Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Campus Party: simulador de voo totalmente brasileiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Campus Party: simulador de voo totalmente brasileiro

Mensagem por Alan Dantas em Ter 14 Fev 2012, 11:00

Achei interessante compartilhar

************

Engenheiro apresenta primeiro simulador de voo totalmente brasileiro



A capacidade dos engenheiros brasileiros foi destaque em uma das mais principais feiras de tecnologia e inovação do País, a Campus Party, que ocorreu até o último domingo, no Parque Anhembi, em São Paulo. E desta vez, em um segmento altamente complexo, que é a aviação. O bacharel em Ciências da Computação, o engenheiro João Ricardo Pagotto, desenvolveu um simulador de voo 100% nacional. O novo equipamento está em processo de homologação na Agência de Aviação Civil (Anac) para que possa ser incorporado nas escolas de aviação brasileira.

“Acredito que até o ano que vem já está totalmente homologado, valendo para horas de voo e treinamento oficial de voo visual. Todos os comandos aqui são idênticos aos da vida real. Temos um painel com 95% de funcionalidade”, destacou Pagotto, ao explicar que o equipamento é uma réplica, em tamanho real, dos comandos de um avião monomotor.

Além disso, o aparelho conta com um painel em que o instrutor pode simular situações adversas, para testar a habilidade do aspirante a piloto. “Podemos simular panes durante o voo, modificar o clima, justamente para treinar a habilidade do piloto em momentos de emergência”, explicou o inventor. Pagotto espera que com a homologação da Anac possa montar sua própria empresa de simuladores. “A missão é montar minha empresa de construção de simuladores para o mercado nacional e futuramente, quem sabe, para o exterior também.”

EQUIPAMENTO DE ALTA COMPLEXIDADE

Por outro lado, profissionais do setor aéreo acreditam que a homologação deste tipo de aparelho, totalmente nacional, pode ser demorada. Segundo o piloto da aviação civil, comandante Célio Souto, os simuladores utilizados pelas empresas para treinamento de seu corpo de pilotos são altamente complexos, mais até que os tipos de aviões que os mesmos simulam. Souto, que possui 41 anos de experiência e cerca de 21 mil horas voadas, salientou ainda que estes aparelhos possuem instrumentos fabricados por empresas diferentes, aumentando ainda mais a complexidade de sua construção.

“Existem, para suas construções, o uso de tecnologia de um pool de empresas fabricantes de equipamentos utilizados que nos aviões, ou mesmo nestes equipamentos simuladores, como no caso de uma aeronave “Bandeirante”, utiliza instrumentos, tipo altímetros, de um fabricante estrangeiro e velocímetros de outro fabricante. A própria maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, a Boeing Company, usa em suas construções fornecimento de material estrangeiro. A citação de ‘equipamento totalmente nacional’, para uso profissional, é inacreditável, embora enalteça a inteligência dos nossos engenheiros”.

Fonte: O Estado - CE
avatar
Alan Dantas
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 28/12/2011
Mensagens : 68
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Campus Party: simulador de voo totalmente brasileiro

Mensagem por Inventor em Ter 14 Fev 2012, 13:46

Obrigado Alan, essa materia foi postada em http://www.voovirtual.com/t16694-brasil-campuseiro-cria-simulador-de-voo-nacional?highlight=simulador , no entanto seu post traz mais detalhes.
Minha duvida é se foi construido um cockpit ou se alem do cockpit foi desenvolvido um novo simulador semelhante ao nosso FS, abraços

_________________

Voar, triunfo da evolução
Edenio Rodrigues
avatar
Inventor
Parceiros
Parceiros

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4222
Reputação : 429
Idade : 73
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum