Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Gabriel Seabra em Sab 17 Set 2011, 22:48

Hoje iremos falar do saudoso PP-VMA, o primeiro DC-10 que a Varig recebeu e que voou por muito tempo nas cores da pioneira.
A aeronave fez seu primeiro vôo no dia 13/11/1973, e entrou na malha da Varig em 02/07/1974 no vôo RG-744 que fazia Galeão, Lisboa, Paris.
O "MA" realizou diversos vôos como São Paulo Buenos Aires e Galeão Orly e era na sua época uma maquina que impressionava a qualquer um.
Seu porte elegante, seus reatores GE atraiam muita gente em todos os lugares que aparecia.

Em 1999 foi vendido a Avensa e por lá ficou pouco tempo.
A aeronave pôde ser vista no Ceman no Rio de Janeiro fazendo uma revisão já nas cores da companhia venezuelana.

Em 2003 o DC-10 foi para a companhia Santa Bárbara Airlines,também na Venezuela.



Um pouco mas sobre a aeronave

No início da década de 1970, o mundo passava por uma revolução, no mercado de transporte aéreo. Os primeiros Boeing 747 já estavam sendo entregues ao seu operador inicial, a Pan Am, e o supersônico Concorde já tinha feito o seu primeiro voo. O senso comum, nessa época, dizia que, a partir de 1975 ou 1976, passageiros iriam voar em supersônicos, como o Concorde, e cargas iriam voar em aeronaves wide-bodies (de corpo largo e dois corredores), como os recém lançados Boeing 747, McDonnell-Douglas DC-10 e Lockheed L1011 TriStar. Um quarto wide-body, o Airbus A300, iria se juntar ao grupo ainda na primeira metade da década.

Os wide-bodies recém lançados, designados genericamente, à época, como "jumbos", prometiam uma revolução maior que a dos fantásticos supersônicos. Enquanto problemas ambientais e o alto consumo de combustível praticamente condenavam a carreira desses últimos, antes que começassem a operar, os jumbos eram altamente eficientes, pois eram mais econômicos, por passageiro, que os velhos Boeing 707 e Douglas DC-8, podiam operar nas mesmas pistas que esses últimos, e tinham capacidade de passageiros e carga muito maiores.


Adquirir wide-bodies virou o sonho de de todos os administradores de empresas aéreas internacionais do mundo inteiro, naquela época. Afinal, essas aeronaves podiam levar passageiros com passagens mais baratas, com mais segurança e economia. Logo se vislumbrou também que o voo em supersônicos seria caro demais, reservado apenas às elites.

A Crise do Petróleo, em 1973, embora tenha impactado todos os setores da aviação, logo desmonstrou que os wide-bodies seriam o futuro da aviação comercial internacional, e que a carreira dos supersônicos estava condenada, antes mesmo de começar.

No início dos anos 1970, a Varig era a maior empresa aérea brasileira, e detinha praticamente o monopólio das linhas internacionais, entre as outras empresas brasileiras. A principal aeronave utilizada pela Varig em voos internacionais, nessa época, era o Boeing 707, embora alguns Douglas DC-8 e Convair 990 ainda estivessem em serviço.

A introdução dos "jumbos", de certa forma, colocou a Varig em xeque. As empresas aéreas estrangeiras logo começaram a voar para o Brasil com esse tipo de aeronave. A poderosa Pan Am, ao introduzir os Boeing 747-121 nas rotas Brasil-EUA, dava o troco na Varig, que foi a primeira empresa aérea a voar sem escalas do Brasil a New York, em 1960, Com os Boeing 707-441, a Varig, suplantou a rival americana, que também voava os 707, mas que precisavam de uma escala técnica para reabastecimento.

Consequentemente, a Varig, agora liderada por Erik de Carvalho, corria atrás do "prejuízo", e namorou durante longo tempo o Boeing 747. Entretanto, a realidade do Brasil, nessa época, era problemática: O Governo Militar do Presidente Emílio Garrastazu Médici enfrentava grande endividamente externo, inflação e a Crise do Petróleo. Somente a elite andava de avião e fazia viagens internacionais. Um Boeing 747, talvez, seria grande demais para uma companhia aérea brasileira.

Analisando a situação, a Varig deixou de lado o Boeing 747 e optou por uma aeronave um pouco menor, o McDonnell-Douglas DC-10, mas que também era um wide-body, bem maior que o Boeing 707 e que, tecnicamente falando, equivalia ao poderoso 747 em termos de desempenho, segurança e conforto ao passageiro. Os DC-10 ainda eram bem mais baratos que os 747, mas Erik de Carvalho afirmou, na época, que esse não foi o fator principal na escolha da aeronave, mas sim as condições do mercado latino-americano da época.

Em novembro de 1972, finalmente a Varig se decidiu e fez uma encomenda de quatro aeronaves DC-10, série 30, a mais avançada então em produção, que deveriam ser entregues entre 1974 e 1975.

Os DC-10 série 30 eram mais adequados às linhas de longo curso da Varig que os série -10. Tinham alcance de 10.000 Km e peso máximo de decolagem (MTOW- Maximum Take-off Weight) de quase 260 toneladas, em contraste com os pouco mais de 6.000 Km de alcance e 195 toneladas MTOW dos DC-10 série 10, os iniciais de produção.

A entrega das duas primeiras aeronaves não atrasou. Em maio de 1974, os dois primeiros DC-10-30 da Varig, matriculados como PP-VMA e PP-VMB, foram entregues em Long Beach, na Califórnia (foto abaixo). Em breve, mais dois aviões, matriculados PP-VMQ e PP-VMD, seriam entregues.

Naquela época, o DAC e o Ministério da Aeronáutica ditavam as regras, inclusive em detalhes como número máximo de poltronas dos aviões. Os DC-10-30 eram certificados para levar até 380 passageiros em configuração de alta densidade. O DAC fixou o limite máximo de 250 lugares nos DC-10 da Varig, mas a empresa colocou apenas 241 poltronas, uma disposição bastante confortável para o tamanho do avião. Na classe econômica, as poltronas eram dispostas em configuração 2-4-2.

A decoração interna dos aviões, com poltronas em tons de laranja e amarelo, seria considerada hoje quase "psicodélica", mas obedecia à moda da época. Um uniforme novo para as comissárias também foi lançado na época (foto abaixo). Era bastante colorido, também bem ao gosto da época mas seria considerado um tanto curto para os dias de hoje.

Os DC-10 tiveram, no mundo, uma carreira um tanto turbulenta, a começar pelos acidentes e incidentes provocados por defeitos na porta de carga, ainda nos anos 70. Mas, no Brasil, tiveram uma carreira feliz, tanto na Varig, que operou 15 exemplares, quanto na Vasp e alguns operadores menores.

Além de linhas internacionais, os DC-10 voaram também algumas linhas domésticas, e pelo menos um foi arrendado, por um curto espaço de tempo, em 1993, para a LAP - Lineas Aereas Paraguayas, o PP-VMX (foto abaixo), para substituir alguns velhos Boeing 707 e Douglas DC-8 em fnal de carreira.

Nenhum dos DC-10 da Varig sofreu acidentes graves em toda a sua longa carreira de 25 anos no país. É um grande contraste, em relação ao recorde de segurança do seu antecessor imediato, o Boeing 707, que teve uma carreira turbulenta e repleta de acidentes.

Vale dizer que nenhuma empresa brasileira perdeu wide-bodies em acidentes, desde o primeiro ano de operação, em 1974, até hoje.

Durante 7 anos, os DC-10 foram os maiores aviões operados por uma empresa brasileira, até serem suplantados pelos Boeing 747-200, em 1981. Fizeram praticamente todas as linhas internacionais da Varig, desde NYC a Madrid, Los Angeles, Paris e Londres.

Em 1994, o DC-10 PP-VMD foi pintado em um esquema de cores especial para a Copa do Mundo da FIFA, nos Estados Unidos, e trouxe de volta a Seleção Brasileira tetracampeã (foto abaixo).

Mesmo com a chegada dos Boeing 747, em 1981, e dos MD-11, em 1991, grande parte da frota de DC-10 continuou em uso. Apenas dois foram usados exclusivamente para transportar carga, os PP-VMT (foto abaixo) e PP-VMU.

Essas duas aeronaves foram depois repassadas para a então subsidiária de carga VarigLog, onde foram usados por um longo tempo. No início da década de 2000, os últimos DC-10 da Varig foram vendidos ou devolvidos, encerrando assim uma era da aviação comercial brasileira.

Os pilotos da Varig gostavam dos DC-10, pois eram aviões muito sofisticados, cheios de automatismo, com navegação inercial, muito mais precisa que os sistemas Doppler dos Boeing 707. Em resumo, era um luxo, para os tripulantes. Até a chegada dos Boeing 747, em 1981, ser comandante de DC-10 era o topo da carreira dos pilotos da Varig, e nem todos chegavam lá, só os melhores.

seguem screens :



























só dando uma olhada pro a340 que não via em SAEZ a muito tempo


espero que gostem thumbsup

[b][i][u][strike] BOM PESSOAL ISSO FOI TUDO QUE EU CONSEGUI FAZER NO MEU HUMILDE FS NAS ASAS DA VARIG , AGORA ALGUÉM , ALGUM AMIGO DO FÓRUM SE COMPROMETE A CONTINUAR O MEU TRABALHO ? ACABOU MESMO PESSOAL NÃO TENHO MAS NENHUMA AERONAVE AQUI QUE A GRANDE VARIG USOU ACABOU INFELIZMENTE, E SE TIVESSE EU CONTINUARIA .

lista de aeronaves que ainda não foram feitos os voos:
Electra
Boeing 777-200
Boeing 767-200-300
Constellation
Boeing 737-200-300-400-500-700-800
Boeing 727-100-200
Boeing 707-300-400
McDouglas MD-11
Boeing 747-200-300
Airbus A300

qualquer duvida de voo só mandar uma MP que eu ajudo a pesquisar thumbsup

Cazuza - Codinome beijar-flor

LINK



Última edição por Gabriel Seabra em Sab 17 Set 2011, 23:18, editado 2 vez(es)
avatar
Gabriel Seabra
Banido

Masculino
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 21
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Ricardo Felix em Sab 17 Set 2011, 23:01

belo topico...

_________________
avatar
Ricardo Felix
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 4311
Reputação : 197
Idade : 41
Emprego/lazer : Corretor de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Wingman em Sab 17 Set 2011, 23:12

Muito bom.....DC-10 é comigo mesmo.
Viajei muitas vezes nele....algumas no cockpit, avião lindo que vai deixar saudade. thumbsup
avatar
Wingman
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 22/04/2011
Mensagens : 194
Reputação : 11
Idade : 48
Emprego/lazer : Mercado Financeiro
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Paulo RKM em Sab 17 Set 2011, 23:38

As imagens e o voo estão excelentes Gabriel. thumbsup

Só não entendi o texto final em negrito e fonte fora do contexto. dunno

_________________
Paulo Ricardo
avatar
Paulo RKM
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por ls_miguel em Sab 17 Set 2011, 23:47

Good post

_________________
ASUS + 8Gb (2x 4Gb) Kingston Hyper X @1600MHz | Intel Core i5 @3,4 GHz | GTX 550 Ti 2GB
avatar
ls_miguel
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 05/07/2011
Mensagens : 2118
Reputação : 145
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Gabriel Seabra em Sab 17 Set 2011, 23:52

obrigado paulo e lucas

paulo simples é que não tenho mas aeronaves pra continuar o trabalho que estava fazendo que é fazer voos com aeronaves e rotas da Varig acho que você não acompanhou desde o inicio então a lista era pra que tivesse as aeronaves e se quizesse fazer poderia

se a fonte que você está falando é a musica do cazuza é que sempre gostei de deixar uma musiquinha pro pessoal aí thumbsup
avatar
Gabriel Seabra
Banido

Masculino
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 21
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por leonardo em Sab 17 Set 2011, 23:59

Você sabe de muita coisa... até parece que tem 90 anos... laughing
Lindas imagens Gabriel! Parabéns!

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
avatar
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 22
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Gabriel Seabra em Dom 18 Set 2011, 00:02

leonardo escreveu:Você sabe de muita coisa... até parece que tem 90 anos... laughing
Lindas imagens Gabriel! Parabéns!

Abraços!
obrigado

o tio google me da uma força lol
avatar
Gabriel Seabra
Banido

Masculino
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 21
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por leonardo em Dom 18 Set 2011, 00:15

Gabriel Seabra escreveu:
leonardo escreveu:Você sabe de muita coisa... até parece que tem 90 anos... laughing
Lindas imagens Gabriel! Parabéns!

Abraços!
obrigado

o tio google me da uma força lol

yes O que eu seria sem o google? O que o google seria sem nós também...

Abraços!


_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
avatar
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 22
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Augusto Sposito em Dom 18 Set 2011, 00:43

Maravilha de DC-10! Uns o amão, outros o odeiam... yes
Eu o Amo! Voei bastante com ele!! Rulez
Leva ponto por esse excelente tópico!! aplauso

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
avatar
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 450
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Douglas Moreira em Dom 18 Set 2011, 01:09

Seria um prazer fazer um voo de Varig e postar aqui... ainda mais nos 737 que amo tanto assobiar
Belo tópico, ganhou meu ponto thumbsup
Abraços!
avatar
Douglas Moreira
Banido

Masculino
Inscrito em : 12/08/2011
Mensagens : 270
Reputação : 31
Idade : 21
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Dani.Santoro em Dom 18 Set 2011, 01:12

Matou a pau,Gabriel!
Imagens soberbas. aplauso
+1 na conta.

_________________
Intel i7 860 @3.7ghz
EVGA GTX560 SuperClocked 2GB
Asus P7P55D PRO
Corsair Vengeance 8GB ram 1600mhz
Samsung 160GB - WD 500GB
Zalman CNPS10X Extreme
Corsair TX 750W
Thermaltake Element V Full Tower Case
Philips 32"
Saitek Pro Flight Yoke System


Daniel Santoro
avatar
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5049
Reputação : 309
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Gabriel Seabra em Dom 18 Set 2011, 01:26

Obrigado Augusto e Dani

Douglas Moreira escreveu:Seria um prazer fazer um voo de Varig e postar aqui... ainda mais nos 737 que amo tanto assobiar
Belo tópico, ganhou meu ponto thumbsup
Abraços!

obrigado Douglas , qual você vai fazer ? manda uma MP pra ajudar a procurar as informações e etc thumbsup

já temos um, alguém aí também quer ? Yesyes
avatar
Gabriel Seabra
Banido

Masculino
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 21
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por flavioSSA em Dom 18 Set 2011, 13:44

Belas imagens Gabriel! Adoro o dc10! Tá faltando um melhor pro fsx!

_________________
Flavio - P3D v4.1 / FSX SE - Win 10 Pro 64 - VV206
i74960X 4.5ghz - ASUS Rampage IV Black Ed. - Corsair H100i - 32gb  Ripjaws Z 2400mhz - EVGA GTX1080 SC - ASUS 27'' MG278Q 2k 144mhz - TrackIR 5
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSD 960Gb + 480Gb Hyper X 3K - Minhas imagens do FS
avatar
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8021
Reputação : 779
Idade : 42
Simulador preferido : P3Dv4.1, FSXSE
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Gabriel Seabra em Dom 18 Set 2011, 14:07

obrigado Flavio thumbsup

_________________
Gabriel Seabra
avatar
Gabriel Seabra
Banido

Masculino
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 21
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [FS9] São Paulo/SBGR - Buenos Aires/SAEZ

Mensagem por Matheus Lepre em Dom 18 Set 2011, 15:00

Ficou muito bom ! Parabéns , levo um ponto ! aplauso
avatar
Matheus Lepre
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/12/2010
Mensagens : 1562
Reputação : 66
Idade : 21
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum