Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.



Longitude e Latitude 5 5 2

Longitude e Latitude

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Longitude e Latitude

Mensagem por edersonbilck em Ter 09 Ago 2011, 20:30



PARALELOS – São linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. Elas não passam pelo centro da Terra e são em tamanho menor que o Equador. O principal paralelo é o Equador. O Equador corresponde ao círculo máximo, perpendicular ao eixo terrestre, o que determina a divisão do globo terrestre em dois hemisférios: o hemisfério norte ou setentrional e o hemisfério sul ou meridional. Além do Equador outros 04 paralelos recebem nomes especiais: no hemisfério norte o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. No hemisfério sul, o Trópico de Capricórnio de o Círculo Polar Antártico/Esses quatro paralelos e o Equador delimitam as diferentes zonas climáticas ou zonas de temperatura do planeta: polar ou fria, temperadas e tropicais. Essas zonas climáticas existem devido a forma esférica de nosso planeta.

Os paralelos, ou latitudes, são linhas imaginárias horizontais que cortam a superfície terrestre, em 90° ao norte, e 90° ao sul, cortados ao meio pela principal linha de latitude, a Linha do Equador 0°, que corta o globo terrestre em 2 hemisférios: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

A zona tórrida ou tropical, localizada entre o Equador e os Trópicos 0° a 30° de latitude, para o norte e para o sul. A zona temperada, localizada além dos Trópicos entre 30° e 60° de latitude, para o norte e para o sul, A zona fria ou polar, localizada nos Círculos Polares além de 60° de latitude, para o norte e para o sul.



O outono é a estação conhecida pela queda das folhas e frutos das árvores. A estação também é caracterizada por dias mais curtos. O outono começou no dia 21 de março e vai até 20 de junho. Mas o que realmente acontece na mudança das estações é o ângulo em que os raios solares atingem a Terra. A passagem do verão para o outono também é conhecida como equinócio de outono, onde dia e noite têm exatamente 12 horas. E o mesmo acontece para o equinócio de primavera. Outro fenômeno é o solstício, e existem 2: o de verão e de inverno. Para os solstícios, se for de verão, os raios solares atingem mais o trópico de capricórnio, deixando o hemisfério sul mais quente. Se for solstício de inverno os raios solares atingem mais o trópico de câncer, localizado no hemisfério norte



LATITUDE – É à distância, medida em graus, de um ponto qualquer da superfície terrestre ao Equador, variando de 0º a 90º norte ou 0º a 90º sul.

Os paralelos principais recebem denominações específicas, Círculo polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.



LATITUDES TODOS VAO PERGUNTAR POR QUE AS SETAS EM VERMELHO E AZUL DE POSITIVO PARA NEGATIVO EM MONITORAMENTO DE ESPEÇAO AEREO RADARES APROXIMAÇAO CONGONHAS, GUARULHOS, NAS TELAS APARECEM DE -001, -004, -0017, E A POSICAO EM ACD DAS AERONAVES CAPTURADAS PELOS RADARES, POSSIVEIS QUE SAO MONITORADAS, CASO HAJA ERRO OCORRE ACIDENTES.

Diferença de latitude E o arco de Meridiano compreendido entre os paralelos dos pontos considerados Latitude do mesmo Nome Subtrai-se, Latitude de nomes contrarios Soma-se

Co Latitude,Complemento da Co Latitude, E o arco do meridiano compreendido entre um paralelo de latitude e o polo mais próximo, Latitude, E o arco do meridiano compreendido entre o equador e o paralelo de um lugar

Os paralelos são linhas horizontais que circulam o planeta. A linha do Equador é considerado o paralelo principal ele divide a Terra em duas partes eqüidistantes chamadas, o Hemisfério Norte e Hemisfério Sul, Os paralelos são indicados por graus e determinados a partir do Equador 0° e variando até o norte 90° ou 90º ao sul.


Os paralelos e meridianos, Quando precisamos indicar para alguém onde moramos, podemos utilizar um ponto de referência, por exemplo, uma avenida. Entretanto , quando queremos localizar, na superfície do nosso planeta, uma cidade ou um navio em alto-mar; precisamos recorrer a referências mais precisas, Para podermos localizar lugares ou objetos com maior precisão na superfície terrestre, utilizamos um conjunto de linhas imaginárias que são traçadas sobre os mapas e globos. Essas linhas são denominadas paralelos e meridianos



LONGITUDES A MESMA APLICAÇAO PARA RADARES E ACDS DA AERONAVE, Os círculos que marcam a longitude são os meridianos, círculos máximos e perpendiculares ao Equador que passam pelos pólos. Paralelos são círculos paralelos ao Equador, que marcam as latitudes. A longitude é o arco do paralelo qua passa no lugar desde o meridiano de referência até ao meridiano do lugar. Conta-se de 0º a 180º a partir do meridiano de Greenwich e é Oeste ou Este conforme o lugar se encontre respectivamente à esquerda ou à direita deste meridiano. Nos cálculos a longitude toma valor positivo a Este e negativo a Oeste.



Meridiano ou meridiano geográfico é a linha imaginária que resulta de um corte efectuado num modelo geométrico da Terra por um plano que contém o seu centro. Quando esse modelo é uma esfera, o meridiano é uma semi-circunferência (180º graus); quando é um elipsóide de revolução, é uma semielipse. Em ambos os casos, o meridiano contém os pólos e é perpendicular a todos os paralelos e ao equador.
Comentários



Coordenadas geográficas é o conjunto de linhas imaginárias que determinam a localização de um ponto qualquer em algum lugar do globo terrestre é dada através do cruzamento da sua latitude com sua longitude. São medidos em graus º minutos ‘ e segundos “. Por exemplo: as coordenadas geográficas de Itabuna são: 14º 47’S e 39º48’O/É de extrema importância para a compreensão dos movimentos de rotação e translação, dos fusos horários, estações do ano e da localização no espaço geográfico.

EU DOU BASE PARA OS PROFISSIONAIS COM FUNDAMENTO PARA PRESTAR O EXAME NA ANAC, UMA FONTE CONSULTA OBJETIVA VERDADEIRA, E PARA CMTES PLA E TAXI AEREO, TAMBEM, EM MANOBRAS DE EMERGENCIA.

As linhas imaginárias, meridianos e paralelos, Elas são imaginárias e estão presentes nos mapas, apenas para orientar seus usuários. Os paralelos são as linhas de referência para a obtenção da latitude, e os meridianos são as linhas de referência para obtenção da longitude, Os paralelos, dividem a terra em dois hemisférios norte, setentrional ou boreal e sul, austral ou meridional formando um ângulo de 180º º = graus, sendo 90º para cada hemisfério.





_________________
Meu Blog Projeto 737ng

edersonbilck
Major
Major

Masculino
Inscrito em: 25/07/2011
Mensagens: 404
Reputação: 47
Idade: 36
Simulador preferido: PREPAR 3D
Emprego/lazer: Gerente Comercial/Aviação
Nacionalidade: Brasil

http://projeto737ng.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Longitude e Latitude

Mensagem por Alexandre da Silva em Qui 11 Ago 2011, 08:22

Obrigado por encher o espaço "Aprendendo a Voar" de matérias boas.

thumbsup

_________________
SO: W7 64bits / MB: ASUS P8Z77-V LE / Processador: Intel I7 3770K 4.5Ghz / M.RAM: 8 GB 1600 MHz  
GPU: GTX 670 / HD: Seagate 1,5 Tbs / Fonte: TR2 700P 700W / Cooler: Thermaltake WATER 3.0

Other1: Saitek X52, PZ44, PZ45 / Trackir 5
Simulator: Flight Simulator X, Xplane10


Meus cenários.


Alexandre da Silva
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em: 20/02/2011
Mensagens: 5980
Reputação: 488
Idade: 25
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade: Brasil

http://alexandresilva8.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Longitude e Latitude

Mensagem por marcos1sp em Qui 11 Ago 2011, 15:20

Muito bom thumbsup

_________________
Marcos Montanheiro

marcos1sp
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em: 16/11/2010
Mensagens: 1467
Reputação: 108
Idade: 46
Simulador preferido: FSX
Emprego/lazer: Analista de Suporte
Nacionalidade: Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Longitude e Latitude

Mensagem por Alvega em Qui 11 Ago 2011, 15:48

Mais um tópico muito interessante. Obrigado por postar.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual

Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em: 13/04/2008
Mensagens: 13459
Reputação: 844
Idade: 50
Simulador preferido: FSX e Prepar3D
Nacionalidade: Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum