Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Primeiro voo empolgante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Primeiro voo empolgante

Mensagem por Fontenele em Dom 31 Jul 2011, 21:54

Boa noite a todos,

Fiquei tão empolgado com o voo que fiz a pouco, que peço licença para relatar aos amigos do fórum.
Queria fazer um voo por uma aerovia seguindo os VOR's do caminho. Inicialmente iria fazer um voo de Fortaleza (SBFZ) até Brasília (SBBR). Até comecei um voo mas me enrolei na orientação VOR em avião de grande porte como o Boeing 737. Abortei o voo e fui pesquisar, inclusive levantei a questão em outro tópico aqui do fórum, achei um pequeno tutorial que me deu idéias.
Por conta da hora, já que acordo cedo para o trabalho, resolvi trocar Brasília (SBBR) por Natal (SBNT). Queria fazer um voo real em relação ao tempo. O REX ajudou na parte metereológica e coloquei a hora local, ou seja, de noite.
Fiz um voo VFR, apesar de noite, pois não queria o ATC do FSX (vou ver a grana para comprar o Radar Contact neste ou no próximo mês) enchendo meu saco. Solicitei permissão da torre para decolar na pista 13, alinhei e comecei o voo. Subi para FL080 e setei o NAV1 para 112.40 (MSS), que é o VOR que fica em Mossoró. Interceptei a radial e segui. Voo sem percalços, com bastante nuvens ao chegar em em MSS rumei para 131 em direção a Natal. ao chegar a umas 40 nm de Natal entrei em contato com a torre e pedi permissão para pousar. Nessa hora gelei pois a torre pediu para eu pousar na pista 12. Fui no mapa do FSX atrás informações sobre o ILS desta pista e adivinhem, não tinha ILS em nenhuma pista de Natal.
Situação, piloto inexperiente, avião grande, voo noturno e sem ILS para ajudar a guiar, pensei logo, esse voo já era.
Retomei controle da situação (infelizmente, no FSX não informava a proa exata da pista 12), setei o COURSE para 120 e virei para mais ou menos 190. De repente, no MFD o indicador começou a cruzar da direita para a esquerda. Alinhei e quando vi estava vendo a pista com um alinhamento ótimo. A pista não dispunha daquelas luzeis laterais de altitude então foi no visual mesmo. Piloto automático desligado, controlando velocidade e altitude e com trem de pouso baixado, spoilers armados e flaps ativos fiz um dos pousos mais suaves de minha breve carreira. Fiquei empolgadíssimo, numa satisfação tremenda. Depois foi só levar o avião para os "gates", sem não antes rever o pouso pelo instant replay.

Fica aí meu relato.

Um abraço a todos,

Fontenele
avatar
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1756
Reputação : 232
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Luiz_Esper em Dom 31 Jul 2011, 22:25

Parabéns Fontenele,

Hje tbm fiz alguns voos bem legais com auxilio de SID's, STAR's. Sempre errava algum detalhe, seja pelo curso, pela restrição de velocidade, ou altitude. Mas hje fiz SBCT-SBSP e SBCF-SBSP, utilizando corretamente as cartas.


thumbsup
avatar
Luiz_Esper
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 09/07/2011
Mensagens : 246
Reputação : 6
Idade : 21
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante do curso de eletrônica (Cefet-MG)
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Alvega em Dom 31 Jul 2011, 22:30

Gostei do relato. Os voos de noite também a mim dão sempre uma grande satisfação, pois normalmente são mais difíceis do que os diurnos.
Sobre o voo VFR de noite no Brasil:

Vôo VFR noturno

O vôo visual noturno é permitido, desde que:

a) O piloto possua habilitação para vôo IFR;
b) A aeronave esteja homologada para vôo IFR;
c) Os aeródromos de partida, de destino e de alternativa disponham de
balizamento luminoso das pistas de pouso em funcionamento;
d) Farol de aeródromo em funcionamento; e
e) Indicador de direção do vento iluminado ou órgão ATS em operação.

A maior parte dos países não permite voo visual à noite.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
avatar
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14457
Reputação : 906
Idade : 53
Simulador preferido : P3D e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Alexandre da Silva em Dom 31 Jul 2011, 22:41

Gostei muito do relato, parabéns.
Continue se esforçando que tu vai ficar mais feliz ainda !
avatar
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6769
Reputação : 568
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/biro4fun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Edenio Rodrigues em Dom 31 Jul 2011, 22:59

Parabens Fontenele, tambem sou chegado a essas aventuras e para ficar mais excitante, nada de usar GPS nem ficar consultando o mapa do FS.
Acho que a unica ajuda válida, é pedir a torre a direção do aeroporto aplauso , abraços

_________________

Voar, triunfo da evolução
Stargate -  http://usbi.com.br/
avatar
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4290
Reputação : 441
Idade : 74
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por rodrigo mago em Seg 01 Ago 2011, 00:32

Parabéns, é muito empolgante mesmo! Eu gosto muito desses vôos com meu 727 e 707 da CS. O 727 ainda tem um gps só pra orientar, e ele não atua no vôo da aeronave, colocando um pouco de dificuldade no mesmo. É isso aí, quando consigo executar um procedimento de chegada ou saída pelas cartas com o máximo de perfeição, é uma satisfação muito grande. Isso é um eterno aprendizado!
avatar
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 4705
Reputação : 316
Idade : 48
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Fontenele em Seg 01 Ago 2011, 08:21

Obrigado a todos pelos comentários! Adoro os 727 e 707 Rodrigo Mago. CS é sinônimo de que empresa?

_________________


Placa mãe: Intel® Desktop Board DB75EN   Processador: Intel® Core i7 3770 3,40 GHz   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Samsung 1 Tb   Placa de vídeo: Zotac Nvidia GTX750 2048 Mb    Monitor: LG E2250v 21,5 LED   Sistema Operacional: Windows 10 Home 64 bits   Joystick: Mad Catz Cyborg V1 Flight Stick
avatar
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1756
Reputação : 232
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Alexandre da Silva em Seg 01 Ago 2011, 10:06

Fontenele escreveu:Obrigado a todos pelos comentários! Adoro os 727 e 707 Rodrigo Mago. CS é sinônimo de que empresa?

É sempre bom renovar o desejo de voar Fontenele, com o passar os meses e dos anos você vai descobrindo que a aviação virtual te leva a lugares que você nem esperava chegar. Se você sentar em frente de seu monitor e por 1 segundo entrar naquele mundo, você vai longe.

PS: CS = CaptainSim

http://www.captainsim.com/

thumbsup

avatar
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6769
Reputação : 568
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://www.youtube.com/biro4fun

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Fontenele em Seg 01 Ago 2011, 10:52

Alexandre da Silva escreveu:
Fontenele escreveu:Obrigado a todos pelos comentários! Adoro os 727 e 707 Rodrigo Mago. CS é sinônimo de que empresa?

É sempre bom renovar o desejo de voar Fontenele, com o passar os meses e dos anos você vai descobrindo que a aviação virtual te leva a lugares que você nem esperava chegar. Se você sentar em frente de seu monitor e por 1 segundo entrar naquele mundo, você vai longe.

PS: CS = CaptainSim

http://www.captainsim.com/

thumbsup


Realmente, é o mundo a sua disposição. Obrigado pela informação. Por enquanto vou continuar com os aviões padrão. Comprei o FSX Acceleration pelo e-bay, o REX 2.0 pelo por download direto e próximo mês, muito provavelmente, o Radar Contact. Uma coisa é certa, para voar online tem que investir. Depois pedirei dicas sobre qual empresa vende um jato legal para eu comprar.
avatar
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1756
Reputação : 232
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por sergiotucano em Seg 01 Ago 2011, 11:22

Show Fontenele !

Navegação aérea da muito prazer quando é realziada de forma correta.

Tenho voado bastante o 727 da DreamFleet, para o FS9, e voltei a navegação por VOR/ADF ! Very Happy

Para sua simulação ficar cada vez mais real , algumas dicas:

- Realizar os procedimentos SID/Star
- Realizar a fonia real, mesmo se estiver lidando com o atc default

E outra coisa que tu citou no relato, chamou a torre a 40nm.

O correto é chamar a torre já na final , quando estiver baixado e travado. Antes disso a coordenação é com o centro de aproximação (APP). thumbsup




rodrigo mago escreveu:Parabéns, é muito empolgante mesmo! Eu gosto muito desses vôos com meu 727 e 707 da CS. O 727 ainda tem um gps só pra orientar, e ele não atua no vôo da aeronave, colocando um pouco de dificuldade no mesmo. É isso aí, quando consigo executar um procedimento de chegada ou saída pelas cartas com o máximo de perfeição, é uma satisfação muito grande. Isso é um eterno aprendizado!



De fato os primeiros 727 só realizavam navegação convencional, VOR/ADF.
Porém as inovações foram chegando e eles começaram a se modernizar.
Passaram do VOR/ADF para o sistema INS e posteriormente para o GNSS. Um exemplo são os Jorjão da Rio Cargo, todos contam com sistema GNSS. wink
avatar
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 32
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Fontenele em Seg 01 Ago 2011, 11:46

sergiotucano escreveu:

- Realizar os procedimentos SID/Star
- Realizar a fonia real, mesmo se estiver lidando com o atc default

E outra coisa que tu citou no relato, chamou a torre a 40nm.

O correto é chamar a torre já na final , quando estiver baixado e travado. Antes disso a coordenação é com o centro de aproximação (APP). thumbsup

Sergio,

Obrigado pelas dicas. Já ouvi falar muito em SID/Star, mas desconheço o seu uso. Continuarei a estudar sobre o assunto. A Internet nesse ponto é maravilhosa pois basta querer aprender, o resto é só questão de procurar.

Fontenele
avatar
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1756
Reputação : 232
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por sergiotucano em Seg 01 Ago 2011, 11:51

www.aisweb.aer.mil.br

É só digitar o código icao do aeroporto e pegar as cartas ! Very Happy

ADC - Carta que mostra toda a estrutura do aerodromo
PCD - Carta que mostra os pontos de parada do aerodromo
SID - Carta de saída do aerodromo
STAR - Carta de chegada do aerodromo
IAC - Carta de procedimento para pouso
VAC - Carta para procedimento de entrada no circuito de tráfego do aerodromo

Lembrando que nem todos os aerodromos possuem todas as cartas.

É só da uma estudada nas cartas, não é complicado, nelas estão os fixos a serem seguidos e as restrições de velocidade e altura/altitude e os pontos para ajuste de altimetro. thumbsup
avatar
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 32
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Fontenele em Seg 01 Ago 2011, 11:55

sergiotucano escreveu:www.aisweb.aer.mil.br

É só digitar o código icao do aeroporto e pegar as cartas ! Very Happy

ADC - Carta que mostra toda a estrutura do aerodromo
PCD - Carta que mostra os pontos de parada do aerodromo
SID - Carta de saída do aerodromo
STAR - Carta de chegada do aerodromo
IAC - Carta de procedimento para pouso
VAC - Carta para procedimento de entrada no circuito de tráfego do aerodromo

Lembrando que nem todos os aerodromos possuem todas as cartas.

É só da uma estudada nas cartas, não é complicado, nelas estão os fixos a serem seguidos e as restrições de velocidade e altura/altitude e os pontos para ajuste de altimetro. thumbsup

Sérgio,

Dica bem esclarecedora, só esperando chegar em casa para olhar com atenção. Muitíssimo obrigado!

Fontenele
avatar
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1756
Reputação : 232
Idade : 45
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por rodrigo mago em Seg 01 Ago 2011, 15:04

sergiotucano escreveu:Show Fontenele !

Navegação aérea da muito prazer quando é realziada de forma correta.

Tenho voado bastante o 727 da DreamFleet, para o FS9, e voltei a navegação por VOR/ADF ! Very Happy

Para sua simulação ficar cada vez mais real , algumas dicas:

- Realizar os procedimentos SID/Star
- Realizar a fonia real, mesmo se estiver lidando com o atc default

E outra coisa que tu citou no relato, chamou a torre a 40nm.

O correto é chamar a torre já na final , quando estiver baixado e travado. Antes disso a coordenação é com o centro de aproximação (APP). thumbsup




rodrigo mago escreveu:Parabéns, é muito empolgante mesmo! Eu gosto muito desses vôos com meu 727 e 707 da CS. O 727 ainda tem um gps só pra orientar, e ele não atua no vôo da aeronave, colocando um pouco de dificuldade no mesmo. É isso aí, quando consigo executar um procedimento de chegada ou saída pelas cartas com o máximo de perfeição, é uma satisfação muito grande. Isso é um eterno aprendizado!



De fato os primeiros 727 só realizavam navegação convencional, VOR/ADF.
Porém as inovações foram chegando e eles começaram a se modernizar.
Passaram do VOR/ADF para o sistema INS e posteriormente para o GNSS. Um exemplo são os Jorjão da Rio Cargo, todos contam com sistema GNSS. wink

É uma pena que o da CS não tem uma atualização com esses recursos, mas mesmo assim, gosto demais de voar com ele. Valeu também pelas informações que vc passou, todo dia aprendo alguma coisa por aqui!
avatar
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 4705
Reputação : 316
Idade : 48
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro voo empolgante

Mensagem por Alef Schtmidt em Dom 14 Ago 2011, 16:41

eu gosto muito de aernoves mais novas mas o 727 e o 707 e o concorde são uma exeção.
Radionavegação é uma arte !!!!! navegação inercial etc e complicado mais muito prazeroso Yesyes
avatar
Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/07/2011
Mensagens : 647
Reputação : 35
Idade : 22
Simulador preferido : FSX//P3D
Emprego/lazer : Contador // Estudante
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum