe nas madeiras parajú... com algumas ruelas e porcas a mais.
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Aqui o eixo traseiro pronto para ser fixado no cockpit e na base de sustentação.
Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Eixo+trazeiro+pronto

Agora partimos para o eixo dianteiro dos macacos... Smile
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Mensagem por Flavio Ribeiro Sex 17 maio 2013, 19:07

Rapaz, o Manoel Carvalho, vai fazer mesmo! Gostei! Agora o tópico tá tomando praxis!

Acompanho desde o inicio! Agora meu interesse dobrou!
Sucesso em mais essa empreitada Manoel Carvalho.

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Mensagem por Manoel Carvalho Sex 17 maio 2013, 19:18

Flavio Ribeiro escreveu:Rapaz, o Manoel Carvalho, vai fazer mesmo! Gostei! Agora o tópico tá tomando praxis!

Acompanho desde o inicio! Agora meu interesse dobrou!
Sucesso em mais essa empreitada Manoel Carvalho.

Pois é Flavio, entramos na chuva é pra se molhar! Não vou fazer não... já fiz! Very Happy

Seguem novas imagens dos eixos colocados e parcialmente testados.

Uma curiosidade: Dá para imaginar que as engrenagens que levantam 1 tonelada são de plástico?
Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Engrenagens

Eixos prontos!
Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Eixos+prontos

Eixo dianteiro colocado.
Plataforma de movimento para homecockpit com FSX ou XP10 - Página 5 Eixo+diant+colocado

Eixo traseiro colocado.
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Grande abraço pessoal! E vamo que vamo... Tongue
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Mensagem por Flavio Ribeiro Sex 17 maio 2013, 19:45

Moço, pensei que a estrutura ficaria dentro do cockpit, ficando a casca imóvel e a cadeira movendo dentro.

Vejo que fez imensamente melhor!
colocando todo o cockpit em movimento... rapaz to pra estourar de alegria... imagina você construindo e testando esse empreendimento!

Tô sinceramente empolgado!

Parabéns!!!

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Mensagem por Leandro Souza Sex 17 maio 2013, 22:01

Uma curiosidade, qual placa vai utilizar para controlar os motores?

Já achei a resposta, o movimento não será através de interface, mas sim mecanicamente através do manche.


Última edição por Leandro Souza em Sex 17 maio 2013, 22:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Achei a solução antes do autor me responder.)

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Mensagem por mrichieri Sáb 18 maio 2013, 21:23

Tenho muito interesse como os demais mas como medico veterinario nao entendo absolutamente nada de motores etc.. enfim.. lendo e relendo todos estes posts, estou querendo me aventurar...

primeiramente, seria possivel utilizar estes motores para a movimentação da plataforma?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473980541-motor-dc-12v-24v-ideal-para-arduino-e-robotica-_JM

e fazer algo parecido com isso... me parece que neste video eles utilizam motores de furadeira bosch com reversão.. é possivel?
https://www.youtube.com/watch?v=bnmJRCVyJHY

enfim.. desde ja agradeço e vou acompanhando.. os posts.

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Mensagem por Joz Dom 19 maio 2013, 21:29

Vejo que o Manoel está fazendo bastante progresso no projeto. Parabéns, thumbsup

nandogeoufc escreveu:Estava pensando recentemente em atribuir movimento ao meu projeto de cockpit através da distribuição de pesos. Por exemplo ao virar o manche para a esquerda um sistema com pesos se desloque para a esquerda fazendo a cabine se movimentar para a esquerda ... se o sistema der certo provalvemente será algo barato para se fazer
A ideia é interessante, pelo menos não gastaria energia wink Realmente é um desafio interessante.
Mas existe a questão de conseguir mais espaço para acomodar e deslocar os "pesos" e o fato que a atitude do avião não corresponde ao posicionamento do manche.
Leandro Souza escreveu:Uma curiosidade, qual placa vai utilizar para controlar os motores?
Já achei a resposta, o movimento não será através de interface, mas sim mecanicamente através do manche.
É uma boa ideia, mas talvez não fique tão "real" quanto utilizar uma interface. Como comentei logo acima, a atitude do avião não corresponde ao posicionamento do manche. Exemplo, durante o pouso a cada posição de flap, é necessário corrigir com o manche para manter a mesma atitude. Existem outros pequenos fatores que exige pilotar a mesma aeronave na mesma velocidade com diferentes posicionamentos do manche como diferentes pesos, vento de través, trimagem, desbalanceamento com o combustível gasto etc.
mrichieri escreveu:primeiramente, seria possivel utilizar estes motores para a movimentação da plataforma?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473980541-motor-dc-12v-24v-ideal-para-arduino-e-robotica-_JM
Esses motores são muito pequenos, não teriam o torque necessário para o projeto. mesmo com um sistema de correias e engrenagens, seria necessário uma alta velocidade destas peças.
mrichieri escreveu:e fazer algo parecido com isso... me parece que neste video eles utilizam motores de furadeira bosch com reversão.. é possivel?https://www.youtube.com/watch?v=bnmJRCVyJHY
Procurei no site para saber que tipo de motores utilizam. Apenas informam que o sistema é baseado em atuadores hidráulicos e elétricos. Acredito que devam ser motores com posicionamento digital. Assim como nos pequenos servo motores, o ângulo de rotação varia entre 0 a 180 como é possível ver no vídeo.

Quanto mais opções explorarmos, mais perto fica de encontrarmos uma solução que se adeque às nossas necessidades (e possibilidades).
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Mensagem por Manoel Carvalho Seg 20 maio 2013, 08:46

Joz, o que você sugeriria para o controle dos motores?

Ontem testei a movimentação da cabine (comigo dentro dela, é claro Smile ) apenas acionando os controles (para ver qual seria a sensação). Foi necessário uma fonte de computador separada para alimentar cada motor, pois elas conseguem fornecer a amperagem necessária no 12v apenas para um.

Bem, esta é minha avaliação e os desafios que preciso ainda superar:

1º) Definir como será a forma de acionamento.

2º) A inclinação ficou muito boa, inclusive nas curvas acho que precisaria de cinto de segurança... Tongue Mas os movimentos são lentos e precisaria saber se tem como fazer este motor girar com mais velocidade. Imagino que ele tenha alguma limitação imposta, por se tratar de um macaco que, por sua própria função e por segurança, tem que subir mais devagar. Vou tentar descobrir se existe alguma limitação eletrônica ou se ele suporta uma voltagem maior.

3º) Acredito que a maior dificuldade deste sistema seja o tempo de resposta dos movimentos. Como o objetivo é utilizar apenas em aeronaves de grande porte, acho que isso pode ser amenizado. Mas estou ciente que não posso esperar muito de um mecanismo relativamente tão barato.

Se alguém tiver alguma sugestão, sou "todo ouvidos"... thumbsup
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Mensagem por Joz Seg 20 maio 2013, 10:03

Manoel Carvalho escreveu:Joz, o que você sugeriria para o controle dos motores?
Poderia utilizar um "Arduino", que é uma plataforma fácil, versátil e barata com comunicação USB, utilizando os parâmetros da atitude da aeronave retiradas a partir do FSUIPC.


Manoel Carvalho escreveu:1º) Definir como será a forma de acionamento.
O arduino pode controlar relés numa boa. Mas pode-se fazer até mesmo um regulador de tensão.

Manoel Carvalho escreveu:2º) A inclinação ficou muito boa, inclusive nas curvas acho que precisaria de cinto de segurança... Tongue
Isso é muito importante! thumbsup
Manoel Carvalho escreveu:Mas os movimentos são lentos e precisaria saber se tem como fazer este motor girar com mais velocidade.
Invés das extremidades, os macacos poderiam ficar mais próximos da homocinética. Com isso, a amplitude aumentaria, se utilizar a mesma amplitude, a velocidade aumentaria.

Manoel Carvalho escreveu:Imagino que ele tenha alguma limitação imposta, por se tratar de um macaco que, por sua própria função e por segurança, tem que subir mais devagar.
Devido ao peso que se tem para levantar, acho que tem que levantar uma Hilux também,a relação entre a rotação do motor e o deslocamento deve ser muito maior para conseguir um torque adequado. Existe também a limitação da bateria do carro, que fornece apenas 12V.

Manoel Carvalho escreveu: Vou tentar descobrir se existe alguma limitação eletrônica ou se ele suporta uma voltagem maior.
Tente dar uma olhada no motor do macaco, normalmente esses motores funcionam com tensões até 24v.

Manoel Carvalho escreveu:3º) Acredito que a maior dificuldade deste sistema seja o tempo de resposta dos movimentos. Como o objetivo é utilizar apenas em aeronaves de grande porte, acho que isso pode ser amenizado. Mas estou ciente que não posso esperar muito de um mecanismo relativamente tão barato.
Como é a velocide de deslocamento? (cm/s) com e sem o peso.

Mesmo conseguindo uma pequena movimentação, já é um grande avanço e diferencial no simulador. Só me resta mais uma vez parabenizar o progresso. aplauso

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Mensagem por andre_michetti Seg 20 maio 2013, 11:58

galera.. sou novo no forum este é meu primeira mensagem... sempre gostei de simulação... estive pensando em como esse motor poderia ser acionado... entendo um pouquinho de eletronica, nada muito avançado... mais pensei que poderia ser feita uma ponte h chaveada por pwm podendo assim aumentar a tensao pra 24 v sem queimar o motor e tambem diminuindo o tempo de resposta, sendo que para cada tipo de atitide do aviao ele tera uma velocidade diferente onde o controlador fará com que o motor varie a velocidade do movimento...

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Mensagem por Manoel Carvalho Seg 20 maio 2013, 12:10

Joz escreveu:Poderia utilizar um "Arduino", que é uma plataforma fácil, versátil e barata com comunicação USB, utilizando os parâmetros da atitude da aeronave retiradas a partir do FSUIPC.

Não conheço nada sobre o Arduino, assim como não conhecia sobre a Stargate... mas já consegui comprar esta última para incrementar os controles e adaptar os joysticks. Meu Deus... como evoluímos! As facilidades de hoje nem se comparam as dificuldades de ontem... Hoje existem "n" equipamentos (relativamente baratos) para facilitar a construção de um HC.
Pesquisei um pouco sobre o Arduíno, mas existe algum lugar que você poderia indicar para a aquisição?


Joz escreveu:Invés das extremidades, os macacos poderiam ficar mais próximos da homocinética. Com isso, a amplitude aumentaria, se utilizar a mesma amplitude, a velocidade aumentaria.

Huuummm... vou verificar as implicações disto. thinking

Joz escreveu:Tente dar uma olhada no motor do macaco, normalmente esses motores funcionam com tensões até 24v.

Ok.

Joz escreveu:Como é a velocidade de deslocamento? (cm/s) com e sem o peso.

cm/seg ??? não seria cm/min? laughing
Acho que não tem alteração aparente com peso ou sem... mas vou medir e depois posto aqui. thumbsup

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Mensagem por Manoel Carvalho Seg 20 maio 2013, 12:16

andre_michetti escreveu:galera.. sou novo no forum este é meu primeira mensagem... sempre gostei de simulação... estive pensando em como esse motor poderia ser acionado... entendo um pouquinho de eletronica, nada muito avançado... mais pensei que poderia ser feita uma ponte h chaveada por pwm podendo assim aumentar a tensao pra 24 v sem queimar o motor e tambem diminuindo o tempo de resposta, sendo que para cada tipo de atitide do aviao ele tera uma velocidade diferente onde o controlador fará com que o motor varie a velocidade do movimento...

Seja bem vindo André! thumbsup
Interessante tua sugestão... Sem querer abusar de tua boa vontade (já abusando...), teria como você desenhar este esquema? Se não for possível, poderia então descrever mais detalhadamente as ligações que você imaginou? scratch
Desde já agradeço o apoio e a sugestão. thumbsup
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Mensagem por andre_michetti Seg 20 maio 2013, 12:24

assimm que eu chegar em casa vou montar o esquema basico do circuito em diagrama de blocos pra vc entender o funcionamento ... o problema maior no meu caso é que nao manjo muito em como comunicar o controlador com o pc... no caso o arduino ou pic.. mais isso é só eu estudar um pouquinho... estou indo pra faculdade.. assim que voltar faço o esquema...

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Mensagem por Joz Seg 20 maio 2013, 15:23

Manoel Carvalho escreveu:Não conheço nada sobre o Arduino, assim como não conhecia sobre a Stargate... mas já consegui comprar esta última para incrementar os controles e adaptar os joysticks. Meu Deus... como evoluímos! As facilidades de hoje nem se comparam as dificuldades de ontem... Hoje existem "n" equipamentos (relativamente baratos) para facilitar a construção de um HC.
Pesquisei um pouco sobre o Arduíno, mas existe algum lugar que você poderia indicar para a aquisição?
O arduino é muito fácil de aprender e usar. Acredito que irá gostar da versatilidade do equipamento. Sobre a aquisição, compro no dx.com, é seguro e fácil de pagar. O problema é a demora que pode chegar a 3 meses! Pelo menos o frete é grátis wink
Ou problema que pode acontecer é ter que pagar imposto. Mesmo assim vale a pena.

andre_michetti escreveu:assimm que eu chegar em casa vou montar o esquema basico do circuito em diagrama de blocos pra vc entender o funcionamento ... o problema maior no meu caso é que nao manjo muito em como comunicar o controlador com o pc... no caso o arduino ou pic.. mais isso é só eu estudar um pouquinho... estou indo pra faculdade.. assim que voltar faço o esquema...
Olá André, seja bem vindo ao forum. Sua contribuição será importantíssima para a comunidade. Sobre a comunicação com o PC, não é nada do outro mundo. Existem soluções prontas tanto para o FS quanto para o X-Plane, neste último eu tenho mais experiência. No arduino, existem vários "shields" onde é possível controlar motores DC, motores de passo e servo-motores (este é direto mesmo).

Abraços.
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