Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Sobrevivente relata a queda de um avião  Gse_multipart13851

[Internacional] Sobrevivente relata a queda de um avião

Ir para baixo

[Internacional] Sobrevivente relata a queda de um avião  Empty [Internacional] Sobrevivente relata a queda de um avião

Mensagem por Amilckar Sex 09 Mar 2012, 19:49

Sobrevivente relata a queda de um avião





[Internacional] Sobrevivente relata a queda de um avião  Sanderson

O passageiro Dave Sanderson (foto acima), um dos heróis da queda do voo 1549 da US Airways, nos põe a par dos fatos dramáticos ocorridos no avião que mergulhou no gelado Rio Hudson, em Nova York – e todas as 160 pessoas a bordo sobreviveram.


Viajo mais de 150 mil quilômetros por ano e passo muito tempo no ar. Costumo pegar voos que partem tarde, depois que termino meu trabalho como gerente de vendas da Oracle.


Em 15 de janeiro estava com a passagem do voo das 17h de Nova York para Charlotte, na Carolina do Norte. Mas às 11h30 já resolvera tudo. Liguei para a agência de viagens e me puseram no voo das 15h25 – voo 1549 da US Airways. Um voo normal de volta para casa. Dali a uma hora e meia estaria de novo em terra; duas horas depois, com minha mulher e meus filhos.


Estávamos no ar havia uns 90 segundos quando o motor esquerdo explodiu. Eu me encontrava daquele lado, na poltrona 15A. Ouvi a explosão e vi as chamas pela janela. Mas não percebi que tínhamos perdido os dois motores e toda a força.


Instalou-se um silêncio total. Todos olhavam em volta, sem saber o que fazer. Passamos por sobre algo; depois me disseram ter sido a Ponte George Washington. Voávamos muito baixo. Eu não parava de ver a água e os prédios de Nova York se aproximando. Pensei que provavelmente o piloto teria de pousar no Rio Hudson. Dali a uns 30 segundos, talvez menos, ele disse: “Preparem-se para o impacto.” Olhei em volta. Algumas pessoas davam os braços a outras, e houve quem se agachasse. Todos rezavam enquanto o avião descia.


Pus os braços em torno da cadeira à minha frente e comecei a rezar. Dali a dez segundos, caímos na água.


Disse a mim mesmo: Estou vivo! Tenho de sair daqui! Todo mundo pensava a mesma coisa. Quase imediatamente, a água nos chegou aos tornozelos. Fiquei perto da saída, ajudando os outros a subir na asa. Queria me certificar de que ninguém ficaria para trás.


Vi uma senhora nos fundos tentando pegar a mala e a bolsa. Gritei-lhe que esquecesse a bagagem. Ela não me deu ouvidos. Levou a mala e a bolsa pelo corredor até a asa molhada e escorregadia, mas aí deixou as duas caírem dentro d’água. Peguei a bolsa para ela.


Nessa hora, eu estava com um pé no avião, outro na asa, e escorregando. O pequeno bote salva-vidas inflável do avião já se achava praticamente lotado. E todo mundo se amontoava em ambas as asas, lutando para se manter em pé.


Uma mulher não conseguia pular para o barco salva-vidas porque estava com um bebê de 9 meses no colo e tinha medo de entregar o filho aos outros. Eu lhe disse que jogasse o bebê para as mulheres do barco salva-vidas, a menos de um metro de distância. Entretanto ela estava apavorada e se recusava a entregá-lo.


Havia um risco enorme de a mulher escorregar da asa. Se ela e o bebê caíssem no rio gelado, a criança poderia morrer. A temperatura era de 10 graus negativos, e a água estava a quase zero grau. Ninguém aguentaria mais do que dez a 15 minutos. Por fim, ela jogou o bebê para as pessoas do bote salva-vidas, e conseguiu embarcar sã e salva.


A correnteza era fortíssima, e tive medo de que virasse o bote. Por isso me agarrei na aeronave com uma das mãos e no bote com a outra. Em uns sete minutos, veio um pequeno rebocador, e a tripulação jogou uma corda para o bote salva-vidas. Mas, quando fez a volta para retornar à margem, bateu no avião. O aparelho balançou debaixo de mim e senti a água gelada me atingir as costas.


De repente me lembrei do Titanic e de como afundara direto na água gelada. Pensei: Tenho de sair desta asa. Começaram a chegar balsas. Pulei na água e tentei nadar até uma delas. Mas só consegui dar seis ou sete braçadas. Finalmente, dois homens agarraram meus braços e me puxaram. Escorreguei talvez uns três metros pelo convés da balsa, no gelo que se formara.


Alguém gritou para mim: “Você tem de se levantar e andar! Tem de se mexer!” Levantei-me, mas tive muita dificuldade para andar. Esbarrava em tudo, estava sem equilíbrio. Mal conseguia mexer as pernas. E sentia muito frio. Embora estivesse fora d’água, eu estava longe de me livrar do frio.


E percebi que poderia morrer de hipotermia.


Quando chegamos ao cais, ainda estava congelado da cintura para baixo e minha pressão disparara. Os paramédicos disseram que corri o risco de ter um infarto ou um acidente vascular cerebral.


No hospital, as enfermeiras logo descobriram que a minha temperatura estava baixa demais, abaixo de 35 graus. Enrolaram um cobertor térmico em mim. Nisso, chegou um capelão do hospital e, pela primeira vez, desmoronei. Ele e eu rezamos juntos e tivemos uma conversa bem longa. Depois, ele foi até o saguão telefonar para minha mulher, Terry, e dizer que eu estava bem.


Terry é a minha heroína. Ela cuidou das crianças enquanto tudo virava um inferno naquele dia. E depois do acidente a minha família foi afetada de um jeito espantoso. Chelsey, minha filha mais velha, é adolescente, e aos 17 anos parece que os velhos pais já não têm importância. Ela, porém, declarou a um jornal: “Estou mais grata do que nunca por ter o meu pai.” Todo dia ela conversa comigo, estamos bem unidos. Colleen, de 15 anos, tem se aproximado de mim mais do que nunca, para me dizer que me ama, e vive me mandando torpedos. Courtney, a de 11, me abraça toda hora que me vê. Chance, meu filho de 7 anos, parece o menos afetado, mas certa noite, quando o levei para a cama, ele me perguntou o que era um acidente de avião.


A mão de Deus esteve sobre todos nós. Foi Ele quem me deu a coragem necessária para ajudar os outros a sair do avião, e deu ao nosso piloto, Chesley Sullenberger, a força para fazer um pouso perfeito na água. Todos os 155 passageiros e os cinco tripulantes sobreviveram.


Houve 160 heróis naquele avião, e outros mais nos barcos, porque, se todos não tivessem feito a coisa certa na sequência certa, o resultado teria sido totalmente diferente.


Fonte: Dave Sanderson (selecoes.com.br) - Foto via shellpoint
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Sobrevivente relata a queda de um avião  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos