Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Natal - Encruzilhada do mundo  Gse_multipart13851

Natal - Encruzilhada do mundo

2 participantes

Ir para baixo

Natal - Encruzilhada do mundo  Empty Natal - Encruzilhada do mundo

Mensagem por Amilckar Qui 21 Jul 2011, 23:30

História da aviação na rede

Natal - Encruzilhada do mundo  78433
Documentário mostra cenários e personagens importantes no contexto da Segunda Guerra

O filme traz uma série de depoimentos com veteranos de guerra e imagens raras da época captadas por italianos e norte-americanos, que procuram remontar um período de grande efervescência mas ainda pouco documentado. "Nossa intenção é mostrar o legado da aviação às novas gerações, pois o desenvolvimento da cidade está intimamente ligado a esta vocação aérea", disse Frederico Nicolau, diretor de pesquisa e ensino da Fundação Rampa. "Também evidenciamos a importância geográfica da cidade. Temos testemunhas vivas desse período e precisamos registrar tudo antes que a memória desses veteranos se perca", explica Nicolau, motivado por interesse pela aviação. "Ouvia muitas histórias de veteranos sobre a presença norte-americana no Brasil, e quando comecei a pesquisar e notei que são poucos os registros históricos", argumenta.



A pesquisa ganhou corpo quando a Fundação Rampa foi buscar material em países como Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. "Temos imagens originais no documentário de 1931, que registra a chegada da coluna capitolina em Natal (atualmente a coluna presenteada por Benito Mussolini encontra-se em frente ao Instituto Histórico e Geográfico, na Cidade Alta); e um filme institucional produzido nos Estados Unidos sobre a base aérea instalada em Parnamirim", informa Fred.

Segundo o pesquisador, a aviação em Natal tem dois períodos distintos: antes de 1941, quando a cidade era aberta a aviadores de qualquer nacionalidade; e após o início da Segunda Guerra, quando o espaço aéreo passa a ser controlado pelos norte-americanos. "Nos anos 1930, tínhamos vôos da PanAir (ligada a PanAm, dos EUA), da italiana Lati, da Air France e da Condor (braço da alemã Lufthansa). Nessa época, existiam três rampas (daí o nome da Fundação) de hidroaviões no rio Potengi", revela Frederico. "Natal, Encruzilhada do Mundo" teve patrocínio da empresa Cidade do Natal e da Prefeitura de natal através do Programa Djalma Maranhão.


Natal - Encruzilhada do mundo - Parte 1