Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Saber qual pista esta em uso - Página 2 Gse_multipart13851

Saber qual pista esta em uso

+22
amurim
viegas33
Edenio Rodrigues
Speed Racer
Douglas Moreira
Alvega
eduardoamll
vic1510tor
Fabiano.S
Fortunati
el_lopes
solonricardo
andre_sp
Thiago
rhodesbauer
Keeepz
Dani.Santoro
apiorno
Julio Giunti
Duley
Alexandre da Silva
ls_miguel
26 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Julio Giunti Dom 02 Out 2011, 13:11

Fortunati escreveu:Prezados Amigos Alexandre e Julio
Até aceito a explicação de vocês, porém o ATC do Flight informa apenas em que pista devo aterrisar, ou, a que está em uso propriamente dita. Porém isto acontece muito próximo do aeroporto. Eu quero saber se tem uma forma de modificar esta informação para uma distancia maior, por exemplo, 80nm de distancia, afim de poder fazer as modificações no FMC com maior tranquilidade.
Um abraço.
João

Cara o ATIS do FS pega próximo mesmo, não atentei aos detalhes, mas deve pegar mais ou menos na entrada da TMA que na realidade é aonde o piloto em descida contacta o APP e recebe as informações iniciais para o prosseguimento da descida.

Infelizmente essa parte do FS da pista em uso é uma coisa que fica a dever...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Alvega Dom 02 Out 2011, 13:40

Fortunati escreveu:
Fabiano.S escreveu: Fortunati, O que você pode fazer sobre isso, é ter um Active Sky e ir em Fetch a Report e colocar o ID do aeroporto de destino antes do TOD. E lá você vai ver o Metar. Depois disso pode escolher a pista em uso.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços. thumbsup

Prezado Fabiano
Grande dica! Irei instalar o Active Sky e antecipar a pista que está em uso para decolar e aterrisar. Grato pela informação.
Um abraço.
João

Fortunati, se tiver o Flightsim Commander também pode ver lá o metar do aeroporto de chegada a qualquer hora.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Fabiano.S Dom 02 Out 2011, 13:59

De nada Fortunati! Qualquer coisa é só chamar. Abraços e bons voos! Yesyes

_________________
Saber qual pista esta em uso - Página 2 Boeing777_Banner_Pilot
Fabiano.S
Fabiano.S
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 03/04/2011
Mensagens : 744
Reputação : 31
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Douglas Moreira Dom 02 Out 2011, 14:33

Fabiano.S escreveu: Fortunati, O que você pode fazer sobre isso, é ter um Active Sky e ir em Fetch a Report e colocar o ID do aeroporto de destino antes do TOD. E lá você vai ver o Metar. Depois disso pode escolher a pista em uso.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços. thumbsup
Faço a mesma coisa Fabiano! A única diferença é que, em caso de voo de mais de 1 hora, eu olho o METAR do destino quando já estou em cruzeiro. As vezes o vento pode mudar... Mesmo programando a aproximação antes da decolagem, é sempre bom conferir o METAR um pouco antes de iniciar a descida. Abraços!
Douglas Moreira
Douglas Moreira
Banido

Masculino
Inscrito em : 12/08/2011
Mensagens : 270
Reputação : 31
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Speed Racer Seg 03 Out 2011, 07:14

Uma coisa q sempre achei errada é essa informação do vento do METAR ser passada em relação ao Norte verdadeiro e não magnético, visto q o METAR é utilizado principalmente para planejamento de operações de pouso e decolagem (definição de pistas) naquele determinado aeródromo, por que não colocar logo o vento baseado no Norte magnético?
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 03 Out 2011, 08:38

Speed Racer escreveu:Uma coisa q sempre achei errada é essa informação do vento do METAR ser passada em relação ao Norte verdadeiro e não magnético, visto q o METAR é utilizado principalmente para planejamento de operações de pouso e decolagem (definição de pistas) naquele determinado aeródromo, por que não colocar logo o vento baseado no Norte magnético?

Tambem cheguei a essa mesma conclusão Speed, e além desse tem tambem algumas regras para calculos de direção, que devem confundir bastante scratch , abraços

_________________
Saber qual pista esta em uso - Página 2 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida REDEMET, um auxílio

Mensagem por viegas33 Dom 15 Set 2013, 09:56

Amigos, tomei conhecimento deste tópico ao buscar respostas para minha dúvida, que era a mesma do autor do tópico. Depois de ler as respostas e aprender bastante com elas, encontrei e resolvi usar este site: http://www.redemet.aer.mil.br/

viegas33
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 10/07/2013
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por amurim Sáb 21 Set 2013, 11:42


Colegas,

Veja se entendi, SBBR vento com 080º com 4 nós, devo pousar na pista 11, procede?
METAR abaixo, qual seria a pista?

SBBR 211500Z 04007KT 9999 SCT040 31/12 Q1019.

Abraço!

amurim
amurim
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/01/2012
Mensagens : 340
Reputação : 7
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar3D V4
Emprego/lazer : Empresario / pescaria
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por danielsantana Sáb 21 Set 2013, 12:45

amurim escreveu:
Colegas,

Veja se entendi, SBBR vento  com 080º com 4 nós, devo pousar na pista 11, procede?
METAR abaixo, qual seria a pista?

SBBR 211500Z 04007KT 9999 SCT040 31/12 Q1019.

Abraço!

Exato, seria a 11!
Aqui eu uso o ActiveSky para o clima real, e toda vez antes de iniciar qualquer voo, eu já ligo ele, e mesmo usando o ATC do fs, o ATC me manda pra pista que realmente esta em uso. uma regrinha que faço e nunca deu errado pra mim é a seguinte: Eu pego apenas a proa do vento e a velocidade dele. sabendo quais cabeceiras são do aeroporto, sempre pego os numeros da cabeceira e acrescento um 0 (zero) no final:
aqui vou usar o que passou, que é 04007KT:
Então sabendo que as pistas são: 11L 11R e 29L 29R eu faço essa pequena subtração:
110-40=70
290-40=250
Depois disso sei que a pista em uso é a que deu o menor valor, que nesse caso as mais indicadas para pouso e decolagens são a 11L e 11R.


danielsantana
danielsantana
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/03/2012
Mensagens : 912
Reputação : 75
Idade : 37
Simulador preferido : FS 2020
Emprego/lazer : Desenvolvedor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por amurim Dom 22 Set 2013, 05:33

Daniel!

Valeu pela dica!

thumbsup4 
amurim
amurim
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/01/2012
Mensagens : 340
Reputação : 7
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar3D V4
Emprego/lazer : Empresario / pescaria
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por VSP4264 Sex 14 Nov 2014, 16:41

Reativando o tópico: Existe algum programinha que faça isso, sem ser o link: http://www.webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/ existe algum programa? Deveria haver junto com algum programa de METAR Smile

_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264
VSP4264
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2207
Reputação : 219
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Paulo Stavis Sex 14 Nov 2014, 16:52

VSP4264 escreveu:Reativando o tópico: Existe algum programinha que faça isso, sem ser o link: http://www.webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/  existe algum programa? Deveria haver junto com algum programa de METAR Smile

Basta aprender a fazer manualmente, é facil facil... thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por jeferson antich Sáb 15 Nov 2014, 16:13

vou te dizer o que eu faço, baseado em videos de voos reais que vejo por aí. AO PROGRAMAR SUA ROTA NO FMC(dica: trabalhe sempre com o atc, pois na realidade avião nenhum decola sem autorização) FAÇA A ROTA COM A SAÍDA DITA PELO CONTROLE AÉREO, E COLOQUE A SUA ROTA NA CDU ATÉ SE APROXIMAR DO AERÓDROMO DE DESTINO SEM COLOCAR A PISTA DE CHEGADA. QUANDO ESTIVER SE APROXIMANDO FAÇA CONTATO COM A TORRE PARA SABER A PISTA, POIS, SE UM VOO DURA 1 HORA O VENTO MUDA DE UM MINUTO PRO OUTRO E QUANDO VOCE CHEGAR AO DESTINO PODERÁ POUSAR COM VENTO A FAVOR. QUANDO O CONTROLE TE INFORMAR A PISTA PEGUE SUAS CARTAS(se a tiveres) E DAI SIM INSIRA A PISTA MA ABA ARRIWAL DO SEU FMC. é uma dica minha que sempre dá certo e acho mais real. FALOW.

_________________
intel i5-4440 3.1ghs 3.3ghs turbo
corsair 16gb ddr3 1333mhz
gigabyte gtx 680
placa mãe Asrock h81m-Hg4
hd 500 Gb sata sistema operacional
HD 500 Gb  SATA simuladores
HD 500 Gb SATA addons e programas
monitor philips 20 polegadas
windows10 pro 64bits
jeferson antich
jeferson antich
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2014
Mensagens : 1134
Reputação : 89
Idade : 48
Simulador preferido : Xplane , p3d, f
Emprego/lazer : micro empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por VSP4264 Qui 20 Nov 2014, 11:45

Paulo Stavis escreveu:
VSP4264 escreveu:Reativando o tópico: Existe algum programinha que faça isso, sem ser o link: http://www.webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/  existe algum programa? Deveria haver junto com algum programa de METAR Smile

Basta aprender a fazer manualmente, é facil facil... thumbsup

Entenda uma coisa, não sou piloto e nem serei... apenas me divirto no FSX... portanto quero algo prático... um clique e solução! Claro que é possivel aprender a fazer manualmente... mas no momento busco solução!

jeferson antich escreveu:vou  te dizer o que eu faço, baseado em videos de voos reais que vejo por aí. AO PROGRAMAR SUA ROTA NO FMC(dica: trabalhe sempre com o atc, pois na realidade avião nenhum decola sem autorização) FAÇA A ROTA COM A SAÍDA DITA PELO CONTROLE AÉREO, E COLOQUE A SUA ROTA NA CDU ATÉ SE APROXIMAR DO AERÓDROMO DE DESTINO SEM COLOCAR A PISTA DE CHEGADA. QUANDO ESTIVER SE APROXIMANDO FAÇA CONTATO COM A TORRE PARA SABER A PISTA, POIS, SE UM VOO DURA 1 HORA O VENTO MUDA DE UM MINUTO PRO OUTRO E QUANDO VOCE CHEGAR AO DESTINO PODERÁ POUSAR COM VENTO A FAVOR. QUANDO O CONTROLE TE  INFORMAR A PISTA PEGUE SUAS CARTAS(se a tiveres)  E DAI SIM INSIRA A PISTA MA ABA ARRIWAL DO SEU FMC. é uma dica minha que sempre dá certo e acho mais real. FALOW.

Meu caro Jeferson, eu devo ter feito praticamente uma centena de voos em jumpseat durante 14 anos profissionais em aviação... o problema é que o ATC do FSX, assim como aeroportos reais nem sempre tem ATIS disponivel para me contar qual a pista e o contato com a torre acaba sendo muito próximo! E outra eu não uso o planejador default por uma simples questão... ele não reconhece SID/STAR conforme aviões avançados. Então isso que tu falou é o lógico, porem como o contato com a torre local é só a 30nm de distância se não me engano, eu acho "muito em cima" para consultar eles, sabendo a pista pelo vento por antecipação já dá para vir na STAR bem mais tranquilo!

_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264
VSP4264
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2207
Reputação : 219
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos