Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Fixos em aeronaves sem fmc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida Fixos em aeronaves sem fmc

Mensagem por evandro_H em Dom 04 Dez 2011, 19:38

Opa!

Pois bem, tenho uma dúvida que me deixa com receio de voar com aeronaves analógicas: como saber onde estão os fixos sem o GPS? Por ex.: vou fazer alguma saída PALA 1 de SBCT, nela tem q se chegar ao fixo PALA para então usar uma das transições, mas como saber se já cheguei no fixo? Se bem que, o GPS nem tem os fixos corretos mesmo, então... mad

E essa é minha dúvida, estou louco para voar o breguinha ou o 27 mas, ta difícil pinch

Té+ Natal9
avatar
evandro_H
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/11/2011
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 22
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudos e FS xD
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dúvida Re: Fixos em aeronaves sem fmc

Mensagem por hellmike em Dom 04 Dez 2011, 19:41

todas as referencias pra encontrar os fixos estao nas cartas wink
manda msn que eu do uma mao la
isso é tao facil que depois tu vai sai dando risada kk

_________________
Asus P8Z68 Deluxe, Core I7 2600k, CORSAIR Vengeance 8GB DDR3 1866, EVGA GTX 580 3GB, XFX 850W Core Edition, 2x Seagate Barracuda 1TB 32mb 7200rpm, W7 x64 Ultimate

hellmike
Banido

Masculino
Inscrito em : 17/03/2010
Mensagens : 444
Reputação : 11
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dúvida Re: Fixos em aeronaves sem fmc

Mensagem por jailton em Dom 04 Dez 2011, 19:59

No caso você precisaria assistir alguns tutoriais para aprender a interpretar as cartas aéreas. Nas cartas existem fixos, entre eles hà uma linha e dois números, ex: 097 e 15. 097 seria o curso em que você irá voar a partir do VOR selecionado e 15 é a distancia entre os fixos. Procure no goggle ou you tube tutoriais sobre cartas aéreas que você irá encontrar muita coisa. thumbsup

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
avatar
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dúvida Re: Fixos em aeronaves sem fmc

Mensagem por ricardo_r em Dom 04 Dez 2011, 23:28

É o que já foi dito e a acrescentar que caso se trate de um procedimento "RNAV" (ou seja, os fixos são apenas pontos GPS) a aeronave não está habilitada a executar esse procedimento. Já tenho visto cartas de procedimentos que dizem mesmo para o piloto reportar ao controlo caso a aeronave não esteja habilitada para RNAV.
Se esteja errado, queiram corrigir pff. thumbsup

_________________
Ricardo Rodrigues
avatar
ricardo_r
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 25/02/2010
Mensagens : 561
Reputação : 34
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Portugal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dúvida Re: Fixos em aeronaves sem fmc

Mensagem por BeriloJr em Seg 05 Dez 2011, 16:41

ricardo_r escreveu:É o que já foi dito e a acrescentar que caso se trate de um procedimento "RNAV" (ou seja, os fixos são apenas pontos GPS) a aeronave não está habilitada a executar esse procedimento. Já tenho visto cartas de procedimentos que dizem mesmo para o piloto reportar ao controlo caso a aeronave não esteja habilitada para RNAV.
Se esteja errado, queiram corrigir pff. thumbsup

Certíssimo, inclusive a capacidade de se executar um procedimento é de decisão do piloto, que deverá informar ao órgão atc sua possibilidade ou não.

No plano de vôo deverá ser preenchido a capacidade de utilizar procedimentos RNAV, mesmo assim, fica ainda sob critério do comandante optar por cumprí-lo ou não pois o equipamento pode falhar e o objetivo maior é garantir a segurança do vôo.

Portanto quando se depararem com controladores da IVAO/VATSIM tentando obrigar a utilização do procedimento RNAV (o que já ví acontecer) pode solicitar vetoração sem medo, com o único cuidado de saber seguir corretamente as instruções passadas pelo controle, porque aí sim, o piloto é obrigado a saber operar a aeronave e navegar conforme radios auxílios, proas e vetores.

[]s

BeriloJr
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 28/03/2011
Mensagens : 212
Reputação : 23
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum